Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Iluminação sustentável: 5 dicas para aderir em casa

Deixe a sua casa mais verde e econômica
                                   Iluminação sustentável: 5 dicas para aderir em casa            

A sustentabilidade é um tema que, cada vez mais, tem atraído o interesse de diversas pessoas ao redor do mundo Mas, muito além de ser um debate que está na moda, essa é uma questão de consciência, que deve ser aplicada em todos os setores, inclusive na arquitetura e móveis, decoração.

Dentro deste ramo, um dos pontos que pode (e deve) ser adaptado para um método mais sustentável é, sem dúvidas, a iluminação.

A iluminação sustentável — ou verde — é um conceito que surgiu recentemente e tem como principal objetivo oferecer novas alternativas para gerar energia de maneira limpa, diminuindo, assim, os impactos no meio ambiente, além de promover a redução de gastos com o consumo de energia.

Pensando nisso, preparamos esse post com soluções e alternativas diferentes que vão ajudá-lo a adotar uma iluminação mais sustentável para a sua casa. Confira!

1. Troque as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED

Prefira sempre usar lâmpadas de LED nas luminárias e pontos de luz da sua casa.

Apesar de apresentar um custo mais elevado na hora da compra, os LEDs possuem uma vida útil longa e chegam a economizar até 85% a mais do que uma lâmpada incandescente, gerando um consumo de energia menor a longo prazo.

Além disso, as lâmpadas de LED quase não precisam esquentar para funcionar e, por isso, emitem uma quantidade mínima de raios ultravioleta, contribuindo com a sua saúde e com o meio ambiente.

2. Valorize a iluminação natural

Procure valorizar a iluminação natural o máximo possível durante o dia, evitando o uso de luz artificial sem necessidade.

Para aproveitar a luz natural, deixe as cortinas, janelas e portas abertas sempre que possível.

3. Invista em recursos inteligentes

Hoje em dia é possível encontrar dispositivos modernos e inteligentes que podem ajudar a economizar o consumo de energia da sua casa. O sensor de presença é um desses dispositivos.

Instalados em áreas comuns da casa — como corredores, varandas, lavanderias e quintais — eles são acionados apenas quando alguém circula por essa áreas e apagam as luzes alguns segundo depois que a pessoa deixar o espaço, evitando, dessa forma, que as luzes fiquem acesas sem necessidade.

Outra alternativa é optar pelo uso de um dispositivo conhecido como “dimmer” que controla a intensidade da luz dos ambiente e, geralmente, é instalado em quartos e salas de TV.

4. Prefira cores claras

Pode parecer inusitado, ou até estranho, mas pintar as paredes com cores claras é uma ótima maneira de reduzir o consumo de energia durante o dia.

Isso porque a necessidade de luz artificial é diminuída ao usar tons mais claros em espaços internos, já que os raios solares acabam refletindo melhor dos ambientes.

5. Considere instalar um painel solar

Se a sua casa possui boa incidência solar, considere a possibilidade de instalar painéis solares e garanta o seu próprio reservatório de energia.

Embora no começo seja necessário investir em todo o equipamento para construir esse sistema, a economia gerada em longo prazo acaba compensando o valor aplicado, além de ser um maneira sustentável de usar a energia.

Agora que você já sabe como adotar uma iluminação mais sustentável para a sua casa, acesse o nosso site e confira as opções que nós temos para você!

   

Compre na C&C

Lâmpada Led Bulbo 12w Bivolt 3000k Luz Amarela Lâmpada Led Bulbo 12w Bivolt 3000k Luz Amarela
Lâmpada Led Dicróica Mr16 4,9w Bivolt 3000k Luz Amarela Lâmpada Led Dicróica Mr16 4,9w Bivolt 3000k Luz Amarela

Produtos que você visitou