Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Janelas: saiba como escolher e conservar

Entenda quais são os principais modelos e os materiais mais recomendados.
  Janelas: saiba como escolher e conservar

As janelas exercem diversas funções em uma casa. Controle de iluminação, proteção e claro, ventilação são principais delas. No geral, elas devem permitir que você tenha controle sobre a quantidade de iluminação e ventilação que entrará no ambiente — deixando-o agradável e seguro para você e sua família.

Por isso, e para que você faça a melhor escolha na hora de comprar as suas, fizemos um guia rápido sobre como é preciso escolher, instalar e conservar as janelas da sua casa. Confira!

Tipos de janelas

Quando falamos em tipos de janelas, é possível encontrar uma variedade enorme de materiais e modelos. Para te ajudar a fazer a melhor escolha, separamos os principais opções. Confira!

Janela veneziana

Um dos modelos mais populares do mercado é o de janela veneziana. No geral ela é muito utilizada em quartos, pois permite uma boa ventilação mesmo quando a janela está fechada. Para quem preza pelo estilo, optar por um modelo com vidro na parte interna é uma ótima opção. E claro, um bom aliado caso precise manter a janela fechada quando a temperaturas estão muito baixas.

Caso queira, também é possível optar por modelos que permitem o controle da abertura das frestas de ventilação — proporcionando a você a liberdade de poder aumentá-las e diminuí-las de acordo com a sua vontade.

Como existem diversos modelos de janelas venezianas, escolha o que mais se adequa às suas necessidades.

Janela de correr

Outra opção bem popular no mercado é a janela de correr. Nesse caso, para abrí-las, é preciso deslizar as folhas na direção horizontal. As janelas de correr são ótimas opções pois contam com boa abertura, iluminação e claro, ventilação.

Geralmente, elas são usadas em ambientes como salas, cozinhas e dormitórios ou em qualquer lugar onde é necessário um plus a mais de iluminação natural, pois conta também com modelos de vidro.

Janela basculante e projetante

Duas das melhores opções para áreas de serviço, lavanderias e banheiros são as janelas projetante e basculante. A primeira conta com abertura para o lado externo (com apenas uma folha fixa) e a segunda conta com uma alavanca que controla a abertura das frestas também para o lado externo.

Ambos os modelos possuem tamanhos diversos, por isso, toma pouco espaço na parede — uma opção versátil e eficiente para ambientes pequenos.

Janela de abrir

Já para quem quer uma solução prática e tradicional, a janela de abrir é a melhor opção. Ela conta com abertura para fora e é fixada apenas pelas laterais. Por permitem a abertura completa, sua limpeza é super fácil de ser feita, além de ser excelente em questões de ventilação e iluminação. Caso precise, é possível instalar grades de segurança e/ou telas de proteção.

Janela Guilhotina

As janelas do tipo guilhotina são semelhantes ao modelo de correr — com a diferença que elas funcionam de forma vertical. É bem comum em imóveis antigos, porém, hoje em dia, é possível encontrar modelos modernos e práticos.

Esse modelo permite ventilação constante, ocupa pouco espaço para abrir e fechar, é fácil de limpar e possibilita a instalação de grades ou telas, caso necessário.

Conservação de janelas: benefício de cada material

Outro detalhe importante para levar em conta na hora de comprar uma janela é quanto ao seu material. É preciso escolher muito bem — sempre levando em consideração o local de instalação. Confira alguns dos materiais mais populares.

  • Alumínio: um dos materiais mais duráveis, apesar de não ser tão escolhido em questão de beleza. Como não enferruja, a janela de alumínio é ideal para instalar em casas de praia;
  • Madeira: ao contrário da janela de alumínio, a janela de madeira tem como destaque a sua beleza. Apesar disso, é preciso de muito mais cuidado. Janelas de madeira precisam de atenção o tempo todo (seja em relação a danos causados pelo tempo, seja em relação a cupins - nesse último caso, o recomendado é envernizar o material e ficar ligado com qualquer irregularidade);
  • PVC: um combo de durabilidade e facilidade, as janelas de PVC são super versáteis e é a melhor opção para casas com decoração moderna e clean.

Momento certo para instalar as janelas

No geral, portas e janelas devem ser instaladas no final da obra, depois da pintura das paredes. Antes disso, mantenha-as guardadas em um local seco. Se precisar realizar a instalação antes, é preciso protegê-las com papelão e plásticos.

Como calcular o vão de instalação?

No geral, o vão precisa ser maior que a peça 1 cm na altura e 2 cm na largura. Desta forma, é possível movimentar corretamente as folhas e barrar qualquer entrada de luz ou ar. Por isso, lembre-se: é preciso ter tudo calculado no projeto para nada sair errado.

Agora que você já conhece tudo sobre janelas, confira a nossa categoria de portas e janelas.

Produtos que você visitou