Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Dicas para organizar os armários da cozinha

Dicas simples e úteis
                                   Dicas para organizar os armários da cozinha            

Ter uma cozinha bonita, espaçosa e organizada é o desejo de muitos, afinal, esse é um dos cômodos mais especiais da casa.

Porém, muitas vezes, acabamos não dando a atenção que esse ambiente merece ao pensar que ninguém passará por lá ou então adotamos a famosa desculpa do “depois eu arrumo”.

A questão é que, independente de receber alguém nesse cômodo ou não, manter a cozinha organizada pode facilitar a sua vida e o seu dia a dia, permitindo maior praticidade na hora de fazer as refeições e otimizando o seu tempo.

O armário é um item que contribui (e muito!) para a organização da cozinha, pois é nesse espaço que guardamos a maioria dos utensílios utilizados nesse cômodo e, por isso, é fundamental mantê-los sempre organizados.

No post de hoje, vamos apresentar algumas dicas imperdíveis que vão ajudá-lo a organizar os armários, gavetas e prateleiras da sua cozinha da melhor maneira. Confira!

Cuidado com a limpeza

A primeira coisa que você deve fazer é retirar todos os objetos e produtos que estão dentro dos armários e gavetas.

Depois, limpe todo o interior e passe um pano úmido com vinagre — isso é importante para evitar a proliferação de mofo e bactérias. Deixe as portas e gavetas abertas até que sequem completamente.

Enquanto isso, separe todos os utensílios que não utiliza mais. Doe aqueles que ainda estiverem em boas condições e jogue fora os que não têm mais utilidade.

Arrume os utensílios de acordo com a frequência que os utiliza

Antes de começar a organizar, é importante ter em mente quais são os utensílios utilizados com maior frequência e aqueles usados apenas esporadicamente.

Isso porque os itens menos utilizados devem ser colocados na parte superior dos armários deixando a parte mais acessível livre para guardar os itens essenciais.

Organize as gavetas

Os talheres devem ser organizados e separados de acordo com a sua função, isso ajuda a economizar espaço e facilita o preparo das refeições no dia a dia.

Coloque em uma das gavetas os talheres de mesa, como garfos, facas, colheres de sopa, sobremesa, café e garfinhos para doces. Em outra gaveta, você pode organizar os utensílios usados para preparar e servir os alimentos, como facas de corte, conchas, espátulas, escumadeiras e entre outros.

Toalhas de mesa, panos de prato e jogos americanos podem ser guardados na mesma gaveta, porém, é importante deixá-los e pilhas separadas para facilitar a identificação de cada item.

Abuse dos organizadores de armário

Atualmente, é possível encontrar organizadores de armários em diversos formatos: há os organizadores de porta, prateleiras encaixáveis, suporte para tampas e pratos, porta-temperos, divisor de talheres… Enfim, as opções são infinitas, práticas e muito funcionais.

Armazene objetos dentro de outros

Uma ótima maneira de economizar espaço dentro dos armários é armazenando objetos dentro de outros. Você pode fazer isso com as formas, vasilhas, panelas, potes plásticos etc; é só começar do maior para o menor e encaixar um dentro do outro.

Use prateleiras, estantes e nichos

Se você tem um milhão de vasilhas diferentes, mais outro milhão de pratos específicos para cada ocasião e sem contar nas taças que cada bebida exige, temos duas coisas a dizer: primeiro, parabéns, pois seu kit de cozinha está bastante completo e isso com certeza é algo para se orgulhar. Em segundo lugar, não se desespere: ter muita coisa não é sinônimo de bagunça!

Você pode organizar todos os seus itens abusando da distribuição em prateleiras, nichos e estantes, basta usar a sua criatividade. Para isso, é importante saber o que você mais utiliza na sua rotina culinária, a fim de não acumular coisas que tiramos do armário uma vez ao ano — e olhe lá.

Você pode utilizá-los para guardar potes de temperos, louças, eletrodomésticos e demais objetos de uso frequente.

Como organizar os mantimentos

É muito comum utilizar os armários da cozinha como despensa de alimentos, afinal, hoje em dia poucos têm espaço disponível para fazer um cômodo só para esta função.

Desta forma, precisamos encontrar um espaço que se adeque às necessidades de armazenamento que cada família possui.

Pessoas que moram sozinhas, por exemplo, necessitam de um espaço menor do armário do que uma família de quatro pessoas. Seja como for, é preciso ter organização para que as embalagens e itens perecíveis se mantenham num local que conserve-os integralmente.

  • Coloque alimentos não-perecíveis (como macarrão, arroz, açúcar, café…) em potes de vidro ou plástico;
  • Alimentos usados com menor frequência podem ser bem fechados com grampos e organizados em caixas plásticas;
  • Etiquetas também podem ser aliadas na hora de organizar os mantimentos no armário. Você pode escrever o nome de cada alimento, ou até mesmo a data de validade, e colar na embalagem ou pote;
  • Cada alimento requer um espaço específico, portanto, o ideal é optar por prateleiras com alturas variadas e não muito fundas, para facilitar a visualização de tudo. Procure empilhá-los conforme o tipo e a data de validade;
  • Compre cestinhas ou potes para armazenar balas e doces e use caixas organizadoras de plástico (ou mesmo papelão) para os demais alimentos.

Agora que você já sabe como organizar os armários da cozinha, não deixe de acessar o nosso site e conferir as soluções que nós temos para você!

   

Compre na C&C

Prateleira com Suporte para Drywall 30x90cm Branca Prateleira com Suporte para Drywall 30x90cm Branca
Prateleira Gaivota 120x19cm Branca Prateleira Gaivota 120x19cm Branca
Armário Aéreo para Cozinha Prisma 50x174cm Branco Armário Aéreo para Cozinha Prisma 50x174cm Branco

Produtos que você visitou