Com o passar do tempo os pisos tendem a ficar com o aspecto de encardido e isso é completamente normal, afinal essa é uma das áreas mais afetadas pela sujeira.
Atitudes como varrer o chão e passar um pano úmido frequentemente são essenciais, mas não são suficientes para eliminar todo tipo de resíduos e manchas, para isso é necessário tomar alguns cuidados especiais.
Um piso limpo faz toda diferença em qualquer ambiente, mas a importância de mantê-lo bem cuidado vai além das questões higiênicas e estéticas. Essa rotina garante a durabilidade do piso, mantendo-o mais bonito e evitando possíveis danos no material.
Existem diversos tipos de pisos atualmente, e, cada um é feito de materiais diferentes e possuem as suas próprias especificações.
Por isso, no post de hoje, a C&C preparou uma série de dicas para que você mantenha os seus pisos sempre bonitos e bem cuidados.
Quando devo limpar o piso?
Como já foi dito, varrer e passar um pano são cuidados que devemos cumprir frequentemente, mas como saber quando o piso está pedindo uma limpeza mais elaborada?
Se o piso já não tem o mesmo brilho e algumas manchas começaram a surgir na superfície, está na hora de fazer uma limpeza mais profunda.
Confira agora, os produtos e técnicas mais adequadas para a limpeza de cada piso.
Pisos cerâmicos e porcelanatos
O porcelanato e a cerâmica são pisos delicados que requerem muito cuidado no momento da limpeza.
Antes de tudo, retire o excesso de poeira com uma vassoura de cerdas macias — esse detalhe é muito importante para que o piso não arranhe.
Depois dilua uma colher (sopa) de detergente neutro para cada 5 litros de água e aplique a solução com um pano macio por todo o piso.
Para finalizar, passe um pano seco para evitar manchas.
Pisos de madeiras
Os pisos de madeira, como o laminado ou o vinílico, são muito escolhidos por possuírem alta durabilidade, no entanto também requerem alguns cuidados constantes para mantê-los limpos e até mesmo para prolongar a sua vida útil.
O ideal é aspirar ou varrer a casa (com uma vassoura de cerdas macias) diariamente. E quando o piso pedir uma lavagem mais elaborada é recomendado utilizar um pano levemente umedecido — se preferir, pode adicionar um pouco de detergente neutro.
Prefira panos de microfibra, pois eles absorvem 7 vezes mais sujeiras que os panos de algodão.
Evite lavagens nesses tipos de pisos, já que água em abundância pode causar o estufamento da superfície.
Pisos de pedras
Pisos de predras naturais possuem alto poder de absorção, e, por isso, não suportam produtos muito concentrados. Portanto, é preciso ter muito cuidado na hora de limpá-los.
O primeiro passo é aspirar ou passar uma vassoura de cerdas macias, a fim de retirar todo o pó. Em seguida, misture água e detergente neutro para completar a limpeza.
Para dar um brilho extra ao piso, você pode acrescentar 3 colheres de vinagre branco à mistura.
Pisos de pastilhas
Uma das grandes vantagens das pastilhas é que elas não absorvem produtos com facilidade como os pisos comuns e, consequentemente, não encardem ou mancham com frequência.
No entanto, por serem muito utilizados em cozinhas e banheiros, é preciso manter uma rotina de limpeza constante.
A solução com água e detergente neutro é a mais indicada para a lavagem desse piso e você pode aplicá-la com um pano ou uma esponja. Utilize também uma escova de dentes para limpar as áreas mais difíceis como os rejuntes e cantos.
Produtos não indicados
Além da solução com água e detergente neutro — que funciona muito bem para a maioria dos pisos — há outros produtos que são específicos e indicados para cada material.
Mas uma dúvida muito comum é sobre os produtos que nunca devem ser utilizados na limpeza dos pisos. Confira!
Produtos químicos e abrasivos como água sanitária, desinfetantes, cloro e outros tipos de ácidos não devem ser utilizados nunca, pois tendem a deixar a superfície porosa e mais suscetível a manchas, prejudicando a durabilidade e aparência dos pisos.
Agora que você já sabe como limpar corretamente os pisos da sua casa, acesse o nosso site e confira as soluções que temos para você!