Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Fechadura: como escolher o modelo ideal para seus ambientes

Veja quais são os principais tipos de fechaduras e saiba como escolher os melhores modelos para a sua casa
                                   Fechadura: como escolher o modelo ideal para seus ambientes            
   

Na hora de reformar ou construir a casa, há tantos detalhes para se preocupar — como a escolha dos pisos, tintas e até o estilo das portas e janelas — que é comum acabar se esquecendo de um ponto importantíssimo: as fechaduras.

Esse item, porém, é essencial para garantir a segurança da sua casa e controlar o acesso a qualquer cômodo dentro dela. Por isso, saber como escolher a fechadura mais adequada para cada ambiente é muito importante para evitar situações desagradáveis.

Escolher o modelo ideal para a necessidade de cada cômodo pode não ser uma tarefa tão simples diante da variedade de produtos disponíveis no mercado.

Pensando nisso, preparamos este post com diversas dicas que vão te ajudar a escolher os tipos de fechadura ideais para cada ambiente. Confira!

O que considerar na hora de escolher a fechadura?

Nós já sabemos que as fechaduras são itens de extrema importância; afinal, elas são responsáveis por proteger a casa e garantir maior segurança para toda a sua família. E por isso alguns fatores são fundamentais e devem ser analisados antes de tomar qualquer decisão. São eles:

Tráfego

O tráfego nada mais é do que a intensidade do fluxo de pessoas no local. Sendo assim, é preciso avaliar com que frequência a porta será aberta e fechada durante o dia.

Afinal, é a frequência de manuseio que definirá o tempo médio de desgaste da peça; logo, as fechaduras para cozinhas e quartos podem ser menos resistentes do que as fechaduras para portas de entradas, onde o fluxo de pessoas é mais intenso.

Algumas embalagens informam a vida útil do produto e dão uma estimativa de quantas vezes a fechadura poderá ser manuseada até o desgaste total da peça. Desse modo, é possível estabelecer se o tipo de fechadura atenderá bem às suas necessidades.

Nível de segurança

Atualmente, existem 5 níveis de segurança disponíveis, sendo eles: leve, baixo, médio, alto ou máximo — e essa informação deve, obrigatoriamente, constar na embalagem do produto.

Outra característica que serve para medir a segurança da fechadura, é a quantidade de pinos do cilindro — ou o número de segredos do produto. Ou seja, quanto maior for o número de combinações do segredo, maior será a segurança proporcionada.

Resistência à corrosão

Geralmente, a ferrugem é o problema que mais atinge as fechaduras, sobretudo em regiões próximas ao litoral. Porém, independentemente da localidade, é preciso considerar a resistência do material — principalmente no caso de fechaduras para áreas externas, que estarão sempre sujeitas às ações do tempo e por isso precisam ser mais resistentes que as demais.

Dentre os materiais mais comuns, podemos encontrar: ferro, bronze, latão, aço inox e alumínio. Sendo o aço inox e o alumínio as opções que apresentam maior grau resistência.

Antes de escolher os produtos, verifique a sua descrição ou converse com um vendedor para saber quais são os tipos mais indicados para a sua casa.

Conheça os principais tipos de fechadura

Existe uma infinidade de modelos de fechaduras disponíveis, e isso pode acabar dificultando a sua decisão na hora de escolher o melhor produto. Para ajudá-lo nesta tarefa, nós vamos apresentar as principais características dos modelos mais utilizados atualmente.

Entrada

Como o próprio nome sugere, essa fechadura é uma das mais utilizadas para portas de entrada. Esse modelo possui duas maçanetas e pode ser trancado tanto do lado externo quanto do lado interno da porta. Há também algumas versões que possibilitam a inserção da chave apenas do lado externo, enquanto o interno pode ser trancado através de uma alavanca ou botão. Ambas podem ser instaladas em qualquer tipo de porta e oferecem nível médio de segurança.

Os modelos mais eficientes das fechaduras de entrada incluem uma espécie de trava, que é acionada após trancar a porta. Por isso, no momento da compra, informe-se sobre os modelos e verifique todas as suas características, a fim de garantir o produto mais confiável.

Travamento

Responsável por oferecer ainda mais segurança para a sua porta, a fechadura de travamento funciona como um mecanismo complementar à fechadura de entrada.

Uma das principais opções deste tipo de fechadura é o modelo tetra chaves. Com um sistema que não possui molas para operar a trava, ela pode ser manuseada somente pelo interior da casa. São feitas com metal sólido e resistente, para impedir que qualquer um possa mover ou, até mesmo, abrir a porta.

Os modelos de travamento simples são recomendados para portas de metal ou madeira maciça, enquanto os de travamento duplo são ideais para portas de vidro, pois evitam que a porta seja quebrada, caso alguém tente forçá-la.

Seu nível de segurança é considerado alto e, por isso, são muito indicadas para portas de entrada, garagens e demais acessos externos.

Encaixe

Muito comum e utilizadas, as fechaduras de encaixe consistem em um mecanismo de caixa plana e retangular que se encaixa em um recesso na porta a partir da sua borda. Esse sistema também inclui duas placas de metal que suportam as maçanetas. Dessa forma, basta empurrar a porta para fechá-la pelo lado interior, pois, assim, a trava ficará no recesso. Para abrir pelo lado externo, é preciso inserir a chave e mover a maçaneta.

Esse modelo oferece um nível de segurança mediano e é recomendado para portas localizadas tanto em áreas externas quanto internas.

Trincos

Os trincos são um dos modelos mais simples de fechaduras e, consequentemente, apresentam um nível de segurança mais baixo que os demais, sendo recomendado apenas para ambientes internos, como quartos, banheiros ou despensas.

Trata-se de um sistema montado sobre a superfície da porta — somente do lado interior do cômodo — que, ao ser manuseado, vira uma espécie de trava.

Eletrônicas ou codificadas

Quando falamos em segurança e qualidade, as fechaduras eletrônicas ou codificadas são o que há de melhor e mais moderno no mercado. Dispensam o uso de chaves, sendo possível liberar ou travar a porta por meio de uma senha numérica, combinações, biometria ou, até mesmo, reconhecimento facial.

Por operar através de um sistema inteligente, a fechadura poderá ser bloqueada se for utilizada de maneira incorreta, como, por exemplo, em decorrência de senha incorreta.

Outro ponto positivo desses modelos, é a possibilidade de integrá-los a um sistema de alarme residencial. Dessa forma, as fechaduras eletrônicas ou codificadas são capazes de oferecer um nível de segurança altíssimo, sendo ideal para portas externas e/ou para proteger cômodos onde possam estar guardados objetos de valor.

Agora que você já sabe como escolher a fechadura ideal para cada cômodo da sua casa, acesse o nosso site e confira as opções que temos para você!

   

Compre na C&C

Fechadura Digital de Sobrepor Fr101 Fechadura Digital de Sobrepor Fr101
Fechadura Interna com Espelho Concept Cromado Fechadura Interna com Espelho Concept Cromado
Fechadura Interna com Roseta Quadrada Concept Cromada Fechadura Interna com Roseta Quadrada Concept Cromada

Produtos que você visitou