Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Dicas de cuidados da casa na praia

Dicas e cuidados para manter sua casa de praia bem cuidada o ano inteiro

Não tem nada melhor do que ter uma casa de praia para passar os dias quentes de verão, não é mesmo? Mas, quando o assunto é casa de veraneio, sabemos que ela costuma ficar desocupada por longos períodos de tempo e, por isso, é preciso ter alguns cuidados.

Afinal, casas em cidades litorâneas apresentam suas desvantagens, entre elas a ação da maresia — grande inimiga de janelas, portões, móveis e eletrodomésticos. Como outros problemas que podem surgir como acúmulo de poeira e invasão de insetos, além do mofo e bolor na parte interna.

Então se você tem uma casa de praia e já está ansioso(a) para a chegada do verão, nós preparamos dicas imperdíveis para que ela fique bem cuidada e confortável, pronta para você e sua família curtirem momentos de lazer. Confira!

1. Abra a casa

Casas de praia costumam ficar meses fechadas. Isso pode acumular poeira, mofo ou bolor e, por fim, acarretar em problemas para a saúde. O recomendado é fazer visitas periódicas ao imóvel ou ter alguém que possa regularmente abri-la e cuidá-la.

Procure colocar os colchões, toalhas, lençóis e roupas que ficaram guardados por muito tempo para tomar um sol, pois o calor ajuda a eliminar ácaros e mofo.

2. Livre-se do mofo

Fora de temporada é inevitável ter que fechar a casa. Isso faz com que o ambiente fique sem circulação de ar — o que pode ocasionar o temido mofo, capaz de provocar alergias e problemas respiratórios como rinite, bronquite, entre outros danos à saúde.

A situação pode agravar caso existam infiltrações e goteiras, pois elas aumentam a umidade e pioram os problemas com fungos. Então, antes de sair do imóvel, verifique se não há telhas quebradas ou canos furados. E, ao retornar, areje o imóvel inteiro. Os impermeabilizantes podem ser uma ótima saída para quem quer se prevenir de possíveis problemas com infiltrações.

Abra portas e janelas, deixe o ar circular. Caso perceba manchas de mofo nas paredes, dilua água sanitária e aplique-a sobre as marcas, assim elas logo desaparecerão. Para prevenir, você pode apostar em tintas para parede que são mais resistentes a esse problema.

3. Corte a grama

É muito comum encontrar vegetação em casas de praia, pois elas são importantes para refrescar o ambiente. Mas, se você tem um gramado na sua casa de praia, sabe que ele demanda um cuidado especial — tanto para que ele não seja danificado, quanto para evitar que cresça demais e acabe atraindo animais.

O ideal é que, durante o período do inverno, sejam feitos ao menos dois cortes por mês. Durante o verão, o cuidado deve ser semanal.

4. Dedetização

 

Caso sua casa fique próxima a terrenos baldios, ou permaneça por muito tempo fechada, é muito comum que ela tenha algumas visitas indesejadas, como a dos insetos. Para evitar isso é simples: mantenha a dedetização em dia! O mais indicado é programar a renovação para alguns dias antes de voltar a frequentar o imóvel.

5. Armários

Quando os armários ficam fechados por muito tempo, acabam ficando com cheiro de bolor — isso acontece devido à pouca circulação de ar no ambiente. Para prevenir, tenha o vinagre branco como seu aliado. Encharque um pano ou esponja com esse produto e passe no interior dos armários. Assim, eles ficarão livres dos fungos tão nocivos à saúde.

6. Estofados

Toda a umidade e calor do litoral afetam diretamente os estofados e colchões. Por isso, nossa dica de ouro, são as capas protetoras. As capas servem como uma espécie de “barreira”, deixando seus estofados mais conservados. Lembre-se de passar o aspirador de pó em todos os estofados para eliminar possíveis microorganismos.

Por fim, para manter a saúde de quem frequenta a casa, troque tanto os colchões quanto os travesseiros de 2 em 2 anos, devido à sua vida útil.

7. Piscina

É muito comum ter piscinas em casas de praia, mas elas precisam de cuidados frequentes. De maneira alguma podemos deixá-la com água parada por meses, principalmente para evitar a proliferação de insetos. Mas, por outro lado, também não é recomendado que elas fiquem vazias, pois isso pode danificar o material no qual são feitas e até arruiná-las para sempre.

É possível encontrar aqui na C&C vários produtos próprios para limpeza de piscina e mantê-la livre de micro-organismos. O mais conhecido é o cloro, mas preste bastante atenção na hora de utilizá-lo: o ideal é ter alguém que faça manutenção constante da piscina para evitar possíveis problemas como vazamentos.

8. Caixa d água

É essencial cuidar da limpeza da caixa d'água em uma casa de praia. O ideal é que seja um dos primeiros cuidados a se tomar ao chegar em uma casa de veraneio. Sem uso, a água parada na caixa perde o cloro e pode apresentar problemas sérios como fungos e bactérias, além da contaminação por algas que pode causar doenças.

O recomendado é fazer uma limpeza de 6 em 6 meses. Uma boa alternativa é optar por uma caixa d’água impermeabilizante — capaz de resistir ao aparecimento de fungos.

Gostou das nossas dicas para cuidar da sua casa de praia? Só aqui na C&C você encontra os melhores produtos para limpeza e manutenção da sua casa de veraneio.

Compre na C&C

Viapol Contra Umidade Balde 18 Litros Viapol Contra Umidade Balde 18 Litros
Tinta Acrílica Chega de Mofo Branco 3,6 Litros Tinta Acrílica Chega de Mofo Branco 3,6 Litros
Caixa D Caixa D'Água em Polietileno Água Protegida com 310 Litros Azul
Piscina com Armação de Metal 4.485 Litros Azul Piscina com Armação de Metal 4.485 Litros Azul
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou