Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Fogão ou cooktop? Saiba qual é a melhor opção

Conheça as vantagens e desvantagens de cada opção
                                   Fogão ou cooktop? Saiba qual é a melhor opção            

A cozinha é um dos cômodos mais importantes da casa, afinal, é lá que passamos boa parte dos nossos dias preparando refeições saborosas e confraternizando com amigos e familiares.

Por ser um ambiente que exige muita praticidade, é importante que ele seja muito bem abastecido, com móveis, eletrodómésticos e utensílios funcionais que são capazes de facilitar o nosso dia a dia.

Mas, na hora de escolher os produtos para equipar a sua cozinha, é comum surgir alguns questionamentos, como, por exemplo, a dúvida entre optar por um fogão ou um cooktop.

Ambos têm a mesma finalidade, porém, contam com características e particularidades que os diferem entre si. De maneira geral, o cooktop é mais bonito, fácil de limpar e combina muito bem com projetos mais modernos. Por outro lado, o fogão tradicional é mais barato e já vem com o forno embutido.

Para escolher o eletrodoméstico ideal, é preciso considerar esses fatores, bem como o espaço disponível na sua cozinha, estilo de decoração e a funcionalidade que você deseja atribuir ao ambiente.

Para ajudá-lo nesta tarefa, vamos apresentar as vantagens e desvantagens de cada produto, para que você possa compará-los e escolher a opção que melhor atenderá às suas necessidades. Confira!

Fogão

O fogão tradicional, ou fogão de piso, é o modelo mais comum e utilizado nos lares brasileiros. Sua principal característica é o fato de contemplar fogão e forno em um mesmo eletrodoméstico, tornando-o mais acessível no momento da compra. Algumas versões mais recentes possuem painéis digitais para controle da temperatura e timer.

Além do modelo tradicional, hoje também é possível encontrar o fogão de embutir, que possui o funcionamento e aparência muito similares ao fogão de piso, no entanto, ele não possui os pés e, por isso, deve ser embutido em algum ponto estratégico da sua cozinha.

Vantagens

  • Fogão e forno em um mesmo eletrodoméstico;
  • Possui um preço de compra muito mais acessível quando comparado com os cooktops, além de proporcionar uma instalação muito simples, garantindo uma ótima relação entre custo e benefício;
  • O fogão de piso possui maior mobilidade, já que pode ser mudado de posição a qualquer momento, sendo uma ótima opção para aqueles que gostam de realizar mudanças no layout do cômodo de tempos em tempos.

Desvantagens

  • Os fogões de piso costumam ocupar bastante espaço, principalmente se for um modelo com mais de 4 bocas. Por isso, se você mora em um apartamento pequeno ou possui uma cozinha compacta, talvez essa não seja a melhor opção;
  • Dificulta a limpeza em seu entorno.

Cooktop

O cooktop é um eletrodoméstico que apresenta praticidade e alta performance. Sua função é semelhante a de um fogão convencional, porém, diferente deste, não possui forno embutido. É a escolha perfeita para quem está buscando uma cozinha funcional, moderna e elegante.

Com tamanhos diversos, ele pode ser instalado em uma bancada convencional ou do tipo ilha, deixando o ambiente otimizado e com um ar de sofisticação.

Existem 3 tipos de cooktop: a gás, elétrico e por indução. Todos apresentam praticidade e sistemas de segurança para evitar acidentes. A diferença entre eles consiste, basicamente, nas funções que cada um possui. Entenda melhor:

Cooktop a gás: como o próprio nome sugere, sua fonte de alimentação é o gás — que pode ser encanado ou vir do botijão. Ele gasta menos energia que os demais modelos e tem a vantagem de comportar qualquer tipo de panela;

Cooktop elétrico: esse modelo necessita apenas de energia elétrica para funcionar e não gera chama em suas bocas. Sua grande vantagem é a capacidade de esquentar muito rápido, diminuindo significativamente o tempo de preparo dos alimentos;

Cooktop por indução: Assim como o elétrico, o cooktop por indução também depende de energia elétrica para funcionar; porém, nesse caso, o calor é gerado através de um campo eletromagnético entre a superfície do fogão e o fundo da panela. Por conta disso, ele só funciona se utilizar panelas adequadas — com fundo de ferro ou aço multicamadas — e só esquenta se ela estiver posicionada na zona de cocção. Sua principal vantagem, em relação aos outros modelos, é que ele esfria no momento em que é desligado, tornando-o muito mais seguro.

Vantagens

  • O cooktop permite um melhor aproveitamento do espaço. Em cozinhas planejadas, como móveis feitos sob medida, esta é a melhor alternativa, pois encaixa mais facilmente no projeto. O mesmo vale para cozinhas pequenas ou integradas a sala;
  • Maior praticidade na limpeza;
  • Possui um design moderno, ideal para projetos sofisticados e elegantes. Além disso, o cooktop também pode ser encontrado em diversas cores, modelos e padrões, que adequam-se facilmente aos mais diversos estilos decorativos.

Desvantagens

  • Não possui forno embutido, sendo necessário adquirir outro eletrodoméstico a parte, o que acaba encarecendo o seu preço final;
  • Sua instalação é um pouco mais elaborada, exigindo os serviços de um profissional especializado.

Os melhores eletrodomésticos você encontra na C&C

Agora que você já conhece as principais características de cada aparelho, faça um balanço e defina qual atenderá melhor às suas necessidades. Aproveite também para acessar o nosso site e conferir as opções incríveis que nós temos para você!

   

Compre na C&C

Lâmpada para Microondas E14 15w 127v Lâmpada para Microondas E14 15w 127v
Suporte de Microondas para Cozinha em Mdf Veneza 40x70cm Branco Suporte de Microondas para Cozinha em Mdf Veneza 40x70cm Branco
Suporte para Forno Micro-Ondas Elétrico Branco Suporte para Forno Micro-Ondas Elétrico Branco

Produtos que você visitou