Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Infiltrações na parede: Como combater?

Saiba como se livrar dessa grande vilã
  Infiltrações na parede: Como combater?

A tinta da sua parede começou a formar bolhas e a descascar? E, então, surgiu o aparecimento de manchas escurecidas nesse mesmo local? Esses são fortes indícios de que você possa estar sofrendo com uma infiltração.

As infiltrações são problemas muito comuns, mas que podem se transformar em grandes desastres se não forem tratadas de maneira correta e eficiente. Isso porque, além colocar em risco toda a estrutura da construção, ela também pode ocasionar o surgimento de mofo e fungos que podem ser prejudiciais a saúde dos moradores.

Para evitar esse problema, todas as paredes da casa — em especial as que ficam em áreas úmida — precisam ser muito bem protegidas.

Pensando nisso, nós preparamos esse post com dicas muito úteis que vão te ajudar a acabar com esse inconveniente de uma vez por todas. Confira!

Identifique a origem da infiltração

O primeiro passo (e talvez o mais importante) é descobrir de onde vem a infiltração. Afinal, não adianta tentar combater o problema sem identificar e tratar as causas; ou então, mais cedo ou mais tarde, o problema reaparecerá causando ainda mais danos à estrutura.

Os motivos que podem levar a uma infiltração são diversos e dentre os mais recorrentes estão:

  • Rachaduras na parede;
  • Canos quebrados;
  • Falhas no encanamento ou na impermeabilização de paredes, telhas, pisos etc;
  • Falta de ventilação no ambiente;
  • Água da chuva que cai diretamente na parede.

Por isso, recomenda-se os serviços de um profissional que irá analisar a estrutura da parede a fim de verificar se existem falhas e identificar a real origem do acúmulo de umidade.

Corrija o problema

Com a causa identificada, é preciso buscar soluções para corrigir o problema. Para isso, remova todo o reboco da região onde há infiltração e espere secar.

Depois revista a parede com um produto impermeabilizante mais adequado para o local e, em seguida, aplique a argamassa, a massa corrida e, por fim, a tinta.

Se a infiltração vier do telhado, é necessário substituir as telhas ou posicioná-las de forma correta (se esse for o caso) e, só então, realizar a reforma na parede.

Realize manutenções e vistorias periodicamente

Mesmo depois de corrigir o problema, é preciso continuar tomando todos os cuidados necessários para que ele não volte a perturbá-lo. Por isso, realize manutenções periodicamente, a fim de identificar qualquer sintoma e, se for o caso, corrigi-lo antes que provoque maiores danos.

Como evitar infiltrações?

Se você está planejando construir uma casa nova, é preciso tomar algumas medida para evitar que esse problema apareça. São elas:

  • Evite o contato muito próximo da sua parede com paredes e muros vizinhos;
  • Ao levantar a parede, utilize produtos que tenham qualidade comprovada e garanta que o serviço seja muito bem feito;
  • Aplique um bom impermeabilizante;
  • Certifique-se de que a instalação de telhas e canos seja feita da maneira correta.

Agora que você já sabe como combater uma infiltração, acesse o site e confira as soluções que temos para você. Tudo o que você precisa, a C&C tem!

Compre na C&C

Argamassa Colante Cimentcola Externo Cinza 20kg Argamassa Colante Cimentcola Externo Cinza 20kg
Impermeabilizante Manta Líquida Branca 18kg Impermeabilizante Manta Líquida Branca 18kg
Telha Tropical 5mm 244x110cm Telha Tropical 5mm 244x110cm

Produtos que você visitou