Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Decoração para cozinha: 5 dicas para aderir ao estilo retrô

Deixe sua cozinha mais bonita, acolhedora e com um toque vintage
                                     Decoração para cozinha: 5 dicas para aderir ao estilo retrô            
   

Em tempos de modernidade e tecnologia, onde os móveis e eletrodomésticos estão cada vez mais sofisticados, pode até parecer estranho que as cozinhas retrô estejam tão em alta. Mas, na verdade, esse estilo sempre esteve presente no universo da arquitetura e está ganhando cada vez mais força nos projetos de decoração, trazendo mais beleza e conforto para este ambiente tão especial.

A cozinha retrô é nostálgica, charmosa, alegre e, ao mesmo tempo, delicada. Seu principal objetivo é reproduzir as principais tendências de design das épocas clássicas, trazendo uma sensação de aconchego e acolhimento que faz lembrar a casa da nossa mãe ou, até mesmo, da nossa avó.

No post de hoje, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a incorporar essa tendência incrível na cozinha da sua casa. Confira!

1. Pense nas cores

O segredo da cozinha retrô é investir em cores alegres e vivas. Você pode optar por uma composição com tons fortes e vibrantes ou partir para uma tendência mais clean e delicada.

No primeiro caso, aposte em tons vibrantes de azul, amarelo, vermelho ou verde – principalmente nos móveis, eletrodomésticos e utensílios de cozinha. Já na segunda alternativa, o ideal é usar tons pastéis ou as famosas candy colors, nas tonalidades de rosa, verde, amarelo e azul claro. Um fundo todo branco é ótimo para sustentar essa paleta mais suave.

2. Escolha os móveis

Nesse ponto, o ideal é apostar em móveis que resgatam as tendências de design de épocas passadas. Pode ser simplesmente uma releitura através de uma peça nova ou uma mobília original da época.

Móveis geométricos, com molduras ou curvas são ótimos para compor esse estilo. Para deixar as peças com mais personalidade, aposte em uma pintura colorida e invista em puxadores redondos ou em formato de concha.

3. Pisos e paredes

As cozinhas com design antigo costumam abusar de azulejos decorados para enfeitar as paredes, deixando o ambiente alegre e colorido com suas diferentes cores e estampas.

Ladrilhos hidráulicos, azulejos portugueses e arabescos são excelentes opções. Mas se você quiser optar por algo mais clean e menos chamativo, o ideal é apostar em uma boa pintura, com cores suaves em tons pastéis ou, ainda, em papéis de parede com estampas clássicas e sutis.

Para revestir o chão, você pode optar por um piso vinílico, ladrilhos hidráulicos, pastilhas ou um revestimento xadrez preto e branco, que lembra o famoso piso das lanchonetes da época.

É necessário apenas atentar-se para a harmonia visual entre o chão e a parede, sem se esquecer, também, dos elementos que virão depois.

4. Peças de cerâmica

As peças de cerâmica fazem sucesso na decoração retrô, especialmente quando exibem estampas delicadas. Aposte em xícaras, canecas, potes e pratos que valorizam esse material.

5. Deixe tudo à mostra

Louças e utensílios à mostra são a cara do estilo retrô. Por isso, é interessante investir em armários abertos, prateleiras e nichos para valorizar a visualização desses objetos.

Agora que você já sabe como incorporar o estilo retrô na cozinha da sua casa, acesse o site da C&C e encontre as opções incríveis que nós temos para você!