Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Decoração: estilo natural ou rústico?

Saiba como trazer o conforto e a tranquilidade da natureza dentro do seu lar
                                   Decoração: estilo natural ou rústico?            
   

A decoração é uma etapa extremamente importante em qualquer projeto de construção ou reforma, afinal, é que ela que dá vida, cor e originalidade aos ambientes, deixando-os com a sua cara e do jeitinho que você sempre imaginou.

Quando se trata de decoração e design tudo é válido, desde que combine com você, é claro! Não adianta ter uma casa elegante e bem decorada, digna de revistas, se ela não dialoga com os moradores.

Por isso, é fundamental escolher um estilo decorativo que retrate as suas preferências e transmita a sua personalidade para cada cantinho da casa.

Se você gosta de um visual que remeta a natureza, a decoração rústica ou a natural podem ser perfeitas para você!

Sofisticadas, funcionais e simples, elas procuram imitar a natureza como ela é, trazendo frescor e leveza para dentro de casa.

No post de hoje, vamos mostrar tudo sobre esses estilos, bem como algumas para incorporá-los na sua casa. Confira!

Decoração rústica

O estilo rústico valoriza tudo que é natural e faz com que aquele clima gostoso e tranquilizante que sentimos na natureza também seja transmitido no nosso lar.

Veja como incorporar esse estilo na sua casa!

Móveis

Uma das principais características da decoração rústica é o uso de madeira em seu estado bruto na composição dos ambientes, por isso, procure por móveis no estilo demolição, sem acabamento e com marcas do tempo, como a pintura descascada, por exemplo.

Invista em peças antigas, com personalidade e história. Quanto mais velhas forem, melhor será o resultado.

As camas geralmente são menores e mais estreitas, mas, por sua vez, os guarda-roupas, cômodas, mesas e cadeiras devem possuir dimensões maiores.

Os sofás devem ser grandes e cobertos de almofadas e mantas para transmitir conforto e aconchego.

Fique à vontade para fazer reformas no móvel, caso ache necessário. Mas lembre-se: nesse estilo, a imperfeição é valorizada e vista com bons olhos, portanto, não se preocupe muito com acabamentos.

Revestimentos

Pedras, tijolos, madeiras e cimento queimado são os materiais mais indicados para revestir pisos e paredes nesse estilo.

Isso porque eles apresentam aquele aspecto bruto e natural que a decoração rústica tanto preza. Além disso, esses elementos também transmitem uma sensação de conforto e acolhimento.

Cores

A paleta de cores de estilo rústico é composta pelo branco-sujo, tons pastéis e terrosos, como o vermelho, laranja, marrom, verde e areia.

Estampas e tecidos

O estilo rústico adora uma mistura de estampas, por isso, invista no xadrez, floral, listras, patchwork, algodão, chita, tricô, couro e fibras naturais.

Iluminação

Valorize a iluminação natural durante o dia e, para a noite, aposte em luminárias com lâmpadas amareladas, pois elas deixam os ambientes mais aconchegantes.

Objetos decorativos

Para decoração, invista em peças artesanais, feitas à mão e que trazem um toque de antiguidade. Quadros com paisagens naturais, detalhes em ferro e objetos metálicos também são bem-vindos.

Plantas, flores e folhagens naturais espalhadas pela casa são ótimas para acrescentar frescor e a sensação de proximidade com a natureza.

Decoração natural

O estilo natural na decoração tem princípios semelhantes ao contemporâneo, com ambientes acolhedores, o uso de texturas variadas, mistura de estilos e, principalmente, traz referências da natureza.

Os ambientes devem priorizar o relaxamento, buscando equilíbrio visual e espiritual através do contato com elementos naturais e da harmonia de cores e formas.

Veja como incorporar esse estilo na sua casa!

Móveis

Assim como o estilo rústico, o natural também valoriza muito o uso de móveis em madeira, porém com um acabamento mais fino e delicado.

Dê preferência para móveis simples e funcionais, com acabamento laqueado e tons mais claros, como o mel ou o branco lavado.

Revestimentos

O estilo natural preza pela mistura de elementos e materiais, portanto, o leque de opções para revestir paredes e pisos é enorme.

Você pode investir em porcelanatos, cerâmicas, pedras e madeiras, sempre dando preferência para os tons claros e traços delicados.

Os papéis de parede também são muito bem-vindos nesse caso. Opte por uma estampa floral e crie um visual incrível.

Cores

O estilo natural procura transmitir uma sensação de tranquilidade e acolhimento aos ambientes, e para isso, não há nada melhor do que usar cores cruas e claras. Aposte nos tons de branco, bege e nos pastéis.

Você também pode acrescentar alguns objetos com cores mais alegres para quebrar a monotonia do ambiente. É necessário apenas ter cuidado para exagerar e deixar o visual muito pesado.

Estampas e tecidos

A decoração natural valoriza estampas florais com desenhos e padrões simples, sem muitos exageros.

Entre os tecidos disponíveis, o algodão, o linho e o couro podem fazer muito sucesso. Tapetes felpudos e aveludados também são bem-vindos, já que proporcionam uma sensação de conforto maior.

Iluminação

Nada como uma iluminação natural para valorizar ainda mais esse estilo. Aposte também em luminárias e abajures com lâmpadas amareladas.

Objetos decorativos

O uso de plantas e flores é uma das principais características desse estilo, por isso, não tenha medo de espalhá-las por todos os cantos da casa.

Outra dica muito legal, é utilizar aromatizadores e velas com cheirinho. Além de embelezar os espaços, eles também contribuem para deixar os ambientes ainda mais acolhedores.

Quadros e vasos simples também podem compor o decór.

Decoração é na C&C

Agora que você já sabe como incorporar esses estilos na sua casa, não deixe de acessar o nosso site e conferir as opções incríveis que nós temos para você!

   

Produtos que você visitou