Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Ideias para decorar quarto compartilhado entre irmãos

Descubra como fazer a decoração ideal em quartos que são compartilhados por irmãos

Dividir quarto com irmão não é fácil. Geralmente o espaço é pequeno, não existe uma decoração certa e a bagunça então, nem se fale. Por isso, é extremamente importante adaptar o cômodo da melhor forma possível — para que ele seja funcional, atenda às necessidades e seja um lugar aconchegante.

Mas a questão é: como decorar quartos de irmãos? Para te ajudar com essa missão, fizemos um post dedicado apenas a dicas e ideias de como decorar quarto de irmãos que dormem juntos.

Defina a cor do quarto

Um dos principais elementos quando falamos de quarto compartilhado entre irmãos é em relação a cor do ambiente. No geral, o ideal é fazer a escolha em conjunto com as crianças — que dará um toque mais aconchegante na decoração.

Quando a família tem dois filhos ou duas filhas essa escolha acaba se tornando mais fácil, pois é possível utilizar uma única cor que agrade os dois. Porém, caso o quarto seja dividido entre um irmão e uma irmã, o ideal é apostar em cores neutras (tanto nas paredes, quanto nos móveis). Além disso, claro, os adesivos e papéis de parede são ótimas opções — pois contam com uma enorme variedade de estampas.

Cada um precisa ter o seu próprio espaço

Quando irmãos dividem o mesmo quarto é imprescindível que cada um tenha o seu próprio espaço; afinal, nesses casos, a bagunça é em dobro. Por isso, o ideal é apostar em móveis para guardar tanto roupas e roupas de cama, quanto brinquedos. As melhores opções são os baús, armários e guarda-roupas. E ai vai de você se esses móveis serão divididos entre eles ou se cada um terá o seu. Para organizar livros e revistas, o ideal é apostar em prateleiras e nichos.

Outra boa aposta são os criados-mudo, que podem colocados ao lado da cama e servir de apoio para deixar o abajur, livros, fotos ou até mesmo a garrafa de água.

Mesa de estudo

Seja para irmãos que compartilham o mesmo quarto, seja para filhos únicos, ter uma mesa de estudo no quarto é fundamental. Claro que não é uma regra, mas ela ajuda (e muito!) na hora de fazer as lições de casa, estudar ou mesmo navegar na internet. Dependendo do espaço disponível, você pode dedicar uma mesa pra cada um ou um mesão para todos.

O legal é que o espaço pode ser composto por itens de ambos, possibilitando que eles organizem suas coisas da melhor forma possível. Nossa dica de ouro é apostar em um mural de cortiça, para que eles possam incluir tudo que precisam por lá, assim como recordações e fotos. Não se esqueça de comprar boas cadeiras também, pois é um lugar que eles geralmente ficam por um longo tempo.

Escolhendo as camas

No geral, a solução mais simples no caso de irmãos que compartilham o mesmo quarto é o beliche; afinal, não ocupa muito espaço e é bem funcional. Porém, nem todo mundo curte a ideia de precisar ter que subir e descer a escada toda vez que for dormir ou quando acordar. Nesses casos, você pode apostar em uma cama sob medida.

Outra boa opção é apostar em uma bicama. No geral, ela ocupa o mesmo espaço que uma cama de solteiro e a cama de baixo pode ser puxada e recolhida apenas quando precisar. Mas, se você tem espaço para colocar duas camas comuns, o ideal é criar um layout de acordo com o espaço disponível e os outros móveis do quarto. No geral, a melhor forma de deixá-las é lado a lado ou em forma de L.

Espelhos: para deixar o ambiente maior visualmente

Para quartos pequenos, a dica do espelho é certeira. Os espelhos são ótimos para ampliar visualmente o espaço, por isso, instale um em um local estratégico. Lembrando que, para ficar ainda melhor, é preciso cuidar também da iluminação. Outra dica de ouro para fazer o ambiente parecer mais amplo, é apostar na luz natural.

Idade dos irmãos

Por fim, é importante levar em consideração a idade dos irmãos. Se forem pequenos, por exemplo, alguns elementos que citamos podem ser descartados (por enquanto). Mas outros podem ser usados para estimular a criatividade deles, como papéis de parede com desenhos ou adesivos que imitam lousa — para desenharem e se divertirem.

Enquanto se os irmãos forem adolescentes, móveis específicos para guardar brinquedos, por exemplo, não são necessários. Nesse caso, a decoração do quarto pode, até mesmo, ser um pouco mais simples, sem muitos detalhes.

Agora que você já sabe tudo sobre decoração de quarto compartilhado entre irmãos, confira a nossa categoria de decoração de casa e boas compras!

Compre na C&C

Papel de Parede Números Coloridos 53cm X 10m Tic Tac Papel de Parede Números Coloridos 53cm X 10m Tic Tac
Penteadeira em Mdp 45x139cm Branca Penteadeira em Mdp 45x139cm Branca
Kit com 2 Prateleiras Multiúso Branco 50x22cm Kit com 2 Prateleiras Multiúso Branco 50x22cm
Mesa Dobrável Branca 60x35cm Mesa Dobrável Branca 60x35cm
Papel de Parede Texturizado Decor Arabesco Bege 53cm com 10 Metros Papel de Parede Texturizado Decor Arabesco Bege 53cm com 10 Metros
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou