Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Dicas para limpar tapetes corretamente

Mantenha seus tapetes sempre limpos com essas dicas
                                   Dicas para limpar tapetes corretamente            
   

Essenciais em qualquer projeto de decoração, os tapetes conferem beleza aos ambientes e deixam os espaços ainda mais quentinhos e aconchegantes.

Porém, além de trazer beleza e conforto para os ambientes, os tapetes também acumulam uma grande quantidade de poeiras e ácaros, o que pode desencadear casos de problemas respiratórios ou agravar os quadros já existentes. Por isso, é extremamente importante manter uma rotina de limpeza frequente das peças.

Existem diversos métodos de limpeza dos tapetes. Porém, é preciso cuidado na hora de higienizar este item, pois dependendo do seu material e/ou do produto que você utilizar, a peça pode ser danificada definitivamente.

Pensando nisso, preparamos esse post com dicas muito úteis que vão ajudá-lo a limpar os seus tapetes corretamente. Confira!

Tapetes de crochê

O ideal é limpar os tapetes de crochê com água e sabão neutro. Para isso, molhe o tapete e esfregue o sabão delicadamente, deixe agir por alguns minutos e então enxágue. Coloque em um local com sombra.

Se o tapete estiver muito sujo, prepare uma mistura de 500ml de água morna, duas colheres de bicarbonato de sódio e 100ml de água oxigenada. Mergulhe o tapete na solução e deixe agir por 30 minutos. Depois é só enxaguar e deixar secar à sombra.

É importante ressaltar que, como são feitos à mão, os tapetes de crochê são muito delicados e, por isso, nunca devem ser colocados na máquina de lavar.

Tapetes de borracha

Os tapetes de borracha são os mais fáceis de limpar. Os menores podem ser colocados na máquina de lavar e os maiores podem receber uma boa varrida ou aspiração e, em seguida um pano umedecido em água e detergente neutro.

Tapetes felpudos

Os tapetes felpudos são mais propensos a acumular poeiras e, por isso, pedem mais cuidados com a limpeza do que os demais.

Para você começar, você pode passar o aspirador para retirar o excesso de pó e depois aplicar uma solução de água e detergente neutro por todo o tapete — se preferir, você pode acrescentar um pouquinho de amaciante de roupas, para dar um cheirinho e deixar o tapete mais macio.

Esfregue levemente todo o tapete no sentido dos pelos, usando uma escova macia ou a parte lisa da esponja. Depois passe um pano umedecido em água morna para retirar o detergente e os demais resíduos. Deixe secar naturalmente em local bem arejado..

Tapetes sintéticos

Tapetes sintéticos, feitos de poliéster ou nylon são muito fáceis de limpar. Lave-os com água e sabão neutro, enxague e deixe secar no sol forte.

É importante que eles sequem corretamente, pois, ao contrário, podem apresentar mau cheiro.

Para evitar o cheiro desagradável, borrife um pouco de vinagre, pois a substância vai neutralizar odores e até combater micro-organismos que podem sobreviver após a lavagem.

Carpetes

Carpetes devem ser limpos, no mínimo, uma vez ao mês. O ideal é limpá-lo apenas com o aspirador de pó ou, no máximo, um pano levemente umedecido com água e vinagre.

Mas lembre-se de manter o espaço bem arejado para que o carpete seque completamente, evitando a formação de mofo.

Limpeza à seco caseira

Alguns tipos de tapetes — como é o caso dos de pele, couro, fibra e acetinados — possuem o tecido mais delicado e podem estragar com o uso de produtos químicos ou quando expostos a água e, nesse casos, a melhor opção é apostar na lavagem à seco.

Para fazer a lavagem à seco, misture a mesma proporção de amido de milho e bicarbonato de sódio em um recipiente. Se quiser, você também pode adicionar algumas especiarias ou folhas secas perfumadas, como canela, cravo e lavanda. Misture bem o conteúdo e polvilhe o pó sobre todo o tapete.

O amido de milho e o bicarbonato de sódio ajudaram a puxar a sujeira impregnada no tapete, enquanto as folhas e as especiarias preencherão o tapete com um aroma agradável.

Deixe agir por 30 minutos e depois remova o pó com um aspirador.

Como remover manchas?

Para remover manchas, o ideal é preparar uma mistura de água e vinagre — na mesma proporção. Aplique a mistura sobre a mancha, esfregue com um pano ou esponja macia e, em seguida, finalize com um pano seco.

Caso se trate de um modelo que não pode ser molhado, a melhor alternativa é utilizar um borrifador para aplicar a solução. Borrife a mistura de água e vinagre, deixe agir por alguns minutinhos e depois pressione um papel toalha sobre a mancha.

Em todos os casos, a recomendação é não deixar que a mancha seque na peça. Por isso, limpe o mais rápido possível!

Agora que você já sabe como limpar os tapetes corretamente, não deixe de acessar o nosso site e conferir os produtos que nós temos para você!

   

Compre na C&C

Tapete em Poliéster Silk Shaggy 140x200cm Prata Tapete em Poliéster Silk Shaggy 140x200cm Prata
Tapete Laaj Algodão 90x60cm Colorido Tapete Laaj Algodão 90x60cm Colorido

Produtos que você visitou