Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Itens que não podem faltar na sua cozinha

Deixe sua cozinha completa com as dicas da C&C
                                   Itens que não podem faltar na sua cozinha            

Se você trabalha em uma cozinha ou apenas gosta de se aventurar nela por hobby, sabe que existe uma infinidade de produtos que fazem toda a diferença quando o assunto é facilitar o seu dia a dia.

Por isso, no post de hoje, vamos apresentar os 3 principais grupos de utensílios que são considerados indispensáveis em qualquer cozinha, pois simplificam (e muito!) a vida dos amantes de culinária. Confira!

1. Eletrodomésticos

Os eletrodomésticos são extremamente funcionais e facilitam demais a rotina de quem passa longos períodos dentro da cozinha. Graças aos avanços tecnológicos, eles estão cada vez mais desenvolvidos e executam suas funções de forma mais veloz e otimizada.

Veja quais são os eletrodomésticos indispensáveis para a sua cozinha:

Cooktop

Além de contar com um design contemporâneo e sofisticado — que aprimora a decoração de qualquer cozinha — o cooktop também é muito prático, seguro e fácil de limpar. Você pode escolher entre os modelos a gás, elétrico ou por indução — lembrando que todos possuem sistema de segurança para evitar acidentes.

Um de seus grandes benefícios é que, além de economizar espaço, eles também possuem a capacidade de economizar energia. O modelo a gás, por exemplo, possui níveis variados de liberação de gás em seus botões, ou seja, você escolhe exatamente a quantidade que deseja utilizar.

Já os modelos elétricos e de indução esquentam muito rapidamente e diminuem consideravelmente o tempo de preparo dos alimentos. Ambos contam com selo A de economia de energia elétrica.

Forno elétrico

O forno elétrico também é um excelente produto para se ter em casa, isso porque ele é super prático e funcional na hora de assar alimentos.

Uma de suas maiores vantagens é que ele utiliza apenas energia elétrica, sem depender de gás para funcionar, o que proporciona um controle da temperatura melhor e mais preciso durante o preparo dos alimentos. Também mantém o calor por mais tempo após ser desligado deixando a receita numa temperatura ideal para ser servida.

Coifa

Um dos maiores desejos de quem passa grandes períodos na cozinha é se livrar facilmente dos cheiros de comida e gordura que ficam impregnados no ambiente mesmo após o término das refeições, não é mesmo?! E é por isso que as coifas têm sido tão requisitadas nos últimos tempos.

Produzidas com o objetivo de sugar a fumaça, gordura e cheiros que se espalham durante o preparo dos alimentos, as coifas deixam o ambiente mais arejado e agradável, além de produzir menos sujeira, já que previnem o acúmulo de gordura em paredes, móveis e eletrodomésticos.

2. Panelas

Utilizar a panela certa é tão importante quanto escolher os melhores ingredientes; afinal, todo alimento que a gente consome, seja cozido ou frito, passou por uma panela.

Entender a diferença entre os tipos de panela e saber qual modelo é mais indicado para cada função, faz toda diferença na hora de preparar os alimentos. Veja abaixo!

Tipos de panelas mais utilizadas

Caçarola: Costumam ser mais fundas e possuem pequenas alças nas laterais. São muito utilizadas no preparo de carnes, molhos e ensopados, pois conservam o calor e cozinham lentamente.

Panela de pressão: esses tipos de panelas são totalmente vedadas por uma borracha que não deixa o ar e o vapor saírem, aumentando a pressão interna e, consequentemente, a temperatura, por isso, cozinham os alimentos mais rápido do que as demais.

Caldeirão: são panelas mais altas que o normal e, geralmente, são utilizadas no preparo de alimentos que necessitam de muita água para serem cozidos ou para preparar grandes quantidades.

Frigideiras: práticas e funcionais, as frigideiras podem ser encontradas em diversos modelos, com tamanhos, dimensões e materiais diferentes. Costumam ser mais utilizadas para fritar ovos e grelhar carnes.

Materiais mais utilizados e suas funcionalidades

Panelas de alumínio: esse é um dos tipos mais comuns e utilizados. São leves, resistentes e mantêm todo sabor dos alimentos, mesmo em altas temperaturas. Ideal para preparar doces e ensopados.

Panelas de teflon ou antiaderentes: esses tipos de panelas recebem um revestimento antiaderente que evita que os alimentos grudem. É necessário manter alguns cuidados na hora de lavá-las; utilize somente o lado macio da esponja e só use espátulas e colheres de plástico ou silicone.

Panela de inox: possuem alta durabilidade e são ótimas para preparar alimentos que precisam ser cozidos por muito tempo. Só não são recomendadas para frituras, pois esquentam muito rápido e costumam queimar os alimentos imersos em óleo.

Panela de ferro: são ótimas para o preparo de caldos, sopas e outros alimentos que exigem o cozimento lento. Com elas, você não precisa se preocupar em ficar de olho na panela toda hora, por reterem o calor uniformemente, são mais difíceis de queimar os alimentos.

3. Utensílios domésticos

Além das panelas e eletrodomésticos, há uma variedade de utensílios que não podem faltar na sua cozinha. Eles são práticos e nos ajudam a economizar tempo. Veja quais são os principais:

Porta condimentos: são ótimos para conservar as especiarias e deixá-las sempre ao alcance das mãos enquanto prepara suas receitas.

Escorredor de louças e talheres: item fundamental na cozinha, pois você pode deixar suas louças e talheres secando naturalmente enquanto executa outras tarefas, sem precisar se preocupar em deixar uma poça de água enorme na pia.

Porta talheres: quando se fala em organização, o porta talher é um item que faz toda a diferença. Geralmente possui 5 divisórias que servem para separar as principais peças: garfos, colheres, facas, talheres de sobremesa e de cozinha (que costumam ser maiores que os demais).

Potes: com tamanhos variados, os potes são essenciais para armazenar aqueles alimentos que sobraram e você não quer jogar fora, pois eles os mantêm refrigerados e frescos por mais tempo.

Agora que você já sabe como facilitar o seu dia a dia na cozinha, acesse a nossa categoria de utilidades domésticas e confira as soluções que temos para você!

   

Produtos que você visitou