Também chamada de esmeriladora, rebarbadora ou retificadora, a esmerilhadeira é uma ferramenta elétrica que serve para cortar, polir, lixar e fazer acabamentos em peças de aço e estruturas metálicas em geral.
Multifuncional, esse equipamento também serve para realizar serviços em outros tipos de materiais, como é o caso do concreto, cerâmica e mármore. Mas para isso, a ferramenta requer o uso de acessórios adequados, além de muito cuidado e atenção durante seu uso.
Quer saber como essa ferramenta versátil funciona e para que serve? No post de hoje vamos esclarecer todas as suas dúvidas. Veja só!
O que é a esmerilhadeira, afinal?
Como foi dito anteriormente, a esmerilhadeira é, basicamente, um dispositivo de metal que tem como objeto lixar, cortar e fazer acabamentos em materiais metálicos.
Com uma função que se assemelha muito às famosas lixadeiras, esse equipamento se diferencia principalmente por ter um número maior de rotações por minuto. E é justamente essa diferença que faz essa ferramenta ser a única capaz de trabalhar com peças metálicas.
Atualmente, existem três tipos de esmerilhadeiras: à bateria, angular e pneumática. A primeira é indicada apenas para locais sem rede elétrica, enquanto a segunda é mais comum e possui um uso mais abrangente. Já a versão pneumática é mais comum em oficinas profissionais, pois necessita de um compressor de ar para funcionar.
Independentemente do seu tipo, a esmerilhadeira possui um disco em sua ponta que é acionado através de um motor elétrico e, dessa forma, é capaz de desbastar o objeto que está sendo trabalho. Existem diferentes discos para esse aparelho, mas, de maneira geral, quanto mais abrasivo ele for, melhor será o resultado alcançado.
Para que serve a esmerilhadeira?
Muito usada em indústrias e no ramo da construção civil, a esmerilhadeira baseia seu funcionamento de acordo com os discos usados.
Como já mencionamos, é possível encontrar diferentes tipos de discos, sendo o de corte, desbaste e flap os mais comuns. Veja mais sobre cada um deles:
- Disco de corte: possuem a capacidade de cortar itens feitos de aço, alumínio, metais e até pedras. Os discos de corte diamantados, por sua vez, são mais indicados para cortar azulejos, cerâmicos, tijolos e outros materiais semelhantes;
- Disco desbaste: já esse tipo de disco serve para dar acabamento às peças trabalhadas, retirando o excesso de materiais e removendo imperfeições e rebarbas. Além disso, ele também poder ser usado para preparar materiais e superfícies que serão pintadas ou revestidas, garantindo um resultado mais uniforme e bonito;
- Disco flap: muito usado para dar acabamento em peças no geral, o disco flap conta com uma lixa com base de plástico nylon que permite remover tintas, pontos de ferrugem e solda, o que permite que as peças recebam um acabamento ainda melhor. Esse disco possui várias granulaturas de lixas, que variam de acordo com a superfície e o resultado desejado.
Cuidados durante o uso
A esmerilhadeira é uma ferramenta que, se não usada adequadamente, pode gerar riscos de acidentes e ferimentos graves. Portanto, a melhor forma de se proteger durante seu uso é utilizando os equipamentos de proteção individual recomendados.
Ao cortar, lixar e dar acabamento em peças, sejam elas grandes ou pequenas, não se esqueça de usar protetores auriculares, óculos de segurança, luvas e máscaras de proteção.
Além disso, quem opera a máquina deve sempre usar uma capa de proteção por cima de uma camiseta de mangas longas. Isso porque ela pode soltar pequenas fagulhas enquanto lixa e, ainda, fragmentos do próprio disco podem atingir quem a manipula.
O manuseio correto da ferramenta também é extremamente importante para minimizar a ocorrência de acidentes. Sendo assim, é fundamental que a pessoa receba um treinamento adequado para uso.
As melhores ferramentas você só encontra na C&C
Agora que você já sabe o que é e para que serve a esmerilhadeira, acesse o nosso site e veja as opções que temos para você!