Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Iluminação para área externa: dicas para acertar no seu projeto

Dicas úteis e práticas
                                   Iluminação para área externa: dicas para acertar no seu projeto            

Um bom projeto de iluminação tem o poder de transformar decorações e acrescentar vida aos ambientes, inclusive quando se trata das áreas externas.

Seja no jardim, na fachada, na sacada ou na varanda, qualquer área ao ar livre pode ser beneficiada com o auxílio de uma iluminação adequada.

Além de funcional, um bom projeto de iluminação externa tem como objetivo aumentar a segurança do imóvel e também contribuir com a decoração do espaço, deixando-o mais bonito e convidativo.

No post de hoje, vamos apresentar algumas dicas imperdíveis para você se inspirar e acertar no seu projeto. Confira!

Considere o seu estilo

Assim como na decoração interna, é extremamente importante que o projeto combine com o seu estilo e perfil. Dessa forma, você estará evitando futuras frustrações, como um visual ou clima completamente diferente do esperado.

Uma dica interessante é basear-se no tom da decoração, que pode ser quente ou frio. Assim, a iluminação externa não será apenas funcional, mas também coerente com o estilo e proposta do projeto.

Escolha as lâmpadas adequadas

A escolha adequada das lâmpadas é um ponto extremamente importante, já que elas são capazes de influenciar diretamente no resultado final do projeto e, consequentemente, na sua conta de luz.

No caso das áreas externas, é interessante pensar em lâmpadas de baixa temperatura, o que evita que as plantas sejam prejudicadas pelo calor. Nesse caso, existem duas opções:

  • Lâmpadas fluorescentes: além de não emitir calor, as lâmpadas fluorescentes são cerca de 80% mais econômicas que as incandescentes, e ainda são ecologicamente corretas. Seu tom pode variar entre o amarelado até o branco azulado;
  • Lâmpadas de LED: As lâmpadas de LED são mais tecnológicas, eficientes e podem ser encontradas em diversas tonalidades. Quando falamos em economia, essa é, sem dúvidas, a melhor opção, já que ela pode reduzir até 90% do consumo de energia elétrica. Além disso, as lâmpadas de LED não possuem mercúrio e outros metais em sua composição e também não emitem raios ultravioleta, portanto, não há riscos de prejudicar as plantas.

Considere a temperatura da lâmpada

Outro ponto muito importante e que deve ser considerado com muito cuidado, é a temperatura das lâmpadas, que pode ser quente (lâmpadas amarelas) ou fria (lâmpadas brancas). Afinal, é ela que definirá o clima que o ambiente vai transmitir.

As lâmpadas quentes transmitem uma sensação mais aconchegante e estimulam o relaxamento, enquanto as lâmpadas frias são mais energizantes e remetem ao trabalho.

Um jardim, por exemplo, pede uma iluminação mais amarelada, proporcionando um espaço mais acolhedor e relaxante. Já na garagem, um ambiente que exige maior atenção, as lâmpadas brancas são mais eficientes.

Escolha acessórios adequados para área externa

Na hora de comprar os acessórios que irão compor a iluminação da sua área externa, é importante dar preferência para os produtos desenvolvidos especialmente para essa finalidade.

Os acessórios precisam ser mais resistentes, uma vez que ficarão expostos ao sol, chuvas, ventos fortes e demais intempéries. Como é o caso das arandelas, tartarugas, refletores, tochas, spots e dentre outros elementos que são recomendados para a iluminação de áreas externas.

Destaque plantas e adornos decorativos

A iluminação também pode ser uma excelente aliada para dar destaque aos pontos fortes da área externa, como as plantas, canteiros, arbustos e adornos decorativos no geral.

Você pode utilizar refletores, balizadores ou spots para realçar estes pontos.

Esse recurso também pode ser usado para sinalizar desníveis e degraus, a fim de garantir maior segurança.

Iluminação no caminho da entrada

Iluminar o caminho que leva à entrada da casa é uma excelente alternativa para trazer mais beleza e segurança para a sua área externa.

Para isso, a melhor alternativa é optar por luzes embutidas no piso, dispostas de maneira que acompanhe o ínicio do caminho até chegar na porta de entrada.

Ilumine a fachada

Outro ponto que pode ser muito beneficiado com esse recurso é a fachada da casa. Com uma iluminação adequada é possível obter um visual muito interessante e ainda garantir uma sensação de segurança e tranquilidade.

Nesse caso, o ideal é utilizar luzes quentes e indiretas nas laterais do imóvel e uma iluminação mais focada para a porta principal. Isso deve melhorar a visibilidade tanto de fora para dentro como de dentro para fora da casa.

Agora que você já sabe como iluminar as áreas externas corretamente, acesse o nosso site e confira as opções que nós temos para você!

   

Compre na C&C

Spot de Embutir Quadrado Easy Led 7w 6400k Branco Spot de Embutir Quadrado Easy Led 7w 6400k Branco