A decoração é uma etapa extremamente importante em qualquer projeto de construção ou reforma; afinal, é ela que dá vida, cor e originalidade aos ambientes, deixando-os com a sua cara e do jeitinho que você sempre imaginou.
Quando se trata de decoração e design tudo é válido, desde que combine com você, é claro! Não adianta ter uma casa elegante e bem decorada, digna de revistas, se ela não dialoga com os moradores. Por isso, é fundamental escolher um estilo decorativo que retrate as suas preferências e transmita a sua personalidade para cada cantinho da casa.
Se você gosta de um visual mais natural e que remete todo o charme e aconchego das casas de campo, a decoração rústica pode ser perfeita para você!
Pensando nisso, preparamos este post para mostrar tudo sobre o estilo rústico, bem como algumas dicas para incorporá-lo na sua casa. Veja só!
O que é decoração rústica?
Íntima, descontraída e muito acolhedora, a decoração rústica é conhecida por valorizar elementos naturais e acabamentos mais simples e rudimentares.
Seu principal objetivo é fazer com que aquele clima gostoso e tranquilizante que sentimos na natureza também seja transmitido no nosso lar.
Dicas para adotar uma decoração rústica
1. Móveis
Uma das principais características da decoração rústica é o uso de madeira em seu estado bruto na composição dos ambientes. Por isso, procure por móveis no estilo de demolição, sem acabamento e com marcas do tempo, como a pintura descascada, por exemplo.
As camas geralmente são menores e mais estreitas, mas, por sua vez, os guarda-roupas, cômodas, mesas e cadeiras devem possuir dimensões maiores.
Os sofás devem ser grandes e cobertos de almofadas e mantas para transmitir conforto e aconchego.
Fique à vontade para fazer reformas no móvel, caso ache necessário. Mas lembre-se: nesse estilo, a imperfeição é valorizada e vista com bons olhos, portanto, não se preocupe muito com acabamentos.
2. Cores
A paleta de cores do estilo rústico deve ser inspirada em elementos da natureza, portanto, aposte no azul, verde, branco-sujo, amarelo e tons terrosos, como o vermelho, laranja, marrom e areia.
3. Estampas e tecidos
O estilo rústico adora uma mistura de estampas, por isso, não tenha medo de ousar e invista no xadrez, floral, listras, patchwork, algodão, chita, tricô, couro e fibras naturais.
4. Revestimentos
Pedras naturais, tijolos, madeiras e cimento queimado são os materiais mais indicados para revestir pisos e paredes nesse estilo.
Isso porque eles apresentam aquele aspecto bruto e natural que a decoração rústica tanto preza. Além disso, esses elementos também transmitem uma sensação de conforto e acolhimento.
5. Objetos decorativos
Para decoração, invista em peças artesanais feitas à mão e que trazem um toque de antiguidade. Quadros com paisagens naturais, detalhes em ferro e objetos metálicos também são muito bem-vindos.
Plantas, flores e folhagens naturais espalhadas pela casa são ótimas para acrescentar frescor e a sensação de proximidade com a natureza.
6. Iluminação
Valorize a iluminação natural durante o dia com janelas amplas e abertas, e para a noite, aposte em luminárias com lâmpadas amareladas, pois elas deixam os ambientes mais aconchegantes e valorizam os detalhes brutos dos móveis e objetos.
Tem casa e decoração? Tem C&C!
Agora que você já sabe como incorporar o estilo rústico na decoração da sua casa, acesse o site da C&C e confira as opções incríveis que nós temos para você!