Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Entenda a diferença entre calhas e rufos

Saiba quais são as diferenças entre esses elementos e entenda a importância de cada um
  Entenda a diferença entre calhas e rufos

As calhas e rufos são elementos essenciais em qualquer projeto de construção. Porém, é muito comum encontrar pessoas que não sabem diferenciá-los e, dessa forma, acabam se confundindo na hora de fazer a compra.

Para que não restem mais dúvidas, nós vamos apresentar as diferenças entre calhas e rufos, bem como a importância de cada elemento. Confira!

O que são calhas e para que servem?

As calhas nada mais são do que um tipo de canal, cuja função é coletar a água das chuvas e encaminhá-las para um reservatório.

Elas servem, principalmente, para proteger a base da sua obra e evitar possíveis danos — como a erosão da terra. Mas é preciso atentar-se: os canais devem transportar a água de maneira controlada, senão, pode haver alagamentos, apodrecimento ou umidade excessiva no ambiente.

Existem diversos tipos de calhas e cada uma possui uma função específica. Para escolher o tipo ideal para a sua obra, é preciso considerar comprimento, o tipo de telha, queda d’água e outros detalhes que envolvem essa parte da construção.

Uma das mais comuns é a calha de PVC; podem ser facilmente encontradas e são muito práticas na hora de limpar. No entanto, ela não é capaz de suportar grandes volumes de água e, por isso, devem ser instaladas apenas em construções com menos escoamento e nível moderado de chuva.

Em compensação, as calhas feitas de alumínio apresentam maior sustentação e resistência, sendo ideais para construções em regiões que sofrem com chuvas fortes. Além disso, elas também apresentam um visual diferenciado e sofisticado, sendo possível receber aplicação de tintas.

Seja qual for o material que melhor atenderá às suas necessidades, é importante que ele seja bem dimensionado de acordo com a área do telhado, e que receba manutenções frequentemente, evitando, dessa forma, que folhas e galhos interfiram na vazão da água.

O que são rufos e para que servem?

Os rufos, por sua vez, são peças moldadas e fixadas em locais específicos e servem para impedir que a água infiltre nas paredes e muros, evitando problemas futuros com infiltrações.

Há dois tipos de rufos: O de encosto, que é aplicado no encontro entre o telhado e a alvenaria. E o de capa, que é aplicado na junção entre as águas no telhado; o topo do muro é um dos locais onde se faz necessária a aplicação de rufo de capa, por exemplo.

Em ambos os casos, a fixação é feita com bucha e a vedação com silicone.

Verifique o funcionamento

O melhor momento para avaliar se as calhas e rufos estão funcionando corretamente, é durante uma chuva forte; se o fluxo de água não estiver correndo adequadamente, a calha pode estar obstruída por folhas ou sujeiras, ou ,ainda, pode estar com algum problema estrutural que necessite de correção.

No caso dos rufos, confira se as paredes possuem manchas ou descascados, e se o escoamento da água do telhado está normal, caso contrário, pode haver rachaduras, obstrução ou mau posicionamento do material.

Agora que você já sabe para que servem as calhas e os rufos, não deixe de garanti-los para a sua obra, acesse o nosso site e encontre as melhores opções.

Compre na C&C

Calha Platibanda Galvanizada 28cm com 2 Metros Calha Platibanda Galvanizada 28cm com 2 Metros
Rufo Pingadeira Galvanizado 28cm com 2 Metros Rufo Pingadeira Galvanizado 28cm com 2 Metros

Produtos que você visitou