Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Iluminação para área externa: dicas para acertar no seu projeto

Dicas úteis e práticas
                                   Iluminação para área externa: dicas para acertar no seu projeto            

Um bom projeto de iluminação tem o poder de transformar decorações e acrescentar vida aos ambientes, inclusive quando se trata das áreas externas.

Seja no jardim, na fachada, na sacada ou na varanda, qualquer área ao ar livre pode ser beneficiada com o auxílio de uma iluminação adequada.

Além de funcional, um bom projeto de iluminação externa tem como objetivo aumentar a segurança do imóvel e também contribuir com a decoração do espaço, deixando-o mais bonito e convidativo.

No post de hoje, vamos apresentar algumas dicas imperdíveis para você se inspirar e acertar no seu projeto. Confira!

Considere o seu estilo

Assim como na decoração interna, é extremamente importante que o projeto combine com o seu estilo e perfil. Dessa forma, você estará evitando futuras frustrações, como um visual ou clima completamente diferente do esperado.

Uma dica interessante é basear-se no tom da decoração, que pode ser quente ou frio. Assim, a iluminação externa não será apenas funcional, mas também coerente com o estilo e proposta do projeto.

Escolha as lâmpadas adequadas

A escolha adequada das lâmpadas é um ponto extremamente importante, já que elas são capazes de influenciar diretamente no resultado final do projeto e, consequentemente, na sua conta de luz.

No caso das áreas externas, é interessante pensar em lâmpadas de baixa temperatura, o que evita que as plantas sejam prejudicadas pelo calor. Nesse caso, existem duas opções:

  • Lâmpadas fluorescentes: além de não emitir calor, as lâmpadas fluorescentes são cerca de 80% mais econômicas que as incandescentes, e ainda são ecologicamente corretas. Seu tom pode variar entre o amarelado até o branco azulado;
  • Lâmpadas de LED: As lâmpadas de LED são mais tecnológicas, eficientes e podem ser encontradas em diversas tonalidades. Quando falamos em economia, essa é, sem dúvidas, a melhor opção, já que ela pode reduzir até 90% do consumo de energia elétrica. Além disso, as lâmpadas de LED não possuem mercúrio e outros metais em sua composição e também não emitem raios ultravioleta, portanto, não há riscos de prejudicar as plantas.

Considere a temperatura da lâmpada

Outro ponto muito importante e que deve ser considerado com muito cuidado, é a temperatura das lâmpadas, que pode ser quente (lâmpadas amarelas) ou fria (lâmpadas brancas). Afinal, é ela que definirá o clima que o ambiente vai transmitir.

As lâmpadas quentes transmitem uma sensação mais aconchegante e estimulam o relaxamento, enquanto as lâmpadas frias são mais energizantes e remetem ao trabalho.

Um jardim, por exemplo, pede uma iluminação mais amarelada, proporcionando um espaço mais acolhedor e relaxante. Já na garagem, um ambiente que exige maior atenção, as lâmpadas brancas são mais eficientes.

Escolha acessórios adequados para área externa

Na hora de comprar os acessórios que irão compor a iluminação da sua área externa, é importante dar preferência para os produtos desenvolvidos especialmente para essa finalidade.

Os acessórios precisam ser mais resistentes, uma vez que ficarão expostos ao sol, chuvas, ventos fortes e demais intempéries. Como é o caso das arandelas, tartarugas, refletores, tochas, spots e dentre outros elementos que são recomendados para a iluminação de áreas externas.

Destaque plantas e adornos decorativos

A iluminação também pode ser uma excelente aliada para dar destaque aos pontos fortes da área externa, como as plantas, canteiros, arbustos e adornos decorativos no geral.

Você pode utilizar refletores, balizadores ou spots para realçar estes pontos.

Esse recurso também pode ser usado para sinalizar desníveis e degraus, a fim de garantir maior segurança.

Iluminação no caminho da entrada

Iluminar o caminho que leva à entrada da casa é uma excelente alternativa para trazer mais beleza e segurança para a sua área externa.

Para isso, a melhor alternativa é optar por luzes embutidas no piso, dispostas de maneira que acompanhe o ínicio do caminho até chegar na porta de entrada.

Ilumine a fachada

Outro ponto que pode ser muito beneficiado com esse recurso é a fachada da casa. Com uma iluminação adequada é possível obter um visual muito interessante e ainda garantir uma sensação de segurança e tranquilidade.

Nesse caso, o ideal é utilizar luzes quentes e indiretas nas laterais do imóvel e uma iluminação mais focada para a porta principal. Isso deve melhorar a visibilidade tanto de fora para dentro como de dentro para fora da casa.

Agora que você já sabe como iluminar as áreas externas corretamente, acesse o nosso site e confira as opções que nós temos para você!

   

Compre na C&C

Spot Led de Embutir Redondo Alltop 7w Autovolt 6500k Luz Branca Spot Led de Embutir Redondo Alltop 7w Autovolt 6500k Luz Branca
Spot Led de Embutir Quadrado 7w Easy 6400k Branco Spot Led de Embutir Quadrado 7w Easy 6400k Branco
Lâmpada Led Dicróica Mr16 4,9w Bivolt 6500k Luz Branca Lâmpada Led Dicróica Mr16 4,9w Bivolt 6500k Luz Branca
Arandela em Aço Bivolt Arco Árabe Branca 6000k Luz Branca Arandela em Aço Bivolt Arco Árabe Branca 6000k Luz Branca
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou