Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Faça você mesmo: saiba como trocar a fechadura das portas

Veja o nosso passo a passo
                                   Faça você mesmo: saiba como trocar a fechadura das portas            

As fechaduras e maçanetas servem tanto para conferir um acabamento todo especial à porta quanto para garantir segurança e privacidade aos ambientes.

Atualmente, é possível encontrar diversos kits, que agradam todos os gostos e bolsos. No entanto, com o passar do tempo eles podem desgastar, estragar ou até mesmo ficar ultrapassados.

Por isso, saber trocar a fechadura é algo que pode facilitar a sua vida. E a boa notícia é que esse processo é muito mais simples do que parece e o melhor: você não precisa gastar ainda mais contratando os serviços de um profissional.

Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos esse post com um tutorial simples para simplificar ainda mais esse trabalho. Confira!

Materiais necessários

  • Kit de fechadura e maçaneta;
  • Trena;
  • Broca;
  • Chave philips, chave de fenda e chave allen;
  • Grosa;
  • Furadeira;
  • Serra copo;

Garanta todos os produtos que você irá precisar aqui.

Defina as medidas

Em primeiro lugar, meça a distância da beirada da porta até o miolo da fechadura antiga com a trena. Essa medida é a distância do que chamamos de “backset” ou broca. É a partir daí que podemos definir as dimensões da fechadura. Ou seja, será a sua referência para a compra do kit novo.

Desmonte a fechadura

Com uma ferramenta pontiaguda ou até mesmo com um prego grande, retire o pino que prende a maçaneta, desmontando-a. Depois, com o auxílio da chave philips, desparafuse a chapa testa da fechadura.

Assim que os parafusos estiverem soltos, tire o miolo (cilindro) e depois a fechadura (máquina). Por fim, remova o restante dos acabamentos da maçaneta e da fechadura.

Instale o novo kit

Inicie a instalação do novo kit fazendo o processo inverso ao da desmontagem. Ou seja, parafuse primeiramente os acabamentos e depois encaixe a nova fechadura na porta e, caso ela não se ajuste perfeitamente, utilize a grosa para adequar o vão. Se a grosa não for o suficiente, em último caso, use a furadeira junto com a serra copo.

Feito isso, posicione o novo modelo (cilindro) e, se for preciso, use a grosa novamente para acertar o vão. Parafuse o miolo na lateral da porta e, em seguida, a chapa testa.

Passe a maçaneta através da fechadura e, em seguida, acople as demais partes do jogo apertando bem as extremidades com a chave allen. Por fim, troque a contrachapa do batente antigo pela do kit novo e a fechadura está novinha em folha.

Viu só como é fácil trocar a fechadura? Então aproveite para acessar o site da C&C e garanta todos os materiais necessários!

   

Compre na C&C

Fechadura Externa com Espelho Quadratta Cromada Fechadura Externa com Espelho Quadratta Cromada
Jogo Chaves de Fenda E Philips com 6 Peças Jogo Chaves de Fenda E Philips com 6 Peças
Jogo de Chaves Hexagonais Allen com 8 Peças Jogo de Chaves Hexagonais Allen com 8 Peças

Produtos que você visitou