Em evidência desde a antiguidade, a decoração clássica vem atravessando séculos e faz muito sucesso até os dias atuais, consagrando-se como um estilo atemporal e sofisticado.
Marcado por traços glamourosos e requintados, este estilo tem suas origens influenciadas pela arquitetura grega, romana e, posteriormente, inspirou-se em países como França e Inglaterra.
A decoração clássica pode abranger uma série de períodos e propostas, como o imperial, barroco, rococó ou, ainda, algumas interpretações mais modernas e contemporâneas deste estilo.
Se você gosta de um visual luxuoso e muito elegante, esse estilo é a opção perfeita para você! No post de hoje, vamos apresentar as principais características desse estilo, bem como algumas dicas para você incorporá-lo na decoração da sua casa. Veja só!
Escolha os móveis certos
Nos interiores, a presença deste estilo é marcada por um mobiliário composto por curvas, relevos e muita ornamentação.
Os móveis são, em sua maioria, produzidos em madeiras nobres e escuras e pode (ou não) ter detalhes dourados e acabamentos florais. Os pés e puxadores também costumam ter um design super trabalhado, com curvas e detalhes que dão um toque quase vintage ao espaço.
Nos quartos, o ideal é optar por camas grandes com cabeceiras bem trabalhadas ou, em alguns casos, até um dossel. O uso de penteadeiras com design ornamentado também é muito comum neste estilo.
Já nas salas, o uso de sofás espaçosos e peças como poltronas de couro ou veludo e cadeiras estofadas são ótimas para compor o décor clássico.
Cores predominantes
A decoração clássica é associada a uma paleta mais clean, onde predominam os tons de bege, branco e marrom com alguns detalhes em tons metalizados (prata, dourado e bronze) para dar um toque mais luxuoso.
Tons escuros de verde e azul também podem ser utilizados, desde que exista uma comunicação entre as demais cores e elementos. Caso contrário, o visual pode ficar confuso e pesado.
Iluminação clássica
A iluminação é um elemento essencial e extremamente em qualquer projeto de decoração. E no caso do estilo clássico, essa premissa não poderia ser diferente.
Neste caso, os destaques ficam por conta dos lustres — usados, sobretudo, nas salas de jantar e estar — além de abajures e pendentes com design clássico e elegante.
As lâmpadas amarelas — que eram muito utilizadas antigamente — são verdadeiras protagonistas neste estilo de decoração e, por isso, devem ser valorizadas em todos os cômodos.
No caso das cozinhas e banheiros, que são espaços que necessitam de uma iluminação mais clara e precisa, a luz branca deve ser mesclada com a luz principal para que a funcionalidade não seja ofuscada pelo conforto e beleza.
Acessórios de decoração
O estilo clássico é conhecido por valorizar formas, ornamentos e acessórios, porém, é preciso ter cautela: exagerar na dose pode fazer com que a harmonização fique pesada e cheia de elementos que não conversam entre si.
Cristais, pratarias, porcelanas e arranjos florais compõem a decoração dos ambientes de forma estratégica e buscando uma simetria harmoniosa.
O uso de pinturas, quadros e espelhos com molduras ornamentais também são uma ótima opção para compor o décor.
Agora que você já sabe como incorporar o estilo clássico na decoração da sua casa, acesse o nosso site e confira as opções incríveis que nós temos para você!