Um bom projeto de iluminação é um dos pontos mais importantes de qualquer obra, afinal, além de cumprir o seu objetivo principal — que é clarear os ambientes e auxiliar na execução das mais diversas tarefas — as luzes também exercem função decorativa, sendo fundamental para valorizar os espaços e fazendo das luminária, abajures, arandelas etc. componentes estéticos muito importantes.
Uma das formas mais criativas de complementar a decoração da sua casa é investir em uma iluminação embutida para os móveis. Aliando estética e funcionalidade, esse recurso contribui para a ambientação dos espaços e pode ser utilizado em todos os cômodos.
Além de destacar estantes e prateleiras, a iluminação também pode ter uma função muito útil quando colocada em guarda-roupas e armários de quartos, banheiros, cozinhas e escritórios.
No post de hoje vamos mostrar as diferentes utilizações deste tipo de iluminação. Confira!
Qual o melhor tipo de lâmpada para iluminação embutida?
Para quem deseja aderir a tendência da iluminação embutida nos móveis, as lâmpadas de LED são as melhores opções.
Comercializadas em diversas tonalidades, elas se adequam a espaços estreitos e não emitem calor, proporcionando maior eficiência e um ótimo efeito visual.
Tipos de LED para iluminação embutida
Spots
Os spots são pequenos pontos de luz que podem ser utilizados em diversos locais, como prateleiras, nichos, armários e, até mesmo, em sancas no teto. Eles proporcionam uma iluminação mais direcionada e, geralmente, são utilizados para dar destaque.
Fitas de LED
As fitas de LED são formadas por uma placa eletrônica flexível, onde são introduzidos diversos pontos de LED que ficam interligados linearmente e que atuam em baixa tensão — geralmente 12V ou 24V.
Como utilizar a iluminação embutida em móveis
Iluminação para prateleiras e estantes
O uso de iluminação para prateleiras e estantes tem caráter estético, seu objetivo é dar destaque a objetos e demais itens que ficam expostos no móvel.
Uma alternativa é instalar fitas de LED ou spots embaixo, ao lado ou em cima do móvel. Dessa forma, é possível visualizar o que há sobre ele sem a necessidade de acender o ponto de luz principal. Seu efeito visual é muito bonito e aconchegante.
Iluminação para gavetas
Também é possível embutir a iluminação nas laterais das gavetas, de forma que dê para visualizar o conteúdo no interior. O efeito é moderno e proporciona um charme a mais para o móvel.
Iluminação para guarda-roupas
A iluminação para guarda-roupas tem como objetivo iluminar o seu interior, sem que seja necessário o uso da iluminação geral. Proporcionando, assim, maior conforto em quartos compartilhados, por exemplo.
Pode-se instalar tanto as fitas de LED quanto os spots, no interior ou no exterior do móvel.
Iluminação para armários da cozinha
No caso das cozinhas, recomenda-se instalar pontos de luz embaixo de armários que ficam em cima da bancada. Assim você iluminará toda a área, melhorando a visibilidade na hora de manusear os alimentos e demais utensílios necessários.
Iluminação para armários do banheiro
Nos armários de banheiro, a iluminação pode ser instalada tanto na parte interna quanto externa, e pode ter funcionalidade dupla: para auxiliar nos cuidados com a higiene pessoal ou complementar a decoração do ambiente.
Agora que você já sabe como utilizar a iluminação embutida em móveis, acesse o nosso site e confira as opções que temos para você!