Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Dicas de iluminação para valorizar os ambientes

Além de ser fundamental para a rotina dos moradores, um bom projeto de iluminação também tem o poder de valorizar a arquitetura dos espaços
                                   Dicas de iluminação para valorizar os ambientes            
       

Já sabemos que um bom projeto de iluminação é um ponto fundamental e importantíssimo em qualquer projeto arquitetônico, não é mesmo? Mas, além de cumprir o seu papel de iluminar ambientes, as luzes também têm o poder de valorizar a arquitetura dos espaços e transmitir as sensações corretas em cada cômodo da casa, seja ela de relaxamento e conforto, ou de estímulo de vitalidade.

Para acertar esses efeitos e valorizar ainda mais os seus ambientes, é importante considerar uma série de fatores que vão desde a temperatura da lâmpada e tipos de luminárias até as técnicas de iluminação recomendadas. Pensando nisso, preparamos este post com dicas imperdíveis que vão te ajudar a dar um up nos seus espaços. Veja só!

Fonte de luz principal

A fonte de luz principal é aquela responsável por iluminar todo o espaço de maneira uniforme e, geralmente, fica localizada no centro do cômodo. É importante contar com essa fonte de luz em quase todos os ambientes da casa, mas ela costuma ser especialmente valorizada em cozinhas, salas, banheiros e dormitórios.

Lustres e plafons são ótimas opções para valorizar esse tipo de iluminação.

Considere o espaço do cômodo

Levar em conta a dimensão do cômodo e o espaço disponível é um ponto muito importante para a estética e funcionalidade do local. Portanto, opte por luminárias que sejam proporcionais ao espaço onde serão instaladas e ao tamanho do ambiente, para um visual mais harmônico e equilibrado.

Além disso, uma iluminação também tem o poder de ampliar espaços pequenos. Crie uma sensação de amplitude com focos de luz no teto e atrás de espelhos.

Já em ambientes com o pé direito mais alto, a dica é investir em luminárias do tipo pendentes ou lustres com o cabo comprido, para que fiquem em uma altura intermediária entre o teto e a cabeça das pessoas que circularem pelo cômodo.

A lâmpada certa para cada ambiente

As lâmpadas quentes e amarelas são indicadas para locais onde o descanso e o lazer são prioridades, como é o caso dos quartos, salas e varandas. Isso porque elas proporcionam maior sensação de aconchego.

Já para os ambientes remetem ao trabalho — como cozinhas, escritórios, lavanderias e até banheiros — recomenda-se o uso de lâmpadas frias e brancas, pois estas proporcionam maior concentração e aumentam a visibilidade, facilitando a execução das tarefas.

Técnicas de iluminação

Cada projeto de ambiente requer uma técnica de iluminação específica. Veja quais são as principais técnicas e como usá-las:

Luz direta: como o próprio nome indica, a luz direta é aquela que ilumina diretamente um ponto específico. Como uma luminária sobre uma escrivaninha, por exemplo.

Luz indireta: essa é uma técnica mais suave, onde a luz reflete na superfície e distribui-se por todo o cômodo. Funciona, basicamente, como uma luz de ambientação.

Luz difusa: o objetivo dessa técnica é iluminar todo o cômodo de maneira uniforme, sem gerar fortes contrastes e sombras muito marcadas.

Wall washer: essa técnica consiste em adicionar pontos de luz alinhados no chão ou no teto, criando uma sensação de amplitude da parede. Esse efeito também permite destacar detalhes decorativos como quadros, vasos e esculturas.

Alie estética e funcionalidade

Já sabemos que a iluminação é um dos elementos mais importantes da casa, e que sem uma luminosidade adequada fica impossível exercer as atividades rotineiras, portanto, é preciso prezar por sua funcionalidade.

Porém, também é importante valorizar a sua função estética, afinal, uma iluminação eficiente também deve trabalhar em favor da decoração, criando um visual equilibrado e convidativo.

Uma sugestão interessante é brincar com um jogo de luz que possa destacar espaços e objetivos e, ao mesmo, disfarçar os cantos vazios. Você também pode apostar em uma iluminação de destaque sobre móveis de grande porte, nichos ou prateleiras.

Atente-se também ao estilo das luminárias e abajures, pois eles devem combinar entre si e com os demais elementos presentes no cômodo.

Agora que você já sabe como aproveitar a iluminação para valorizar os seus espaços, acesse o nosso site e confira as opções incríveis que temos para você!

   

Compre na C&C

Lâmpada Led Bulbo 12w Bivolt 3000k Luz Amarela Lâmpada Led Bulbo 12w Bivolt 3000k Luz Amarela
Lâmpada Led Bulbo 15w Bivolt 6500k Luz Branca Lâmpada Led Bulbo 15w Bivolt 6500k Luz Branca
Pendente Retangular Aramado em Alumínio para 2 Lâmpadas 35x18cm Preto Pendente Retangular Aramado em Alumínio para 2 Lâmpadas 35x18cm Preto

Produtos que você visitou