A cozinha é um dos cômodos que mais vem ganhando destaque dentro de casa e isso não é à toa! Afinal, é lá que passamos boa parte dos nossos dias, preparando refeições saborosas, recebendo entes queridos e realizando outras atividades domésticas necessárias.
Porém, erros na cozinha sempre acabam em tragédia, seja pela receita que passou do ponto ou pelas escolhas equivocadas na decoração.
Por isso, é necessário tomar alguns cuidados ao planejar e decorar esse cômodo, para que ele possa atender todas as suas necessidades e proporcionar um espaço mais agradável para a execução das atividades, bem como para receber as visitas.
O ideal é que o cômodo possa fornecer uma sensação de aconchego e acolhimento, para que todos possam preparar e saborear adequadamente as suas refeições e, nesse caso, cada pequeno detalhe pode fazer uma enorme diferença.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você acertar no projeto de decoração da sua cozinha. Confira!
Escolha pisos e revestimentos adequados
Além de limpeza e organização, uma cozinha também precisa de muita praticidade. E um ponto que contribui diretamente para isso é a escolha dos pisos e revestimentos.
Pisos de cores muito vibrantes e textura áspera podem afetar negativamente a harmonia do visual, além de serem mais difíceis de limpar. No entanto, pisos de cores muito claras e extremamente lisos podem deixar o ambiente monótono e, ainda, causar acidentes domésticos.
O ideal é encontrar um equilíbrio entre os elementos; por exemplo: pisos neutros são ótimos para valorizar ambientes com mobiliário de cores vibrantes. Mas, se você pretende adotar móveis mais simples e neutros, um piso estampado e mais chamativo pode ser a melhor escolha.
Pedras naturais, ladrilhos, pastilhas e cerâmicas são excelentes opções para cozinhas, pois, além de conferir um visual mais bonito, eles também oferecem praticidade e facilidade na limpeza.
Atente-se para a escolha das cores
Além de oferecer praticidade, as cozinhas também precisam transmitir a sensação de conforto necessária para realizar as atividades e para acomodar melhor os seus convidados.
Se o ambiente possui dimensões reduzidas, o indicado é optar por uma paleta de cores mais claras, com tons pastéis e neutros. Isso porque eles causam uma sensação de ampliação do espaço, permitindo que a iluminação alcance todos os cantos.
Mas se você dispõe de um espaço amplo, as cores mais vibrantes são muito bem-vindas. A escolha das tonalidades deve depender do seu gosto e personalidade, porém, dentre as cores mais indicadas para esse ambiente, estão o vermelho e o laranja, que possuem a capacidade de estimular o apetite.
Pense na iluminação com cuidado
Um dos pontos mais importantes de qualquer cômodo – em especial das cozinhas – é, sem dúvida, a iluminação.
Para obter uma iluminação adequada, é preciso pensar em mais do que apenas uma fonte de luz, pois isso pode tornar o ambiente monótono e cansativo.
O ideal é utilizar um ponto de luz principal – que, normalmente, fica localizado no centro da cozinha e é responsável por iluminar todo o ambiente de maneira uniforme – e outras fontes complementares, que devem ser instaladas em pontos estratégicos.
Para a iluminação principal, você pode apostar em um plafon; esse modelo de luminária é perfeito para proporcionar uma luz que seja confortável aos olhos e, ao mesmo tempo, clara o suficiente para conferir uma visão apropriada do espaço.
Já para a iluminação complementar, você deve priorizar os locais de produção. Por exemplo: se você possui um armário em cima da pia ou da bancada, considere instalar pontos de luz com spots embutidos, isso proporcionará uma iluminação direcionada sobre essas áreas.
Outro ponto muito importante, é o tipo de lâmpada que você deve utilizar. No caso das cozinhas, o ideal é optar por lâmpadas de LED brancas, pois estas são mais estimulantes e proporcionam melhor visibilidade, facilitando o manuseio dos alimentos e outros utensílios.
Aproveite os espaços na parede
Aproveitar bem os espaços disponíveis é fundamental para garantir a funcionalidade, praticidade e rapidez que os trabalhos na cozinha exigem. Por isso, saiba fazer o melhor proveito de cada cantinho desse ambiente.
Uma ótima maneira de fazer isso, é utilizando armários aéreos, estantes e prateleiras; esses itens são ideais para deixar os utensílios e demais produtos sempre ao alcance das mãos ou, até mesmo, para expor objetos decorativos.
Além disso, aproveitar as paredes também é uma maneira eficiente de otimizar o espaço, já que não compromete as áreas de produção e circulação do cômodo.
Cultive uma pequena horta vertical
Cultivar uma horta vertical é uma ótima sugestão para quem gosta de ter temperos frescos sempre à mão. Além de ser muito útil, elas deixam a cozinha ainda mais charmosa e têm tudo a ver com a decoração do ambiente.
Lembre-se apenas de cultivar os temperos em um local com boa incidência de luz solar.
Agora que você já sabe como decorar a sua cozinha adequadamente, acesse o site da C&C e confira as opções que nós temos para você!