Planejar todas as etapas de um projeto é um ponto extremamente importante para que a obra saia exatamente como planejada.
Além de estipular o tempo necessário para a construção e evitar possíveis imprevistos, também é a partir desse projeto que será possível prever quais são os principais materiais de construção que serão utilizados em cada fase da obra, bem como a quantidade aproximada de cada um.
No post de hoje, vamos apresentar algumas dicas úteis que vão te ajudar a escolher os materiais de construção ideais para sua obra. Veja só!
Cimentos e argamassas
Por ser compatível com quase todos os materiais de construção, o cimento é um dos produtos mais utilizados em obras. Existem diversos tipos desse material, e, embora todos sejam recomendados para uso geral em construções, há algumas diferenças entre eles que merecem a atenção na hora da compra.
As distinções consistem, basicamente, em suas composições. Essas, por sua vez, podem impactar as características e finalidades do produto. Como por exemplo, pode-se acrescentar gesso ao cimento para aumentar o tempo de pega, já a escória pode aumentar a sua durabilidade e a argila pozolânica potencializa a impermeabilidade.
A argamassa também é um elemento fundamental em qualquer construção. Sua principal função é assentar tijolos, azulejos, blocos cerâmicos, revestimentos de parede, granitos, pisos porcelanatos e pisos cerâmicos, além de ser um excelente material para corrigir ondulações e nivelar paredes, tetos e pisos.
Rejunte
Essencial em qualquer projeto de construção, a principal função do rejunte consiste no acabamento do piso; ele é fundamental para vedar as juntas entre as peças de revestimentos, criando uma proteção contra infiltrações e evitando possíveis fissuras.
Além disso, ele também tem o poder de disfarçar irregularidades, garantindo uma superfície completamente plana, tornando a limpeza dos pisos muito mais prática e eficiente.
Cal
A cal é um material proveniente de rochas calcárias ou magnesianas muito utilizada na construção civil para a elaboração de argamassas e preparação dos processos de pintura.
Seus tipos mais comuns são a cal virgem e hidratada. A primeira é obtida pela decomposição térmica da matéria-prima, ou seja, é moída e queimada em fornos com temperatura média de 900°C – processo também conhecido como calcinação. Já a cal hidratada é decorrente da mistura da cal virgem com água.
Areia e pedra
Presentes em diversas etapas de uma obra, desde as fundações e coberturas até vedações e acabamentos, as areias e pedras são materiais mais do que essenciais em qualquer construção.
A areia, no caso, pode ser dividida entre fina, média e grossa, sendo que a areia fina é utilizada em acabamentos, assentamento de pisos e pinturas; a areia média é mais indicada para a preparação de massas e assentamento de tijolos e concretos para enchimento de brocas, vigas e colunas; já a areia grossa é mais usada para preparar o concreto, chapiscos para reboco e drenagem.
Já a pedra trata-se de um material mineral, sólido e duro, perfeito para ser utilizado na confecção de calçadas, vigas e acabamentos.:
Para isso, recomenda-se a pedra britada, que pode ser classificada de zero a cinco. Essa classificação tem relação com o tamanho da pedra, ou seja, quanto maior for a classificação, maior será o seu tamanho.
Além da sua função essencial na construção civil, as pedras também são usadas na etapa de acabamento e decoração do imóvel, como é o caso dos granitos, mármores ardósias e basaltos.
Blocos e tijolos
Tijolos e blocos estruturais são materiais indispensáveis em qualquer construção ou ampliação de casas. Muito versáteis, eles podem desempenhar diferentes funções conforme o tipo e o material em que são produzidos.
Os blocos de concreto, por exemplo, são feitos a partir de materiais altamente resistentes e com taxa de quebra muito baixa, sendo ótimos para utilizar na estrutura da casa.
Já os tijolos variam entre si e podem ser utilizados de maneira decorativa. Eles oferecem conforto térmico e acústico, além de proporcionar um visual rústico e natural para os ambientes.
Aços para construção
O aço foi inserido na construção civil com o intuito de trazer mais segurança nos projetos de edificações – onde a estrutura da base é montada com componentes de aço –, além de possibilitar a construção de prédios cada vez mais altos.
Compre os melhores materiais de construção aqui na C&C!
Agora que você já sabe quais são os materiais de construção necessários para sua obra, acesse o nosso site ou vá até uma de nossas lojas e confira as opções que nós temos para você. Tudo o que você precisa, a C&C tem!