Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Drywall: entenda o que é e saiba quais são as suas vantagens

Veja tudo sobre essa técnica
                                   Drywall: entenda o que é e saiba quais são as suas vantagens            

Se você gosta de conferir tudo o que há de novo no universo da arquitetura e decoração, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o drywall. Mas você sabe o que é e para que serve?

Pensando nisso, preparamos esse post para mostrar tudo sobre essa técnica, bem como as suas principais vantagens. Continue com a gente e tire todas as suas dúvidas!

O que é drywall?

O termo drywall pode ser usado para definir duas coisas: as chapas com miolo de gesso acartonado (com face papel cartão), bem como a estrutura em aço das placas fixadas.

Elas podem ser utilizadas tanto em residências quanto em imóveis comerciais, desde que sejam ambientes internos.

As paredes em drywall são constituídas a partir de um gesso natural e alguns outros componentes aditivos, revestidas com lâminas de cartão duplex e dispensam o uso de argamassas. O que as tornam tão resistentes é a compressão ocasionada pelo gesso e a resistência à tração vinda do cartão.

Atualmente, é possível encontrar três tipos de chapas que se diferenciam pela cor da cobertura do papel-cartão:

  • Verde (RU): contém silicone e aditivos fungicidas em sua composição, permitindo a aplicação em áreas úmidas, como banheiros, cozinhas e lavanderias;
  • Rosa (RF): Apresenta fibras de vidro em sua fórmula e, por isso, é capaz de resistir a temperaturas elevadas, sendo ideal para instalações próximas a lareiras ou na bancada do cooktop;
  • Branco (ST): essa é a versão mais básica e, por isso, deve ser empregada apenas em ambientes internos e secos, como quartos, salas e escritórios.

Principais vantagens do drywall

Quando pensamos em reformar a casa, é comum considerar todos os detalhes que envolvem esse processo, como o gasto com materiais de construção, sujeira, demora… E só de pensar em tudo isso já dá vontade de desistir, não é mesmo?

E é aí que encontramos uma das grandes vantagens do drywall: a simplicidade de sua instalação no processo de construção. Parafusadas em uma estrutura de aço galvanizado, essas placas de gesso demandam um trabalho muito mais prático, rápido e menos bagunceiro, quando comparadas à alvenaria.

Outra grande vantagem deste material é que todos os seus componentes são recicláveis e a matéria prima do gesso (gipsita) não gera descartes tóxicos. Ou seja, trata-se de uma tecnologia limpa e sustentável, que apresenta somente 5% de resíduos na obra, contra 30% dos métodos tradicionais.

Além disso, atendem às exigências que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fazem referente a fatores como impacto, peso e isolamento.

Outra vantagem que merece destaque no que diz respeito às paredes de drywall é que elas proporcionam um isolamento acústico e térmico melhor do que as paredes de alvenaria, além de proporcionar uma área útil maior, já que possui uma espessura mais fina.

Quais são os tipos de instalações que podem ser feitas com drywall?

Para escolher o drywall como material de sua obra, é preciso identificar onde será feita sua instalação e se é possível de acordo com suas particularidades.

Veja quais são os tipos de instalações que podem ser feitas com o drywall:

Para o teto

Tratam-se de painéis de drywall próprios para o teto e que são parafusados na estrutura de aço. O forro, por sua vez, é fixado no telhado ou suspenso por tirantes sob a laje, o que auxilia na absorção dos movimentos da construção e também evita trincas e rachaduras.

Painéis prontos

São estruturas prontas, já com revestimento e acabamento. É comum encontrarmos esse tipo de drywall nas salas de estar, amparando o home theater e auxiliando na decoração do ambiente ao esconder cabos e fios.

Parede sobre parede

O drywall também pode ser um tipo de revestimento para a própria parede de alvenaria, com a possibilidade de aplicação colada ou estruturada. Proporciona o nivelamento de superfícies tortas e o conforto termoacústico de um ambiente.

Material drywall é na C&C

Se você está procurando materiais em drywall para a sua reforma ou construção, pode contar com a C&C! Aqui você encontra tudo o que precisa com os melhores preços do mercado.

   

Compre na C&C

Tinta Acrílica para Gesso E Drywall Branca 3,6 Litros Tinta Acrílica para Gesso E Drywall Branca 3,6 Litros
Placa de Gesso para Drywall Resistente Ao Fogo 120x180cm Rosa Placa de Gesso para Drywall Resistente Ao Fogo 120x180cm Rosa
Placa de Gesso para Drywall Standard 120x240cm Branca Placa de Gesso para Drywall Standard 120x240cm Branca

Produtos que você visitou