Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Esquadrias: entenda o que são e para que servem

Conheça os principais tipos e entenda suas funcionalidades
                                   Esquadrias: entenda o que são e para que servem            
   

As esquadrias são uma parte importante de qualquer projeto de construção e decoração. No entanto, nem sempre elas recebem a atenção que merecem, sendo deixadas para a última hora, e algumas pessoas, inclusive, desconhecem e nem sabem do que se trata.

Para esclarecer todas as suas dúvidas e ajudá-lo nessa tarefa, na dica C&C de hoje vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre as esquadrias. Confira!

O que é esquadria, afinal?

Responsáveis por representar até vinte por cento do valor total de uma construção, as esquadrias nada mais são do que os elementos utilizados para o fechamento dos vãos nos ambientes. Portanto, onde existe uma porta ou janela, existe também uma esquadria.

Além de ser um item de extrema importância para garantir a segurança do imóvel, elas também são fundamentais para compor o visual da casa.

Qual é a função das esquadrias?

Suas principais funções dentro da construção civil consistem em garantir total vedação da água e ar nos ambientes, reduzir os ruídos internos e externos, controle e bloqueio da passagem de luz e por último, mas não menos importante, promover também maior controle de temperatura e visibilidade.

Ou seja, elas são extremamente fundamentais para garantir maior conforto e privacidade aos moradores, além de influenciarem diretamente na questão estética da construção.

Tipos de esquadrias e suas utilizações

Para cada cômodo de um imóvel, existe um balanço específico em relação a essas características, por isso são utilizadas esquadrias de formatos e materiais diferentes em cada um deles.

Portas e janelas, por exemplo, podem ser de abrir, de correr, basculante, guilhotina, maxim-ar, camarão etc. Veja mais sobre cada uma delas abaixo:

As esquadrias de abrir são muito comuns e, na maioria das vezes, compreendem as portas. Os modelos de correr também são muito conhecidos e podem ser facilmente encontrados no box do banheiro ou em passagens para a varanda.

Já as basculantes e maxim-ar podem acabar sendo facilmente confundidas, pois diferenciam-se apenas pelo eixo que possibilita o giro de abertura. Enquanto o eixo da janela basculante é o no meio, o da maxim-ar é localizado na parte superior.

As esquadrias do tipo guilhotina recebem esse nome devido ao seu sistema de fechamento e abertura que são semelhantes ao movimento usado nas antigas guilhotinas. Embora muito modernas, elas ainda são pouco utilizadas nos lares brasileiros.

Por fim, temos a esquadria do tipo camarão, cujo movimento lembra uma sanfona, na qual a porta, janela ou portão se recolhem inteiros para possibilitar a abertura do local

Agora que você já sabe o que são esquadrias e para que elas servem, acesse o nosso site e confira as opções que temos para você!

   

Compre na C&C

Porta Pivotante em Mdp Sólido Elegance 210x100cm Branca Porta Pivotante em Mdp Sólido Elegance 210x100cm Branca

Produtos que você visitou