Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Estilo Industrial na decoração

Quer aderir ao estilo industrial? Conheça o conceito e entenda como usá-lo na decoração da sua casa aqui no blog da C&C!
  Estilo Industrial na decoração

Já ouviu falar sobre o estilo industrial? Ele, que tem ganhando cada vez mais espaço na decoração contemporânea, traz traços do estilo de vida urbano das ruas para dentro das casas. E quando o assunto é decoração, não existe uma regra. A verdade é que um ambiente precisa ter sua personalidade e isso pode significar um mix de elementos e estilos.

Mas, se você leva uma vida mais urbana e está precisando de inspirações, preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre o estilo industrial e claro, algumas idéias para te inspirar na hora de decorar.

Como surgiu o estilo industrial?

O estilo industrial surgiu na década de 50, em Nova York, devido a alta densidade populacional da região. Com isso, as pessoas tiveram que recorrer a um novo tipo de moradia, os famosos lofts. Basicamente, eram apartamentos recém adaptados de antigas fábricas e galpões.

Canos e tubulações à mostra, além de paredes de tijolo aparente, contrastam o rudimentar com elementos mais sofisticados e transformam a decoração em algo único e belo.

Mas lembre-se: mesmo que o estilo industrial seja inspirado em antigas fábricas, o ambiente não deve se tornar frio e impessoal. E, para que isso não aconteça, traga memórias afetivas ao espaço; seja com objetos de algum ente querido, com lembranças de viagem ou fotos enquadradas, por exemplo.

Então, se você se identifica com a decoração Industrial, confira as características que marcam o estilo.

Ambiente Amplo

Inspirado no galpões industriais, os ambientes que seguem este estilo são amplos e funcionais, planejados para integrar os espaços de convivência com muito charme e funcionalidade. Sem paredes para isolar as pessoas, sala, copa e cozinha se fundem em um único espaço, ideal para receber amigos e familiares com muito conforto e estilo.

Concreto e tijolo

A inspiração no design industrial tem muito a ver com as características primárias das construções, que ficam expostas e sem acabamento em paredes e pisos.

Por isso, o acabamento fica por conta dos objetos mais sofisticados da decoração, que equilibra a rigidez das estruturas e traz aconchego aos ambientes.

Otimização do espaço

Um traço muito marcante sobre o estilo industrial é a otimização dos espaços. Os ambientes não apenas se misturam, mas acumulam funções. Uma sala, por exemplo, pode se transformar em quarto durante a noite; enquanto a cozinha, pode se juntar a sala de jantar e ocupar um só ambiente.

O conceito é que os ambientes sejam abertos e integrados, assim como a aparência de galpão deve ser mantida; afinal, esse é o visual que une o descolado ao urbano.

Outro detalhe importante são as janelas, que devem ser largas, de vidro e, preferencialmente, de ferro. Lembrando que, no estilo industrial, a iluminação solar natural conta muito e, por isso, deve ser pensada com muito cuidado.

Por isso, traz uma sofisticação ímpar em um ambiente, com bastante elegância e modernidade, se tornando um chamariz na iluminação onde ela for aplicada.

Estrutura Crua

Os encanamentos e vigas aparentes fazem parte do estilo industrial. Quando aparentes, criam uma atmosfera urbana e moderna na decoração. O truque é equilibrar o peso dos metais expostos, dando vida aos ambientes, através de acessórios descontraídos e cores vibrantes.

Os cabos, tubulações e conduítes de energia também ficam à mostra; de um jeito organizado e simples, claro. A grande vantagem é que, na hora de reformar ou fazer uma manutenção, é muito mais fácil de trocar os pontos de luz ou instalar mais tomadas (sem quebrar paredes!).

Acessórios de decoração

Uma maneira fácil de adotar o estilo industrial na decoração, sem alterar a estrutura da casa, é fazendo uma rápida mudança nos acessórios. Invista em lâmpadas como pendentes para sala de jantar e bancos de metal.

Procure materiais com acabamentos rudimentares e, de preferência, com uma combinação descolada de cores neutras que contrastam com tons mais vibrantes. Outra dica também é aplicar papel de parede principalmente aqueles que imitam a tradicional parede de tijolos aparentes.

Para se inspirar: ideias para decorar cada cômodo

Cozinha e Sala de Jantar

Uma cozinha de estilo industrial geralmente é ampla e decorada com móveis de madeira de demolição. Além disso, ela conta com luminárias, pendentes de cobre ou arandelas. No geral, a combinação de tijolos e metais costuma reinar nessa divisão da casa.

Na sala de jantar, valorize as superfícies ásperas, cruas e inacabadas; elementos indispensáveis e que conferem um toque industrial ao cômodo.

Sala de Estar

Que tal decorar a sala de estar com uma parede de tijolinhos aparentes? Invista em um sofá escuro de couro, um relógio de parede com algarismos romanos, um baú feito com madeira de demolição e um bom e velho lustre para a sala; de preferência de forma geométrica, pois contribui com a decoração do espaço.

Quarto

Mesmo que o quarto seja um ambiente de descanso, também pode ser decorado com elementos do estilo industrial. Para isso, basta apostar em móveis de ferro e cores sóbrias. E para deixar o quarto ainda mais aconchegante, aposte em objetos que resgatam lembranças felizes, como porta-retratos ou lembranças de viagem.

Vai apostar na decoração industrial? Então acesse a nossa categoria de decoração e conheça todos os itens que a C&C oferece a você!

Compre na C&C

Relógio de Parede Concept 31cm Acobreado Relógio de Parede Concept 31cm Acobreado

Produtos que você visitou