Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Dicas para cuidar do jardim no inverno

Veja as dicas imperdíveis que a C&C trouxe para ajudá-lo a deixar suas plantas e flores mais bonitas e saudáveis
                                   Dicas para cuidar do jardim no inverno            
       

Cuidar do jardim durante todo o ano é uma tarefa de extrema importância, porém, as plantas necessitam de diferentes cuidados de acordo com cada estação.

Durante o inverno o metabolismo das plantas desacelera, o que acaba retardando o processo de desenvolvimento responsável por armazenar energias e nutrientes para florescer na primavera e no verão. Ou seja, as plantas ficam mais frágeis e suscetíveis ao clima.

No post de hoje, a C&C traz dicas imperdíveis que vão te ajudar a cuidar das plantas e deixá-las ainda mais saudáveis para a próxima estação. Confira!

Diminua a quantidade de água

O inverno é o período mais frio e seco do ano, no entanto, as temperaturas mais baixas dificultam a evaporação da água presente no solo. Sendo assim, as plantas necessitam de menos regas do que em outras estações.

Esse cuidado também deve evitar a proliferação de fungos, que são mais comuns nessa época.

Para averiguar a necessidade de água, toque na terra com os dedos, se o solo estiver completamente seco, é hora de regar. Realize esse ritual, preferencialmente, pela manhã, assim, a planta poderá utilizar a água ao longo do dia para realizar a fotossíntese.

Manere na poda

Evite podar demasiadamente. Retire somente as folhas e os galhos secos e quebrados; isso evita que a planta desperdice energia com as partes mortas, concentrando-se apenas em suas partes saudáveis.

Dê atenção ao solo

Se o solo for de fácil manuseio, mexa na terra frequentemente para aumentar a sua oxigenação. Esse procedimento permite que as raízes recebam mais ar para nutrir as plantas.

Adube o solo com ingredientes orgânicos, como húmus de minhoca ou substrato. Esse cuidado contribui com a retenção de água e o desenvolvimento das raízes.

Proteja as espécies dos ventos fortes

O vento costuma ser mais intenso e gelado durante o inverno, o que é extremamente preocupante, já que ele pode derrubar os vasos, revirar a terra e arrancar folhas e galhos.

A melhor maneira de preservar o seu jardim é criando um muro verde. Coloque as plantas mais altas e resistentes na parte externa, enquanto as mais frágeis devem permanecer no centro.

Se o jardim ficar na varanda de um prédio alto, é recomendável fechar a sacada com uma proteção de vidro para impedir o acesso de ventos mais intensos.

Proteger as plantas de ventos fortes é essencial, mas engana-se quem pensa que colocar espécies que estão acostumadas a viver ao ar livre dentro de casa é uma boa ideia. A mudança brusca do clima entre os ambientes pode acabar por estressar as plantas ao invés de protegê-las.

Cuidado com o frio extremo

Plantas tropicais necessitam de proteção redobrada em dias e locais muito frios. Por isso, recomenda-se cobri-las com plásticos ou tecidos de TNT durante as noites.

Plantas e flores da estação

Se você quer arrasar no visual do seu jardim durante o inverno, com espécies bonitas e saudáveis, vale a pena apostar em flores e plantas adaptáveis à estação. São elas:

  • Ciclame;
  • Narciso;
  • Azaléia;
  • Gardênia;
  • Gérbera;
  • Ipê-Amarelo.

O ideal é que a plantação ocorra antes do inverno, pois durante essa estação as sementes têm maior dificuldade para se adaptarem ao solo.

Agora que você já sabe como cuidar do seu jardim durante o inverno, acesse a nossa categoria de jardinagem e confira as soluções que temos para deixar as suas plantas mais bonitas e saudáveis!

   

Compre na C&C

Conjunto 1 para Jardinagem 3 Peças Laranja Conjunto 1 para Jardinagem 3 Peças Laranja
Tesoura para Poda Profissional Tesoura para Poda Profissional

Produtos que você visitou