Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Dia da Água: 11 dicas para aderir um consumo consciente

Siga as dicas da C&C e deixe sua casa ainda mais sustentável
                                   Dia da Água: 11 dicas para aderir um consumo consciente            
   

Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água. Criada em 1992 pela ONU, essa data possui o intuito de conscientizar a população sobre o consumo de água em todo o mundo, a fim de incentivar a preservação dos recursos hídricos.

Para comemorar essa data, a C&C preparou um conteúdo especial com dicas que vão ajudar você a reduzir o consumo de água no dia a dia da sua casa. Veja só!

1. Reduza o tempo no banho

Um banho de 15 minutos com o chuveiro ligado o tempo todo pode gastar em média 135 litros de água, e isso é quase o consumo geral indicado para cada pessoa por dia.

Portanto, procure diminuir o tempo no banho e lembre-se sempre de fechar o registro ao se ensaboar e ao passar o shampoo e condicionador no cabelo. Essas são atitudes simples, mas que fazem uma enorme diferença no final do mês.

2. Evite usar mangueiras

Uma mangueira aberta durante 30 minutos pode consumir de 206 a 560 litros de água, dependendo da sua abertura e pressão da água. Por isso, ao limpar calçadas e garagens, procure usar apenas uma vassoura ou água reutilizável.

Para lavar o carro, utilize apenas um balde de água com um pano ou esponja macia. E no caso de jardins, dê preferência sempre aos regadores.

3. Reutilize água

Coloque um balde ou bacia em um quintal aberto em dias de chuva para captar a água e aproveite também a água da máquina de lavar roupas. Elas podem ser reaproveitadas para a descarga ou para lavar garagens e quintais.

4. Acumule roupas para lavar

Deixe acumular uma boa quantidade de roupas usadas para, só então, usar a máquina de lavar. Dessa forma, você diminui a frequência de uso da máquina e, consequentemente, reduz o consumo de água.

5. Não deixe a água escorrer à toa

Mantenha o registro fechado ao escovar os dentes, esfregar as roupas e as louças. Abra a torneira apenas quando for enxaguar.

6. Cheque vazamentos e faça manutenções frequentemente

Um buraquinho de apenas 2mm no encanamento pode gerar um desperdício de até 3.000 litros de água por dia, o que equivale a quase um mês da necessidade de consumo de uma pessoa.

Por isso, realize manutenções nos tubos e canos frequentemente e, caso note algum vazamento, corrija o problema imediatamente.

7. Feche o registro periodicamente

O registro de água é o que permite a passagem de água na casa como um todo. Portanto,manter o registro geral fechado em momentos do dia em que não há gasto algum é outro método importante para evitar gastos necessários.

Com o registro fechado é garantia de que nenhum vazamento pequeno ou torneira gotejando aconteça. É uma medida tomada para precaução apenas, mas que pode apontar problemas na sua casa.

8. Vaso sanitário com caixa acoplada

Os vasos sanitários tradicionais, com válvula de descarga na parede, consomem, em média, cerca de 18 litros de água a cada uso; o que, convenhamos, representa um volume muito maior do que o necessário.

Com o objetivo de reduzir esse gasto excessivo, foram produzidos modelos de vasos que contam com uma caixa acoplada, que, se comparados ao modelo comum, gastam cerca de ? a menos de água.

Isso porque os vasos que contam com caixa acoplada possuem um fluxo limitado por acionamento e exigem um tempo para ser liberado novamente, ao contrário das descargas de parede, que mesmo equipadas com reguladores de vazão, ainda podem ser acionadas quantas vezes quiser.

9. Descarga de acionamento duplo

Você sabia que usar sempre a mesma quantidade de água nas descargas pode ser um total desperdício? Para reduzir esse volume, uma boa saída é trocar a sua descarga tradicional por uma que possua duplo acionamento.

Em resumo, esse sistema de acionamento conta com um mecanismo duplo: um para dejetos líquidos, que libera apenas 3 litros de água a cada acionamento e outro para dejetos sólidos, que libera 6 litros de água.

Essa tecnologia pode proporcionar uma economia de 30% de água por ciclo de descarga.

10. Torneiras com temporizador e sensor de presença

Muito comuns em estabelecimentos públicos – que atendem uma alta demanda de usuários por dia – as torneiras com temporizador e sensor de presença são ótimas opções para quem está em busca de reduzir o consumo de água e, claro, o valor da conta no final do mês.

Graças a sua tecnologia que interrompe o fluxo de água em alguns segundos, ambos os modelos são capazes de economizar até 70% do consumo de água.

11. Redutores de vazão

Seguindo a mesma linha das descargas com dispositivo duplo, existem também os redutores de vazão de água. Esse dispositivo atua impedindo a saída total de água em torneiras e chuveiros, diminuindo o fluxo de água na saída pelo cano.

Atualmente existem produtos que já vêm com um redutor de vazão embutido, mas também é possível comprar o equipamento de maneira separada, o que proporciona que você o instale em toda a sua casa.

Economize com a C&C

Agora que você já sabe como reduzir o consumo de água na sua casa, acesse o nosso site e confira as soluções que temos para você!

   

Compre na C&C

Válvula de Descarga 1.1/4 Válvula de Descarga 1.1/4'' Hydra Duo Cromada
Arejador Completo Articulado para Torneira Padrão Deca, Fabrimar E Docol Cromado Arejador Completo Articulado para Torneira Padrão Deca, Fabrimar E Docol Cromado
Regador com Bico Fino 2 Litros Verde Regador com Bico Fino 2 Litros Verde
Caixa Acoplada com Duplo Acionamento para Bacia Ic2400 Branca Caixa Acoplada com Duplo Acionamento para Bacia Ic2400 Branca
Torneira para Lavatório de Mesa Pressmatic Compact Cromado Torneira para Lavatório de Mesa Pressmatic Compact Cromado
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou