Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Iluminação para sala de estar: saiba como planejar adequadamente

Confira as dicas da C&C e acerte na iluminação da sua sala de estar
                                   Iluminação para sala de estar: saiba como planejar adequadamente            
       

Um bom projeto de iluminação é essencial para a composição de um ambiente. Isso porque ela é capaz de criar sensações, valorizar a decoração e, além disso, ainda é responsável por garantir conforto visual e facilitar as nossas atividades diárias.

No caso das salas de estar, o projeto luminotécnico ainda pode criar diferentes cenários de acordo com a projeção da luz, podendo proporcionar tanto um clima mais romântico quanto um ambiente mais aconchegante para reunir toda a família.

Pensando nisso, preparamos esse post com diversas dicas para ajudar você a planejar o projeto de iluminação mais adequado para a sua sala de estar. Confira!

Escolha o tipo de iluminação

A sala pode ser um local para descanso, lazer, descontração, ou até mesmo para uma leitura tranquila e, por isso, seu projeto de iluminação deve ser democrático e flexível.

Assim como na maioria dos cômodos, o uso de uma iluminação geral é indispensável para as salas. Trata-se de uma luz suave — geralmente, localizada no centro do cômodo — que ilumina o ambiente de maneira geral e uniforme, sem irritar ou cansar os olhos. Lustres ou plafons são ótimas opções para valorizar esse tipo de iluminação.

Já a iluminação direta é ótima para criar um cantinho de leitura, ou para dar destaque a algum objeto, já que ela é direcionada para um ponto específico.Os focos de luz direta podem ser luminárias de mesa, pendentes e spots.

Uma iluminação indireta também é sempre bem-vinda neste cômodo. Neste caso, os pontos de luz não são direcionados para pontos específicos, fazendo com que ela se espalhe por todo o ambiente. São ótimas para criar uma atmosfera mais acolhedora e intimista. Seu uso pode ser melhor aproveitado através de sancas ou painéis luminosos.

Atente-se para o tipo de lâmpada

Outro ponto muito importante para garantir o sucesso de qualquer projeto luminotécnico é a escolha do tipo de lâmpada mais adequada. Para isso, é necessário considerar as suas especificações e tonalidades, bem como a funcionalidade do cômodo.

Dentre os tipos de lâmpadas disponíveis, as mais comuns são: incandescentes, fluorescentes e LED. Abaixo, você pode conferir as principais características de cada uma:

  • Incandescentes: as lâmpadas incandescentes são amareladas, emitem calor, consomem energia demasiadamente e não possuem alta durabilidade;
  • Fluorescente: as lâmpadas fluorescentes podem variar entre os tons amarelados aos brancos azulados. Possuem alta durabilidade e são econômicas;
  • LED: as lâmpadas de LED são modernas e sofisticadas. Podem ser encontradas em diversas tonalidades, não emitem calor, têm a vida útil muito prolongada e possuem um gasto de energia baixo, sendo mais econômicas que as demais.

No caso das salas de estar, indica-se apenas o uso de lâmpadas com tonalidade amarela — ou lâmpadas quentes, como são popularmente conhecidas. Isso porque elas são excelentes para criar um clima mais intimista e aconchegante que esse cômodo exige.

Valorize a iluminação natural

Por mais importante que seja investir em um bom projeto de iluminação artificial, também é extremamente necessário valorizar a luz natural dentro da sua casa. Afinal, nenhuma lâmpada, por mais eficiente que seja, pode substituir a praticidade e economia que a luz solar é capaz de proporcionar.

Por isso, sempre que possível, deixe as janelas abertas e livre-se das cortinas pesadas, que podem acabar obstruindo a entrada dos raios solares no ambiente. Caso você não queira abrir mão de utilizá-las, procure substituir por cortinas de cores claras e tecidos mais leves, como o linho e a seda.

Agora que você já sabe como planejar a iluminação adequada para a sua sala, acesse o nosso site e confira as opções que temos para você!

   

Compre na C&C

Pendente Redondo para 4 Lâmpadas Milano 25cm Espelhado Pendente Redondo para 4 Lâmpadas Milano 25cm Espelhado
Spot de Sobrepor com Base Redonda E Tela para 2 Lâmpadas 60w 110v Titânio Spot de Sobrepor com Base Redonda E Tela para 2 Lâmpadas 60w 110v Titânio
Spot Led de Embutir Redondo Alltop 3w Autovolt 6500k Luz Branca Spot Led de Embutir Redondo Alltop 3w Autovolt 6500k Luz Branca
Lâmpada Led Bulbo 12w Bivolt 3000k Luz Amarela Lâmpada Led Bulbo 12w Bivolt 3000k Luz Amarela
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou