Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Ducha ou chuveiro? Conheça as vantagens de cada aparelho

Entenda quais são as diferenças entre os aparelhos e saiba como escolher o modelo ideal para você
                                   Ducha ou chuveiro? Conheça as vantagens de cada aparelho            

A hora do banho é um momento sagrado do dia; em alguns casos, ele ajuda a relaxar para uma noite de sono tranquila e em outros, ajuda a despertar para começar o dia com mais disposição e energia.

Por isso, na hora de construir ou reformar o banheiro, é comum surgir a dúvida de qual é a melhor opção: ducha ou chuveiro? Muitos acham que se trata do mesmo aparelho, porém, assim como os nomes, o funcionamento de cada um também difere.

No post de hoje vamos mostrar as diferenças entre esses dois aparelhos, bem como suas vantagens e desvantagens, para que você possa desfrutar ao máximo desse momento tão prazeroso.

Diferença entre ducha e chuveiro

Ducha

Basicamente, a diferença entre os aparelhos está em suas formas de aquecimento e vazão da água. A ducha por exemplo, não possui sistema de aquecimento, sendo necessário instalar um aquecedor externo — que pode ser a gás, por meio de energia solar ou elétrico central.

Ela deve ser instalada em um ângulo inclinado para que a água desça com mais potência, e, por não utilizar energia elétrica no aquecimento, seu jato costuma ser mais forte, ou seja, tem maior vazão da água.

Chuveiro

Já o chuveiro elétrico possui um mecanismo próprio que aquece a água instantaneamente — como a resistência — e, por consequência, tem uma vazão bem menor. No entanto, hoje em dia há modelos de chuveiros pressurizados que são desenvolvidos especialmente para oferecer jatos d'água mais fortes e volumosos.

Vantagens e desvantagens

A ducha pode ser instalada diretamente na parede ou teto e não precisa de fiação elétrica, sendo assim, proporciona uma economia de energia muito maior quando comparada aos chuveiros. Em contrapartida, quando se trata de economia de água, a ducha sai em desvantagem, já que desperdiça o líquido gelado que fica parado entre o aquecedor e o local de saída da água.

Outro ponto muito positivo do chuveiro é o seu preço mais acessível, isso porque ele é feito com materiais isolantes — como o ABS — que são muito mais baratos do que metais utilizados para fazer as duchas.

Como escolher o melhor produto para sua casa?

Os chuveiros comuns são mais indicados para casas onde a pressão da água é mais alta, ou seja, quando o ponto de instalação do chuveiro está localizado a 5 metros (no mínimo) da caixa d'água.

Para as casas térreas, onde a distância entre o chuveiro e a fonte é mínima, recomenda-se instalar a ducha ou chuveiro com pressurizador, que ajuda a potencializar a pressão da água.

Ademais, é preciso analisar outros pontos, como a fiação elétrica da casa, o estilo de decoração, o conforto e a economia que você busca em um aparelho.

Agora que você já sabe a diferença entre a ducha e o chuveiro, assim como as suas vantagens, acesse a nossa categoria de duchas e chuveiros e encontre o aparelho ideal para sua casa.

   

Compre na C&C

Chuveiro Eletrônico Smart 7500w 220 Branco Chuveiro Eletrônico Smart 7500w 220 Branco
Ducha de Parede com Desviador E Ducha Manual Flex Cromada Ducha de Parede com Desviador E Ducha Manual Flex Cromada
Ducha de Parede Grande 10" Cromada Ducha de Parede Grande 10" Cromada

Produtos que você visitou