Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Fases da Obra - Passo 3

Saiba como escolher a esquadria ideal
Esquadria nada mais é que janela e/ou porta da casa ou apartamento. Ela é um dos itens primordiais da obra. Por isso, é muito importante escolher detalhadamente os modelos e suas funcionalidades, de acordo com cada ambiente e estilo. Assim, reunimos aqui os pontos que devemos considerar na hora de instalar as esquadrias.



Na C&C, existe uma grande variedade de esquadrias. Mas, antes de qualquer ação, devemos primeiro pensar muito bem onde serão colocadas. Definir a posição é muito importante, pois as janelas têm a função de proporcionar entrada de ar e luminosidade nos ambientes, além de deixá-los mais charmosos.

Tipos de esquadrias


Há diferentes opções de esquadrias no mercado.  O que determina o modelo ideal para cada ambiente é a funcionalidade e a praticidade que se deseja, além dos materiais. Basicamente, as janelas e portas podem ser de:

Alumínio - material durável e leve, além de não enferrujar. Esquadrias de alumínio são versáteis e boas opções para casas ou apartamentos à beira-mar, por exemplo. Por outro lado, em centros urbanos são muito utilizadas por serem termoacústica, ou seja, cortar do barulho externos à residência. Seu custo benefício também é um dos atrativos.

Madeira – elegantes e sofisticadas, as janelas de madeira se encaixam em qualquer abertura para janelas, quando feitas sob medida. Porém, costumam ser mais pesadas, ou seja, sua instalação deve ser cuidadosa para não danificar o material, que é natural. Além disso, tem a necessidade de manutenção constante de limpeza e conservação.




Vidro -
 são os sistemas apenas em vidro, em sua maioria temperados. Traz sofisticação e beleza ao ambiente. São práticos e modernos. O fator negativo é que não é possível realizar todos os tipos de abertura. Ela se encaixa perfeitamente em sistemas de abertura fixos ou de correr, por exemplo.




PVC -
 São duráveis e fáceis de limpar. Podemos encontrar esquadrias de PVC em diferentes formas e cores. Com funcionalidade similar a de alumínio, este material é hermética, não permitindo a entrada de vento, poeira e água, além de também ser termoacústico.

Ferro -  material muito utilizado até hoje por ter um custo baixo em relação aos demais. Entretanto, mas a manutenção do aço deve ser constante por conta da oxidação. Nesses casos, o mais indicado é utilizar tintas anti-ferrugem.


A gama de opções se estende também para os sistemas de esquadrias. Entre eles, estão: de correr, indicadas para salas e cozinhas; de abrir (o clássico abre e fecha); de maximar, ou seja, esquadrias que correm lateralmente por meio do apoio do trilho no chão ou no teto; a fixa, a qual não possui movimento (normalmente para janelas de vidro); entre outros modelos.

Com tanta variedade, na hora de planejar e instalar as esquadrias, sempre avalie como será o resultado final. As janelas e portas são determinantes na estética da casa ou apartamento.

Aproveite para acompanhar a série de posts sobre as Fases da Obra e veja o passo a passo de cada etapa.