Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Dicas úteis para cuidar da grama do jardim

Veja as dicas da C&C e saiba como manter o seu gramado sempre bonito e saudável
                                   Dicas úteis para cuidar da grama do jardim            

Ter um jardim bonito e bem cuidado é o desejo de todos aqueles que possuem esse espaço em casa. Mas, para que ele fique realmente belo, é necessário preocupar-se, antes de tudo, com a grama que cobre toda a área.

Um gramado verdinho, aparado e bem cuidado é fundamental para a saúde e beleza do seu jardim. E para que ele fique sempre bonito e vistoso, é necessário tomar alguns cuidados que vão desde a escolha da grama até as manutenções regulares. Confira!

Escolha o tipo de grama adequado

Existem diversos tipos de gramas e cada uma necessita de cuidados específicos.

Para saber qual é o tipo mais adequado para a sua casa, é preciso considerar alguns aspectos, como o clima, tipo de solo e o uso que você pretende atribuir ao gramado.

Grama esmeralda: a grama esmeralda é uma das mais comuns e utilizadas em jardins residenciais. Ela é ideal para locais mais quentes e que possuem alta incidência de luz solar durante a maior parte do dia.

Possui o preço mais acessível pelo metro quadrado e, além disso, ela também apresenta uma ótima adaptação aos mais diversos climas e solos do Brasil.

Por ser extremamente resistente, essa é uma das opções mais indicadas para locais que recebem um fluxo intenso de pessoas.

Grama batatais: muito popular e utilizada, a grama batatais possui folhas mais largas e apresenta um crescimento acelerado — especialmente durante o verão — quando comparada a outras espécies. Por isso, é necessário podá-la com maior frequência (sempre que ultrapassar 5 cm).

Ela se adapta muito bem em áreas grandes e amplas e apresenta uma ótima resistência a solos mais secos e pobres.

Grama São Carlos: esse tipo é mais frágil do que as outras e, por isso, é indicado apenas para locais com pouco tráfego e muita sombra.

Ela costuma exigir mais cuidado do que as outras espécies, porém, em compensação, se mantém verde mais facilmente.

Grama Santo Agostinho: por ser altamente resistente ao calor e a umidade excessiva, a grama Santo Agostinho é a mais indicada para casas na praia ou próximas ao litoral.

Grama japonesa: para quem pretende criar um grande projeto paisagístico, o tipo de grama mais indicada é a japonesa, afinal, ela possui um grande valor estético, capaz de proporcionar um visual mais bonito e atrativo para o seu jardim.

Porém, é importante ressaltar que esse tipo de grama deve ser aparada com maior regularidade. Isso porque, quando muito alta, ela pode abafar a terra.

Cuidados durante o plantio

Depois de escolher o tipo de grama mais adequado, é hora de preparar o solo para realizar o plantio.

O primeiro passo é eliminar todo e qualquer elemento que possa estar obstruindo a superfície do solo, como pedras, entulhos, restos de cimento e outros obstáculos presentes na área. Também é fundamental fazer a erradicação de possíveis ervas daninhas.

Outra questão muito importante é realizar a adubação do terreno, para garantir o bom enraizamento do gramado e a rápida formação de novas folhas.

Inicie o plantio molhando o solo para facilitar o enraizamento das placas de grama. É recomendável plantar uma ao lado da outra, visando ao máximo o espaço entre as placas.

Durante o período de adaptação — aproximadamente 7 dias — regue a grama diariamente ao entardecer, quando o sol estiver mais fraco. Esse cuidado é essencial para evitar que as folhas sejam queimadas pelo sol.

Poda

Podar o gramado regularmente é fundamental para mantê-lo saudável. Afinal, a poda fortalece o crescimento da grama e previne o abafamento causado pelo crescimento irregular.

Mas é preciso ter muito cuidado para não cortar a grama em excesso. Isso porque, quando muito curta, a grama tende a ficar mais fraca, contribuindo para o desenvolvimento de ervas daninhas e ficando mais suscetível ao surgimento de doenças e ataques de pragas.

O ideal é não deixar abaixo de 3 cm.

Irrigação

A irrigação é um dos fatores mais importantes para garantir a saúde do seu gramado. Mas, afinal, como saber com que frequência ela deve ser realizada?

A necessidade de água depende de fatores como o escoamento do solo e o clima da região. Entretanto, de uma maneira geral, a grama deve ser regada antes que o solo da região fique completamente seco e, de preferência, pela manhã.

Porém, em dias muito quentes, também é indicado regar no final da tarde ou durante a noite.

Manutenção

Para manter o seu gramado sempre bonito e saudável, é necessário cumprir uma rotina de manutenções frequentes.

Veja quais são os cuidados que devem ser tomados:

  • Fertilize o gramado pelo menos duas vezes ao ano e, de preferência, no início da primavera e no final do verão;
  • Durante os períodos de seca, regue o gramado todas as semanas;
  • Uma vez por ano é necessário cobrir todo o gramado com uma camada de terra vegetal (aproximadamente 0,02 cm de espessura). Esse cuidado é necessário para garantir o nivelamento do gramado;
  • Após cortar a grama, varra muito bem o gramado, a fim de retirar qualquer resquício que possa ter permanecido. Isso porque as gramas cortadas podem acabar virando uma palha seca que pode prejudicar o arejamento do solo;
  • Nos meses muito chuvosos, a grama pode adquirir um tom amarelo e aspecto ralo, e isso pode ser um alerta para indicar a presença de fungos. Portanto, verifique a situação e combata o problema com produtos adequados.

Equipamentos necessários

Ter os equipamentos certos em mãos contribui (e muito!) para a saúde do gramado, afinal, eles são essenciais na hora do plantio e para realizar as manutenções periódicas.

Veja a lista dos equipamentos necessários para cuidar da grama:

  • Cortador/aparador de grama;
  • Irrigadores;
  • Soprador de folhas;
  • Enxada;
  • Sacho;
  • Pá pequena.

Agora que você já sabe como cuidar da grama adequadamente, acesse o nosso site e confira as opções que nós temos para você!

   

Compre na C&C

Aparador de Grama 1500w 110v Ap1500t Laranja E Preto Aparador de Grama 1500w 110v Ap1500t Laranja E Preto
Soprador de Folhas Elétrico Gsf-2000 2000w 220v Preto E Verde Soprador de Folhas Elétrico Gsf-2000 2000w 220v Preto E Verde
Inseticida Biológico Dimypel 20g Inseticida Biológico Dimypel 20g

Produtos que você visitou