O estilo oriental vem ganhando cada vez mais espaço na arquitetura e decoração das residências brasileiras — seja no interior ou apenas alguma característica presente na fachada da casa. Suas principais inspirações concentram-se no Japão e na China, mas também pode apresentar traços com influências da Índia, Turquia, Egito, Tailândia e Malásia.
Além de absorver as características típicas desses países, como o uso de cores vibrantes e objetos místicos, a decoração oriental busca um equilíbrio entre a beleza, o minimalismo e a funcionalidade, criando um visual muito agradável e transmitindo uma sensação de tranquilidade e relaxamento aos ambientes.
Gostou da ideia e quer trazer a tranquilidade da decoração oriental para os seus ambientes? A C&C preparou esse post com diversas dicas que vão ajudá-lo a incorporar esse estilo na decoração da sua casa. Confira!
Cores e estampas
As cores suaves e neutras são muito bem-vindas nesse estilo. Aposte nos tons de bege, cinza, marrom e branco para compor a base da decoração. Para os detalhes, pode ser interessante usar tons de vermelho e dourado, enquanto o preto pode ser utilizado para destacar as formas geométricas das divisões.
Estampas florais ou com elementos tradicionais (como leques, pássaros, dragões e cerejeiras) caem muito bem neste estilo. Você pode incorporá-las nos ambientes através de almofadas, cortinas, papéis de parede ou adesivos.
Móveis
Como falamos anteriormente, o minimalismo é uma das principais premissas do estilo oriental. Portanto, valoriza-se aqui o uso de poucas peças.
Os móveis desse estilo podem ser de madeira ou fibras naturais, como o bambu, palha, linho e o rattan, desde que apresentem um design minimalista. Mesas baixas e retangulares (típicas das salas japonesas) são ótimas para valorizar a decoração oriental.
Outra dica bem legal é utilizar almofadas como opção de assento para substituir as tradicionais cadeiras e poltronas.
Já no quarto, as camas devem ser baixas e dispostas ao nível do chão. O futon é um modelo de cama bastante indicado para esse uso. Trata-se de um colchão confeccionado com diversas camadas de algodão e colocado sobre um tatame de madeira.
Elementos da natureza
A cultura oriental valoriza (e muito!) a natureza, portanto, não tenha medo de acrescentar elementos naturais dentro da sua casa.
Aposte nas plantas tradicionais, como bonsais, peônias, flor de lótus e bambu e espalhe-as por todos os cantos da casa. Além de embelezar os ambientes, elas também devem contribuir para criar aquele clima tranquilizante.
Valorize a iluminação natural
Além dos princípios do design minimalista, a iluminação natural é outro aspecto fundamental para o estilo oriental.
Isso porque a luz natura traz vida e frescor aos ambientes, deixando-os mais iluminados e arejados.
Para isso, procure usar janelas grandes e amplas, que sejam totalmente de vidro. Outra alternativa é apostar nas aberturas de teto, como as clarabóias.
Use biombos
Os biombos são uma peça tradicional e muito comum na decoração oriental. Eles podem ser utilizados para criar divisórias entre ambientes integrados, para conferir privacidade a um determinado espaço ou apenas como acessório decorativo, substituindo a tradicional cabeceira da cama, por exemplo.
Além disso, os biombos podem ser facilmente removidos, o que possibilita a sua troca de posição e, consequentemente, uma decoração sempre renovada.
Dê preferência para os modelos produzidos em materiais naturais, como o bambu, ou aposte dos tecidos com estampas florais e outros elementos tradicionais.
Agora que você já sabe como incorporar esse estilo na decoração da sua casa, acesse o nosso site e confira as opções que nós temos para você!