Os banheiros são cômodos que devem ser muito confortáveis e funcionais. Para isso, entra em cena a dupla de maior destaque neste ambiente: a louça e o metal. E, para garantir tais atributos, é preciso estar ligado nos modelos que se encaixam perfeitamente no espaço.
Louças sanitárias
Com tantas opções de vasos sanitários, pias e cubas, é muito importante escolher o produto não apenas pela beleza, mas também pela sua ergonomia. Mas, qual a melhor opção? A escolha vai de acordo ao estilo que mais agrada e a área disponível. Uma boa distribuição desses itens é essencial. Vejamos:
Pias e cubas: Entre os modelos mais usados está o de coluna simples, que possui fácil instalação e baixo custo. Por ser menor, ocupa pouco espaço no banheiro. Outra opção charmosa é pia com bancada. Neste caso, também é preciso escolher uma cuba de embutir (colada por baixo do tampo), de apoio (fica sobre a bancada), de semiencaixe (uma parte fica acima do tampo e a outra, pendurada) ou de sobrepor (fixada sobre um rasgo na bancada, exibe uma borda como acabamento).
Vasos sanitários: Para o vaso sanitário, também existem dois modelos. Um deles é o vaso comum, que possui o método convencional de descarga isolada na parede - o que requer uma instalação para fazer a ligação entre eles e, assim, um pouco mais de gastos. Por outro lado, o modelo muito utilizado devido sua praticidade e design é o vaso com caixa acoplada. Eles são mais caros do que o convencional, porém são fáceis de instalar. Precisa apenas ser vedado e conectado à entrada de água e saída do esgoto.
Para ambas as opções, a dica fica para o sistema duplo de acionamento de descarga de 3 e 6 litros de vazão. Esse sistema varia de acordo com a necessidade de cada uso (resíduos líquidos ou sólidos), gerando uma economia de até 60% do consumo de água da casa.
Metais
Instaladas louças sanitárias, agora é a vez dos metais. O mesmo cuidado com a escolha de cada peça se estende aos metais. Prata é a cor coringa destes itens. Mas existe uma gama de tonalidades que variam de acordo com o estilo do banheiro, como, por exemplo, dourado, rosé e até colorido. Além da estética, os metais também precisam ser ergonômicos. Assim, temos:
Acabamentos: que são os metais para os registros e válvulas hidráulicas. Para chuveiros e torneiras, ressaltamos que os metais sejam num formato e design que facilitem o manuseamento, para que a mão com sabão não escorregue no abrir e fechar do registro, por exemplo.
Torneiras e misturadores: encontramos modelos dos mais diferentes formatos, não é mesmo? Mas, atenção para o tipo ‘comando simples’ (somente para saída de água fria), o ‘comando duplo’ (um misturador para água fria e outro para água quente), e o ‘monocomando’ (para configuração de água quente e fria apenas por uma única peça).
Acessórios: o banheiro também é composto por outros acessórios de metais até nos pequenos detalhes, onde temos os porta-papéis, penduradores de toalha, entre outros itens, que dão um toque de charme ao ambiente.
E, o alerta para os metais é: limpe-os periodicamente com um pano macio e sabão neutro. Nunca use produtos químicos, pois podem danificar a peça.
Com todas essas dicas, deixe o banheiro ainda mais belo e funcional na hora de construir.
Conheça cada etapa da obra em nosso blog. Veja + conteúdo