Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Escolha os materiais de construção ideais para sua obra

Conheça os tipos de materiais de construção indispensáveis para sua obra
                                   Escolha os materiais de construção ideais para sua obra            
   

Planejar todas as etapas de um projeto é um ponto extremamente importante para que a obra saia exatamente como planejada.

Além de estipular o tempo necessário para a construção e evitar possíveis imprevistos, também é a partir desse projeto que será possível prever quais são os principais materiais de construção que serão utilizados em cada fase da obra, bem como a quantidade aproximada de cada um.

No post de hoje, vamos apresentar algumas dicas úteis que vão te ajudar a escolher os materiais de construção ideais para sua obra. Veja só!

Cimentos e argamassas

Por ser compatível com quase todos os materiais de construção, o cimento é um dos produtos mais utilizados em obras. Existem diversos tipos desse material, e, embora todos sejam recomendados para uso geral em construções, há algumas diferenças entre eles que merecem a atenção na hora da compra.

As distinções consistem, basicamente, em suas composições. Essas, por sua vez, podem impactar as características e finalidades do produto. Como por exemplo, pode-se acrescentar gesso ao cimento para aumentar o tempo de pega, já a escória pode aumentar a sua durabilidade e a argila pozolânica potencializa a impermeabilidade.

A argamassa também é um elemento fundamental em qualquer construção. Sua principal função é assentar tijolos, azulejos, blocos cerâmicos, revestimentos de parede, granitos, pisos porcelanatos e pisos cerâmicos, além de ser um excelente material para corrigir ondulações e nivelar paredes, tetos e pisos.

Rejunte

Essencial em qualquer projeto de construção, a principal função do rejunte consiste no acabamento do piso; ele é fundamental para vedar as juntas entre as peças de revestimentos, criando uma proteção contra infiltrações e evitando possíveis fissuras.

Além disso, ele também tem o poder de disfarçar irregularidades, garantindo uma superfície completamente plana, tornando a limpeza dos pisos muito mais prática e eficiente.

Cal

A cal é um material proveniente de rochas calcárias ou magnesianas muito utilizada na construção civil para a elaboração de argamassas e preparação dos processos de pintura.

Seus tipos mais comuns são a cal virgem e hidratada. A primeira é obtida pela decomposição térmica da matéria-prima, ou seja, é moída e queimada em fornos com temperatura média de 900°C – processo também conhecido como calcinação. Já a cal hidratada é decorrente da mistura da cal virgem com água.

Areia e pedra

Presentes em diversas etapas de uma obra, desde as fundações e coberturas até vedações e acabamentos, as areias e pedras são materiais mais do que essenciais em qualquer construção.

A areia, no caso, pode ser dividida entre fina, média e grossa, sendo que a areia fina é utilizada em acabamentos, assentamento de pisos e pinturas; a areia média é mais indicada para a preparação de massas e assentamento de tijolos e concretos para enchimento de brocas, vigas e colunas; já a areia grossa é mais usada para preparar o concreto, chapiscos para reboco e drenagem.

Já a pedra trata-se de um material mineral, sólido e duro, perfeito para ser utilizado na confecção de calçadas, vigas e acabamentos.:

Para isso, recomenda-se a pedra britada, que pode ser classificada de zero a cinco. Essa classificação tem relação com o tamanho da pedra, ou seja, quanto maior for a classificação, maior será o seu tamanho.

Além da sua função essencial na construção civil, as pedras também são usadas na etapa de acabamento e decoração do imóvel, como é o caso dos granitos, mármores ardósias e basaltos.

Blocos e tijolos

Tijolos e blocos estruturais são materiais indispensáveis em qualquer construção ou ampliação de casas. Muito versáteis, eles podem desempenhar diferentes funções conforme o tipo e o material em que são produzidos.

Os blocos de concreto, por exemplo, são feitos a partir de materiais altamente resistentes e com taxa de quebra muito baixa, sendo ótimos para utilizar na estrutura da casa.

Já os tijolos variam entre si e podem ser utilizados de maneira decorativa. Eles oferecem conforto térmico e acústico, além de proporcionar um visual rústico e natural para os ambientes.

Aços para construção

O aço foi inserido na construção civil com o intuito de trazer mais segurança nos projetos de edificações – onde a estrutura da base é montada com componentes de aço –, além de possibilitar a construção de prédios cada vez mais altos.

Compre os melhores materiais de construção aqui na C&C!

Agora que você já sabe quais são os materiais de construção necessários para sua obra, acesse o nosso site ou vá até uma de nossas lojas e confira as opções que nós temos para você. Tudo o que você precisa, a C&C tem!

   

Compre na C&C

Argamassa Ac 3 Ligamax Gold Performance Branca 20kg Argamassa Ac 3 Ligamax Gold Performance Branca 20kg
Cal Hidratada Itaú 20kg Cal Hidratada Itaú 20kg
Tijolo Comum Ensacado 10 Peças Tijolo Comum Ensacado 10 Peças
Tijolo Vazado Diagonal Xis 25x18x7cm Tijolo Vazado Diagonal Xis 25x18x7cm
Areia Média Lavada 20kg Areia Média Lavada 20kg
Bloco Celular Vedação Rústico 19x14cm Cinza Bloco Celular Vedação Rústico 19x14cm Cinza
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou