As ferragens possuem um papel importante em algumas etapas da construção civil. Portanto, entender um pouco mais sobre os tipos e indicações de cada uma delas é extremamente útil para economia e utilização correta dos tipos de aços.
No post de hoje, vamos mostrar tudo sobre os tipos de ferragens para construção e suas utilizações. Confira!
Grau de resistência da ferragem
Com uma gama tão grande de tipos de aços para construção, identificar a correta para a sua construção é primordial para que tudo ocorra dentro do esperado.
A principal especificação de uma ferragem está relacionada ao seu grau de resistência. Essa variação de uma para a outra acontece de acordo com sua composição química. Dentro disso, temos três classificações principais:
- Aço CA 50: esse é o aço mais utilizado nas construções civis. Possui diâmetros variados e uma superfície nervurada, além da resistência característica de tensão de escoamento de 500 MPa.
- Aço CA 25: com resistência de 250 MPa, o aço CA 25 já é mais utilizado em barras de transferência. Apresenta diâmetros entre 6.3 mm a 40.0 mm e uma superfície lisa.
- Aço CA 60: por fim, esse aço é bastante utilizado em estruturas pré-moldadas. Sua resistência é de 600 MPa, com bitolas de 4.2 mm a 9.5 mm e a superfície lisa.
Tipos de aços mais utilizados
Ao longo dos anos, a indústria do aço se aperfeiçoou na produção de diversos tipos desse elemento. Veja agora os mais utilizados:
Vergalhões
Os vergalhões são as barras de aço mais versáteis para as construções civis. Eles podem ser utilizados na armação de todos os componentes de uma obra, desde pilares às estruturas de contenção, sendo os responsáveis pela armação da coluna.
Devido à multifuncionalidade desse tipo de aço, as variações de espessura dos vergalhões chegam até a 40mm. Para identificar qual é a específica para sua obra, o ideal é consultar um especialista.
Arames
O arame é um dos materiais mais simples dentre os tipos de aços existentes, no entanto também é fundamental para as construções civis. Como ele é produzido com baixo teor de carbono, apresenta enorme maleabilidade, sendo amplamente utilizado na montagem e fixação de armaduras.
Além disso, os arames podem ser empregados em diversas estruturas de concreto armado, já que são facilmente moldados conforme a necessidade.
Telas nervuradas
Muito versáteis, assim como os vergalhões, as telas nervuradas são fios de aço soldados que formam uma malha quadrada ou retangular, vendidas ou em painéis, ou em rolos.
Existem diversos tipos de telas nervuradas, que variam entre diâmetro e espaçamento dos fios. Devido a essa versatilidade, para cada tipo de utilização pode-se escolher um tipo de malha.
Costumam ser muito indicadas para a armação de lajes, pisos e piscinas de concreto armado, radiers, tanques e inúmeras outras opções.
Material de construção de qualidade é na C&C!
Agora que você já entende tudo sobre ferragens e aços para construção, fique de olho no blog C&C e confira nossos conteúdos. Aproveite também para olhar a nossa página de materiais de construção e desfrute das ofertas imperdíveis.