Se você está construindo ou reformando a sua casa, é importante considerar que é lá que você passará a maior parte do seu tempo, portanto, é necessário tomar todos os cuidados para deixá-la o mais confortável possível e exatamente do jeitinho que você deseja.
Para isso, é preciso atentar-se a todos os mínimos detalhes, e, um deles é o acabamento das paredes.
Como o próprio nome sugere, o acabamento da parede serve para dar uma aperfeiçoada no visual, proporcionando um resultado mais satisfatório.
Mas você sabe quais são os tipos de acabamento e como escolher o mais adequado para cada cômodo? Para ajudá-lo com essa questão, vamos apresentar algumas informações muito úteis que vão esclarecer todas as suas dúvidas. Confira!
Tipos de acabamentos para parede
Guarnição
As guarnições são acabamentos que podem ser usados tanto nas áreas internas quanto externas. Trata-se de uma espécie de moldura que serve para complementar a instalação de portas e janelas, escondendo, dessa forma, o rejunte encontrado entre o batente e a porta.
Normalmente elas acompanham o mesmo material e cor das portas e janelas — que pode ser madeira, alumínio, poliestireno e PVC — mas isso não é uma regra; é possível optar por guarnições de materiais diferentes desde que ela converse com o estilo decorativo do ambiente.
Lembre-se de estar com as medidas exatas do local de instalação no momento da compra, isso é importante para escolher uma guarnição que tenha o tamanho compatível.
Sanca
A sanca também funciona como uma moldura, só que, nesse caso, é para o teto. Geralmente elas são feitas de gesso e podem assumir formatos e desenhos diferentes.
Sua finalidade é exclusivamente decorativa, podendo proporcionar um ar mais clássico e romântico ou sofisticado e elegante.
Você pode optar pela sanca aberta, que possui um vão de abertura, permitindo incluir uma iluminação embutida ou uma sanca fechada, que não apresenta nenhum tipo de abertura e pode ter a frente reta ou com moldura.
Rodapé
O rodapé é um acabamento que compõe tanto a parede quanto o piso e é um dos tipos mais essenciais, pois, além de possuir uma função estética, ele também protege a parede da água e do acúmulo de sujeiras e mofos.
Assim como as guarnições, também não há regras para escolher o rodapé; eles podem acompanhar a mesma cor e material do piso ou não, tudo dependerá do seu gosto e do estilo de decoração que você pretende atribuir ao cômodo.
Acabamentos para paredes internas
Há uma infinidade de materiais e revestimentos que podem compor o acabamento de paredes internas, tais como: vidros, tijolos, pedras, tecidos, papéis, tintas… Enfim, a lista é enorme.
Para escolher, você deve avaliar as especificações de cada um, a fim de conferir qual se adapta melhor às suas preferências e ao estilo que você pretende dar ao cômodo.
Acabamentos para cozinha, banheiro e área externa
Por serem ambientes que recebem mais umidade, eles necessitam de acabamentos específicos e mais resistentes.
Geralmente utilizam-se revestimentos cerâmicos, porcelanatos e azulejos, pois estes apresentam maior durabilidade e facilidade na limpeza.
Agora que você já sabe quais são os tipos de acabamentos e como escolhê-los, acesse o nosso site e confira as soluções que temos para você!