O jardim de pedras dos seus sonhos é mais simples de fazer do que você imagina! E não importa o tamanho do espaço disponível. Pode ser um cantinho pequeno dentro da sua casa ou um ambiente maior, como o quintal, um jardim já existente ou até mesmo a fachada da sua residência ou estabelecimento. Ele ficará lindo de qualquer forma!
Contudo, se você seguir os oito passos abaixo sobre como fazer um jardim de pedras, garantimos que as chances do resultado final ser ainda mais incrível serão maiores. Confira abaixo!
1. Defina e conheça o espaço onde será instalado
Antes de colocar a mão na terra, é preciso definir qual o local ideal para que o jardim de pedras seja criado.
Como comentamos, existem diversas oportunidades ao ar livre onde um jardim de pedras pode ser desenvolvido, como pátio, quintal, caminho da entrada da residência, área da piscina, terraço, entre outros. Definido esse ponto, é hora de partir para a organização conforme o ambiente definido.
Analise o tamanho do jardim externo ou interno e seus limites. Se for preciso, realize uma medição do espaço utilizando uma fita métrica ou uma trena.
Escolha o local ideal para montar o seu jardim de pedras.
2. Planeje o design do jardim de pedras
Na sequência, pense sobre os itens que você gostaria de utilizar para ambientá-lo. Aqui, vale soltar a imaginação já que a estética do jardim de pedras, sem dúvidas, é um dos pontos principais.
Para fomentá-la, você pode usar e abusar, mas com sabedoria, de elementos como pedras, vasos, plantas, musgo, pontes, lagos artificiais, lanternas e outros adereços.
Avalie, por exemplo, a combinação entre as pedras e o gramado para deixar o ambiente harmônico. Ao final, o importante é que você crie um jardim com personalidade própria, que complemente o restante da paisagem.
3. Prepare o terreno
O segundo passo na criação de um jardim de pedras é dar vida a ele. Portanto, prepare o terreno, remova plantas velhas, raízes de árvores, ervas-daninhas, pedras soltas e outros detritos que possam interferir negativamente na construção. Além disso, deixe o espaço não só limpo, mas também plano.
Ainda que seja uma tarefa relativamente simples, você vai precisar de um aparador de grama, pás e tesoura — ferramentas ideais e indispensáveis para utilizar nesta etapa.
Com as ferramentas ideais, prepare o solo.
4. Adicione uma barreira de contenção
Com tudo pronto, para evitar que as pedras se espalhem, adicione uma barreira de contenção em torno do perímetro do seu jardim. Ela pode ser feita de madeira, pedra, metal ou plástico.
5. Escolha as plantas adequadas
Escolher as plantas adequadas para o ambiente disponível é importante, pois há espécies que exigem não só maior espaço, como são recomendadas para tipos de solos específicos. Também é importante levar em consideração as condições de clima do local.
Montar um jardim de pedras com suculentas ou cactos, por exemplo, é uma boa opção se você deseja uma manutenção mais prática, já que são resistentes ao calor, e a capacidade de armazenamento de água é de até 30 dias.
Estude quais plantas são adequadas e recomendadas para o lugar e solo escolhido.
6. Solte a criatividade
Decidir criar e decorar um jardim de pedras é uma excelente oportunidade para soltar a criatividade e fazer combinações com diferentes cores, texturas e tamanhos de pedras, plantas e tantos outros elementos.
Você pode ordenar os itens em formas circulares pelo jardim. Também é possível formar um caminho para passagem e até mesmo símbolos. Fica lindo!
Seja criativo e ouse na decoração do seu jardim de pedras.
7. Complemente seu jardim
Com o jardim de pedras praticamente finalizado, que tal transformá-lo em um espaço não só de contemplação, mas também útil para a sua rotina?
Para aproveitar melhor o jardim, torne-o um ambiente de convívio, utilizando bancos, cadeiras, mesas, vasos e floreiras. Assim, o local será ideal para relaxar ou até mesmo confraternizar ao lado da família e dos amigos.
Para dar ainda mais charme ao espaço, invista em itens como velas, almofadas e aromatizadores.
Torne o jardim um lugar mais aconchegante com a inserção de itens.
8. Realize manutenções regularmente
Realizar manutenções em um jardim de pedras ajuda a manter a beleza e o funcionamento adequado da sua criação. Além disso, previne problemas futuros e aumenta sua durabilidade.
A manutenção garante que as pedras estejam firmemente assentadas no solo e niveladas. Não queremos que ninguém tropece ou escorregue, não é mesmo? Outro ponto é que as pedras soltas podem danificar a vegetação ao redor do jardim ou causar erosão do solo em dias de chuva.
Mais uma vantagem é que a manutenção evita o crescimento de plantas invasoras e ervas-daninhas, impedindo que a integridade dos outros elementos seja comprometida.
Lembre-se também de limpar regularmente as pedras e os elementos decorativos utilizando escovas, vassouras ou água.
Não se esqueça de realizar manutenções periódicas.
Quer seguir esse passo a passo e já começar a selecionar os itens perfeitos para o seu futuro jardim de pedras? Acesse o site da Casa & Construção clicando aqui e confira uma série de produtos de jardinagem!