Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Dicas para escolher o melhor lustre para sala de jantar

Complemente a decoração da sua sala com um belo lustre
                                   Dicas para escolher o melhor lustre para sala de jantar            
       

A iluminação é um ponto fundamental na decoração da casa, afinal, ela tem o poder de transformar ambientes e criar cenários de acordo com a vontade e gosto pessoal de cada um.

E quando falamos em iluminação para sala de jantar, uma tendência muito antiga — e que se consolida até os dias atuais — é o uso de lustres para complementar esse espaço. Isso porque, além de charmoso e elegante, o lustre pendente também tem o poder de destacar a mesa e ainda cria uma sensação de aconchego graças a sua iluminação suave.

Formados por ornamentações variadas, os lustres podem conter velas ou lâmpadas, além do uso comum de materiais como metal, vidro e cristal para buscar uma maior reflexão da luz. Diante da imensa variedade de opções, escolher o modelo ideal para a sua sala pode não ser uma tarefa tão simples.

Para garantir que o ambiente fique harmônico, funcional e ao mesmo tempo convidativo, é preciso considerar aspectos como o tamanho e o formato da mesa de jantar, a distância entre a mesa e o teto, o orçamento disponível e, é claro, o estilo de decoração do cômodo.

No post de hoje, vamos apresentar algumas dicas muito úteis que vão te ajudar a escolher o lustre ideal para sua sala de jantar. Confira!

Considere o tipo de mesa

As mesas de jantar podem ser quadradas, redondas ou retangulares, e cada uma delas combina com um tipo específico de lustre.

Os lustres redondos, quadrados ou com formatos verticais, por exemplo, ficam melhores em mesas ovais, quadradas e redondas, enquanto os lustres retangulares ou lineares (com peças dispostas em linhas) se adequam melhor às mesas retangulares.

É claro que essa não é uma regra absoluta e, se quiser, você pode usar lustres redondos ou verticais em cima de mesas retangulares. Porém, o formato do lustre acaba destacando a forma da mesa quando encontrados em aspectos semelhantes. Dessa forma, o visual fica mais bonito e harmônico.

Se a sua intenção é utilizar uma luminária que não tenha o formato proporcional à mesa, é interessante fazer, pelo menos, uma compensação no tamanho da peça. Ou seja, se optar por um lustre redondo sobre uma mesa retangular, o ideal é dar preferência para peças que sejam proporcionalmente grandes. Assim, ele valoriza o modelo da mesa pelo seu tamanho, ao invés do formato.

Pense no tamanho do lustre

O tamanho do lustre deve ser proporcional ao tamanho da mesa, para não deixar a peça parecendo grande ou pequena demais.

Para um visual mais harmônico, o ideal é que o comprimento do lustre seja equivalente a metade do comprimento da mesa. Porém, essa medida pode ser menor se o lustre for de um modelo mais alto, já que, nesse caso, ele ficará mais imponente devido a sua altura e não pelo comprimento.

Posição do lustre em relação à mesa de jantar

É indicado deixar uma distância de 70 a 90cm entre o lustre e a mesa para não bloquear a vista de quem está sentado e, ao mesmo tempo, manter uma proximidade para focar a iluminação e criar um efeito aconchegante.

É fundamental que o ponto de instalação do lustre no teto esteja centralizado em relação à mesa.

Tipos de lustres

  • Lustres redondos: possuem o formato arredondado e a largura proporcional à profundidade;
  • Lustres quadrados: são retos e possuem a largura e a profundidade iguais ou muito semelhantes;
  • Lustres verticais: possuem a altura maior do que a largura;
  • Lustres lineares: apresentam vários elementos dispostos e alinhados, um ao lado do outro;
  • Lustres retangulares: geralmente possuem o formato retangular, como o próprio nome indica. Porém, alguns modelos podem apresentar cantos arredondados

Agora que você já sabe como escolher o lustre ideal para a sua sala de jantar, acesse o nosso site e encontre a luminária perfeita para você!

   

Compre na C&C

Lustre Clássico para 3 Lâmpadas Fumê Lustre Clássico para 3 Lâmpadas Fumê
Lustre Treviso para 5 Lâmpadas 46x143cm Transparente Lustre Treviso para 5 Lâmpadas 46x143cm Transparente
Pendente Redondo para 6 Lâmpadas Milano 30cm Espelhado Pendente Redondo para 6 Lâmpadas Milano 30cm Espelhado

Produtos que você visitou