Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Inverno: a melhor época para reformar o telhado

Saiba porquê é melhor reformar o telhado durante o inverno e confira algumas dicas para conservar as telhas
                                     Inverno: a melhor época para reformar o telhado            
       

O inverno é a estação mais seca do ano, o que o torna propício para a execução de algumas obras, como é o caso de reformas ou construções de telhado.

Como as chuvas não são tão frequentes nesse período, as reformas dos telhados acabam sendo mais rápidas e tranquilas do que em outras épocas do ano. O clima seco também pode evitar possíveis acidentes que poderiam ser causados se as telhas estivessem escorregadias devido a umidade.

Por esse motivo, é extremamente importante atentar-se à previsão do tempo, pois caso haja previsão de chuva, o melhor é adiar a obra até que o clima se estabilize.

No entanto, a preocupação com a quantidade de chuva não se restringe apenas ao período da reforma. É preciso atentar-se para a inclinação do telhado, pois é isso que o impede de acumular água e evita possíveis infiltrações entre as telhas.

A temperatura mais amena da estação é outro fator que contribui (e muito!) em favor dessa obra. Isso porque o clima é extremamente favorável para os profissionais que não precisarão passar longas horas trabalhando debaixo de um sol escaldante.

Também é importante concluir a obra dentro desse período a fim de evitar outros problemas e eventualidades quando a temporada de chuva chegar.

Tipos de telhas

Além da inclinação, há outros fatores que você deve levar em conta antes de começar a reforma, como a estética da casa, o conforto térmico e a resistência da telha, por exemplo.

No post de vamos mostrar quais são os principais tipos de telhas para ajudá-lo a escolher o que mais atenderá às suas necessidades. Veja só!

Telha de cerâmica

As telhas de cerâmica foram um dos primeiros modelos a surgir e são amplamente utilizadas até os dias atuais. São popularmente conhecidas como telhas de barro, apesar de apresentarem modelos com uma enorme variedade de tons para todos os tipos de decoração.

Proporcionam ótima proteção térmica, mantendo o interior do ambiente mais fresco que o exterior e são extremamente resistentes e econômicas.

Por ser feita com um material mais pesado, essa telha exige uma inclinação maior e uma estrutura mais resistente, com um madeiramento mais denso.

Telha de cimento e amianto

As telhas de fibra de cimento e amianto apresentam um dos melhores custo-benefícios do mercado. Isso porque seu preço é relativamente baixo, considerando sua resistência e leveza. Exatamente por isso, sua instalação e transporte são processos mais simples.

Essas telhas são perfeitas para construções que demandam baixo orçamento e, além do mais, também são adequadas para todas as estações.

Telha de concreto

As telhas de concreto apresentam um excelente conforto térmico e possuem uma enorme variedade de cores e formatos. São impermeáveis, ao contrário das telhas de cerâmica que, normalmente, absorvem um pouco de água.

Telha de material metálico

São telhas de aço protegidas por um processo de galvanização. São muito utilizadas em locais que não necessitam de uma boa proteção térmica, como galpões e fábricas. Isso porque elas acumulam calor e esquentam bastante o interior do ambiente. Portanto, é importante que o local seja bem ventilado.

Possuem um custo baixo, porém fazem muito barulho quando chove.

Telha de fibra vegetal

Essas telhas são feitas a partir de camadas de fibras vegetais que são impermeabilizadas e protegidas por resina.

São ecológicamente corretas, apresentam um material muito leve e possuem o custo médio; sendo mais baratas que as telhas de cerâmica e mais caras que as de cimento e amianto.

Suas cores são obtidas através de uma pigmentação e são muito fáceis de instalar, permitindo que você instale por cima de outras telhas, sem precisar trocar.

Telha de PVC

As telhas de PVC são extremamente resistentes às ações climáticas e também a agentes químicos, além de serem muito leves. É possível encontrar uma grande variedade de modelos com diversas larguras e comprimentos.

Sua versatilidade e resistência são pontos fortes, bem como o fator de segurança, pois em caso de incêndio, não permitem que as chamas se propaguem.

Dicas para conservar o telhado

Mesmo sem a influência dos fenômenos naturais, a falta de manutenção pode danificar as telhas e diminuir seu tempo útil de vida. Portanto, é preciso seguir alguns cuidados:

  • Escolha produtos de qualidade que apresentem alta resistência;
  • Contrate profissionais qualificados que sigam exatamente o passo a passo citado no manual de instalação da telha;
  • Aplique produtos para impermeabilizar o telhado;
  • Limpe as calhas regularmente, a fim de evitar entupimentos.

Agora que você já sabe como escolher o melhor tipo de telha e como conservá-la, que tal aproveitar essa época do ano que é tão favorável para essa reforma? Acesse a nossa categoria de telhas e calhas e encontre o melhor produto para a sua casa!

   

Compre na C&C

Telha Ecológica Stilo Vermelha 200x95cm Telha Ecológica Stilo Vermelha 200x95cm

Produtos que você visitou