Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Iluminação como aliada na decoração de ambientes

Quer trazer mais luminosidade e praticidade para a sua casa? A C&C mostra como usar a iluminação como um elemento funcional e decorativo.

Uma boa iluminação tem a capacidade de transformar ambientes e criar cenários de acordo com o gosto e a vontade pessoal de cada um.

Além de cumprir o seu papel de iluminar ambientes, as luzes também exercem função decorativa, realçando pontos de destaque e fazendo dos abajures, luminárias, arandelas, etc, componentes estéticos muito importantes.

Quer trazer mais iluminação para a sua casa? Então confira as dicas da C&C e aprenda a aliar estética e funcionalidade com esse elemento essencial.

Tipos de lâmpadas

Antes de pensar em qualquer mudança que envolve iluminação, você precisa conhecer — brevemente — os tipos de lâmpadas mais utilizados.

  • Fluorescentes: as lâmpadas fluorescentes podem variar entre os tons amarelados aos brancos azulados. Possuem alta durabilidade e são econômicas;
  • Incandescentes: as lâmpadas incandescentes são amareladas, emitem calor e consomem muita energia;
  • Halógenas: as lâmpadas halógenas são similares às incandescentes, possuem cor amarelada e também emitem calor. No entanto, possuem a vida útil mais longa em comparação com as incandescentes comuns;
  • LED: as lâmpadas de LED são mais modernas e sofisticadas. Podem ser encontradas em diversas tonalidades, não emitem calor, têm a vida útil muito prolongada e possuem um gasto de energia muito baixo, sendo mais econômica que as demais.

Como escolher o tipo certo de lâmpada para cada ambiente

Agora que você já conhece os tipos de lâmpadas, é preciso ficar atento na diferença entre as luzes frias (brancas) e quentes (amarelas), para saber em quais ambientes elas devem ser instaladas.

As lâmpadas quentes são indicadas para locais onde o lazer e o descanso são prioridades, como quartos, salas e varandas. Isso porque elas proporcionam maior sensação de aconchego.

Já para os ambientes que remetem ao trabalho — como cozinha, escritório, banheiro e lavanderia — recomenda-se o uso de lâmpadas frias, pois estas proporcionam melhor visibilidade.

Técnicas de iluminação

Cada projeto de ambiente requer uma técnica de iluminação específica. Confira a seguir quais são as principais técnicas e como utilizá-las.

Luz direta

Como o próprio nome indica, a luz direta é aquela que ilumina diretamente um ponto específico. Como uma luminária em uma escrivaninha, por exemplo.

Luz indireta

Essa é uma técnica mais suave, sua luz reflete na superfície e distribui-se por todo o cômodo. Funciona como uma luz de ambientação.

Luz difusa

O objetivo dessa técnica é iluminar todo o cômodo de maneira uniforme, sem gerar fortes contrastes e sombras muito marcadas.

Wall washer

Essa técnica consiste em pontos de luz alinhados no teto ou no chão e visam uma sensação de amplitude da parede. Esse efeito permite destacar detalhes decorativos como quadros, vasos e esculturas.

Alie estética e funcionalidade

Já sabemos que a iluminação é um dos pontos mais importantes da casa, e que sem uma luminosidade adequada, fica impossível exercer as atividades rotineiras, portanto, é preciso prezar por sua praticidade.

Porém, também é importante valorizar a sua função estética, afinal, uma iluminação eficiente também trabalha em favor da decoração, para criar um visual equilibrado e convidativo.

Uma sugestão interessante é brincar com um jogo de luz para destacar espaços e objetos, disfarçando os cantos vazios. Você também pode apostar em uma iluminação de destaque dentro de nichos ou em prateleiras.

Atente-se também ao estilo de luminárias e abajures, pois eles devem combinar entre si e com os demais elementos da casa.

Considere o espaço disponível

Levar em conta a dimensão do cômodo e o espaço disponível é um ponto importante para a estética do local. Opte por uma luminária que seja proporcional ao espaço onde ela será instalada e ao tamanho do ambiente.

Há outros detalhes que também devem ser considerados, como a tendência do momento, a otimização do espaço, harmonização e a identidade, esse é um ponto importante para que o resultado transpareça o seu gosto e a sua personalidade.

Agora que você já sabe qual é a importância e o poder da iluminação na decoração, acesse a nossa categoria de iluminação e confira as soluções que temos para você. Tudo o que você precisa, aqui na C&C tem!

 

Compre na C&C

Lâmpada Vela Led 4,9w Bivolt 3000k com Soquete E14 Luz Amarela Lâmpada Vela Led 4,9w Bivolt 3000k com Soquete E14 Luz Amarela

Produtos que você visitou