Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Entenda as diferenças entre os tipos de lâmpadas

Conheça cada tipo de lâmpada para você iluminar a sua casa com economia

Inventada a mais de 130 anos por Thomas Edison, a lâmpada mudou o mundo. Certamente é uma das invenções mais importantes da história. De lá pra cá muita coisa aconteceu. Inclusive com as lâmpadas. Hoje existem diversos tipos delas, com várias utilidades, capacidades e até cores.

Mas, ao acender uma lâmpada na sua casa, você gera um gasto que, ao longo do mês, pode ser maior do que se imagina. Para te ajudar a entender as diferenças entre os tipos de lâmpadas e ainda fazer uma economia, a C&C preparou este artigo. Vamos lá!

Incandescente

A lâmpada incandescente é um dos modelos mais populares e antigos. Formada por um bulbo de vidro e um filamento de tungstênio, material resistente a 3000º, é a mais comum das lâmpadas.

Com baixa eficiência energética, as incandescentes são amareladas e pode ser instalada em ambientes comerciais e residenciais, além de partes internas de eletrodomésticos como fogão e geladeira.

Este modelo também consegue esquentar o espaço em que fica, sendo mais recomendada para locais frios ou abertos. Também é possível encontrar lâmpadas coloridas, o que permite ainda mais aplicações.

Com o fim do comércio e da venda das lâmpadas incandescentes no Brasil, determinado por lei pelo governo brasileiro, apenas os tipos que tiverem comprovado gasto de energia x desperdício melhor que o normal para o tipo seguem à venda, como as de filamento de carbono, que estão na moda atualmente e dão um charme retrô aos ambientes.

As lâmpadas de filamento de carbono podem ser usadas em abajures, áreas externas, salas de estar e pendentes em mesas de jantar, já que trazem um tom intimista e quente ao ambiente, deixando um clima aconchegante no espaço.

Fluorescente

Conhecida popularmente como lâmpada fria pela popularidade das tonalidades azuladas e brancas, a flourescente é comercializada em três tipos: Tubular, compacta não integrada e compacta eletrônica. A diferença entre a não integrada e a eletrônica é que a eletrônica tem o reator na base, enquanto a não integrada, assim como a tubular, não tem.

Em sua embalagem é possível ver sua medida em kelvin (k). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a sua tonalidade de cor da luz, o que permite ter uma ideia maior do produto que está sendo comprado. Além disso, duram em torno de 10 mil horas, com baixo consumo de energia.

Suas tonalidades frias são muito utilizadas em ambientes de trabalho como escritórios e home offices, cozinhas e áreas de serviço. O modelo tubular é muito conhecido por ser instalado em grandes espaços como empresas, lojas e galpões.

Halógena

Mais parecidas com as incandescentes, as lâmpadas halógenaspodem durar 5 mil horas, o que significa uma economia de 60% em relação às incandescentes antigas. Normalmente é comercializada nos modelo palito e dicróica.

O grande diferencial das halógenas é o fato de que elas podem ser direcionadas em diversos ângulos, em uma iluminação dirigida, o que a torna ideal para dar destaque em um ambiente, quadros, decorações ou pendentes.

Por isso, traz uma sofisticação ímpar em um ambiente, com bastante elegância e modernidade, se tornando um chamariz na iluminação onde ela for aplicada.

LED

Com versatilidade e custo benefício baixo, a lâmpada LED veio para ficar. Pode ter vida útil de mais de 15 mil horas dependendo do fabricante, o que traz uma economia de mais de 90% em relação às incandescentes.

Além disso, as LEDs conseguem converter energia elétrica diretamente em luz, por isso ela se torna muito econômica. Para se ter uma ideia, uma lâmpada LED de 10W é comparável a uma fluorescente de 15W e uma incandescente de 60W.

Tem mais: O modelo praticamente não precisa esquentar para funcionar e emite uma quantidade muito baixa de raios Ultravioleta. Por ser a mais tecnológica do mercado, as lâmpadas LED não poluem, o que faz muito bem para o meio-ambiente.

HID

Conhecidas por lâmpadas de descarga, é um modelo que se baseia na condução de corrente elétrica em um meio gasoso. Seus modelos são diferenciados justamente por qual gás é utilizado no processo de descarga. São eles: Vapor de mercúrio, multivapores metálicos, vapor de sódio e lâmpadas mistas.

Com baixo consumo de energia, são extremamente brilhantes e também pequenas para a quantidade de luz que produzem. Com isso, podem iluminar grandes áreas, como lojas, fábricas, galpões e vias públicas.

Dicas de economia é na C&C

Quer saber mais dicas de economia para seu lar? Acompanhe nosso blog e também nossas redes sociais. No nosso site você vai encontrar todas as dicas para você deixar sua casa ainda mais completa. Tá esperando o quê?

Compre na C&C

Pendente em Metal para 1 Lâmpada Class Preto Pendente em Metal para 1 Lâmpada Class Preto
Lâmpada Led St64 com Filamento 4w Bivolt 2400k Luz Amarela Lâmpada Led St64 com Filamento 4w Bivolt 2400k Luz Amarela
Lâmpada Led Vela Chama com Filamento 2w Bivolt 2400k Luz Amarela Lâmpada Led Vela Chama com Filamento 2w Bivolt 2400k Luz Amarela
Fita de Led 4,4w/M 110v Plug&Play 2700k com 5 Metros Fita de Led 4,4w/M 110v Plug&Play 2700k com 5 Metros
Lâmpada Led Bulbo 15w Bivolt 6500k Luz Branca Lâmpada Led Bulbo 15w Bivolt 6500k Luz Branca
Lâmpada Halógena a55 70w 110v 2700k Lâmpada Halógena a55 70w 110v 2700k
Luminária de Piso Tripé 113cm Luminária de Piso Tripé 113cm
Lâmpada Led Tubular T8 20w Bivolt 6500k Luz Branca Lâmpada Led Tubular T8 20w Bivolt 6500k Luz Branca
Lâmpada Led Dicróica Mr16 4,9w Bivolt 3000k Luz Amarela Lâmpada Led Dicróica Mr16 4,9w Bivolt 3000k Luz Amarela
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou