Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Fiação elétrica: dicas para manter a segurança

Confira as dicas da C&C e saiba como manter a sua instalação elétrica segura
                                   Fiação elétrica: dicas para manter a segurança            
   

Quando se trata de energia elétrica, todo cuidado é pouco, afinal, grande parte dos aparelhos que utilizamos no nosso dia a dia funcionam a base de eletricidade, e quanto maior for o uso, maior são as chances de ocorrer algum acidente envolvendo energia elétrica.

Fios desencapados, falta de aterramento adequado, utilização incorreta de condutores e excesso de eletrodomésticos ligados na mesma tomada são algumas das condutas inadequadas que podem aumentar o risco de acidentes, comprometendo a segurança do imóvel e das pessoas que ali residem.

Pensando nisso, preparamos esse post com algumas dicas simples para manter a segurança da sua instalação elétrica e da sua casa. Confira!

Manutenções

É extremamente importante desligar a energia antes de realizar qualquer reparo nas instalações elétricas, até mesmo para uma simples troca de lâmpadas.

Manutenções mais complexas na rede elétrica devem ser realizadas a cada dois anos e só podem ser feitas por profissionais qualificados.

Eletricidade e água não combinam

Não utilize secadores, chapinhas, aparelhos de barbear e demais equipamentos elétricos em ambiente úmidos, como a área molhada do banheiro.

Caso algum aparelho seja molhado, leve-o para a assistência técnica responsável e verifique a necessidade de realizar manutenções para evitar a possibilidade de um curto-circuito.

Evite o excesso de aparelhos elétricos na mesma tomada

O uso de multiplicadores de tomada, como benjamins e extensões pode ser muito perigoso.

Quando há vários equipamentos ligados - e funcionando simultaneamente - em benjamins e extensões, pode ocorrer um excesso da corrente elétrica, ou seja, a famosa sobrecarga, e isso pode causar danos aos aparelhos ou, até mesmo, provocar um incêndio na residência.

A recomendação é não utilizá-los, sobretudo, em aparelhos que requerem alta potência para funcionar, como micro-ondas, geladeiras, fogões e ares-condicionados.

Proteja as tomadas

Cuidado com fios e tomadas, principalmente se houver crianças na casa. Verifique se os fios estão bem encapados e utilize protetores nas tomadas.

Não deixe a fiação exposta

Tenha cuidado em manter os fios de instalações e aparelhos eletrônicos isolados e bem escondidos. Qualquer fio exposto deve ser considerado um risco de choque elétrico.

Quando notar um fio desencapado em qualquer equipamento, interrompa o seu uso imediatamente e leve-o para uma assistência técnica.

O que fazer em caso de enchentes?

Se há riscos de inundações na sua casa, desligue o disjuntor imediatamente, não manipule nenhum equipamento elétrico e não acenda velas, pois pode haver vazamento de gás; utilize apenas lanternas.

Agora que você já sabe como garantir a segurança da sua instalação elétrica, acesse o nosso a site e encontre as soluções que nós temos para você!

   

Compre na C&C

Barramento Terra 80a 6 Pólos Verde Barramento Terra 80a 6 Pólos Verde
Disjuntor Din 3ka Curva C 40a 3p Branco Disjuntor Din 3ka Curva C 40a 3p Branco
Minidisjuntor Din Sd61 3ka Curva C 32a 1p Minidisjuntor Din Sd61 3ka Curva C 32a 1p

Produtos que você visitou