A cozinha é um dos cômodos que mais vem ganhando destaque dentro de casa e isso não é à toa, afinal, é lá que passamos boa tarde dos nossos dias, preparando refeições saborosas, recebendo entes queridos e realizando outras atividades domésticas necessárias.
Dessa maneira, fica claro que, além de ter uma cozinha prática e funcional, também é preciso que ela seja visualmente bonita e agradável.
Se você está pensando em renovar a decoração da sua cozinha, mas não tem muito dinheiro sobrando e nem quer encarar o quebra-quebra e a sujeira típica das grandes reformas, não se preocupe! Preparamos este post com diversas dicas simples que vão ajudá-lo a decorar a sua cozinha de maneira prática e o melhor: sem gastar muito. Confira!
1. Aposte nos papéis de parede
Optar por um belo papel de parede é uma das maneiras mais fáceis e rápidas de decorar um ambiente.
Com diversas opções de cores e estampas, ele é capaz de conferir um ar totalmente novo ao espaço, além de ser fácil de aplicar, evitando, assim, a sujeira e o quebra-quebra que os outros revestimentos podem causar.
No entanto, como a cozinha é um ambiente que está frequentemente exposto à gorduras e a umidade, é necessário optar por um tipo de papel que seja resistente e fácil de limpar. Os papéis de parede mais indicados para cozinhas são aqueles feitos de PVC, que possuem alta resistência para ambientes úmidos e não absorvem a gordura com facilidade.
2. Troque a torneira
Se você pensa que a torneira é só mais um item qualquer na cozinha, é aí que você se engana! Com designs inovadores e cada vez mais funcionais, as torneiras e misturadores para a cozinha também podem funcionar como um ótimo item de decoração.
Basta escolher a que mais te agrada e que pode agregar na decoração da sua cozinha.
3. Aproveite os espaços nas paredes
Aproveitar bem os espaços disponíveis é fundamental para garantir a funcionalidade e rapidez que os trabalhos na cozinha exigem, além de contribuir com a estética visual do ambiente.
Uma ótima maneira de fazer isso é utilizando os famosos nichos e prateleiras; esses itens são essenciais para organizar utensílios e demais produtos, deixando-os sempre ao alcance das mãos ou, até mesmo, para expor objetos decorativos.
Além disso, aproveitar as paredes também é uma maneira eficiente de otimizar o espaço, já que não compromete as áreas de produção e circulação do cômodo.
4. Valorize a iluminação
Um dos pontos mais importantes de qualquer cômodo é, sem dúvidas, a iluminação. E no caso das cozinhas não poderia ser diferente! Isso porque ela é responsável por auxiliar e facilitar os trabalhos realizados nesse ambiente.
Além disso, também é possível renovar totalmente o clima do ambiente com uma simples troca de luminárias.
O ideal é utilizar um ponto de luz principal – que, normalmente, fica localizado no centro da cozinha e é responsável por iluminar todo o ambiente de maneira uniforme – e outras fontes complementares, que devem ser instaladas em pontos estratégicos.
Para a iluminação principal, você pode apostar em um plafon ou pendente; esses modelos de luminárias são perfeitos para proporcionar uma luz que seja confortável aos olhos e, ao mesmo tempo, clara o suficiente para conferir uma visão apropriada do espaço.
Já para a iluminação complementar, você deve priorizar os locais de produção. Por exemplo, se você possuir um armário em cima da pia ou da bancada, considere instalar pontos de luz com spots embutidos; isso proporcionará uma iluminação direcionada sobre essas áreas.
Outro ponto muito importante, é o tipo de lâmpada que você deve utilizar. No caso das cozinhas, o ideal é optar por lâmpadas de LED brancas, pois estas são mais estimulantes e proporcionam melhor visibilidade, facilitando o manuseio dos alimentos e outros utensílios.
5. Invista em um móvel novo
Por último, mas não menos importante, você também pode investir em armários e gabinetes novos para a sua cozinha. Além de terem um grande peso estético, esses móveis também são bastante funcionais. Por isso, antes de fazer a sua escolha, leve em consideração as suas principais necessidades.
É possível optar por modelos simples, só com gavetas – que são ideais para guardar as panelas. No entanto, se essa opção não supre todas as necessidades, vale apostar em modelos com portas e organizadores.
Mas, se você não estiver disposto a investir em móveis novos, pode ficar tranquilo! Que tal reformar aquela peça que você já tem em casa? Você pode mudar a cor, trocar os puxadores ou alterar apenas algumas portas e gavetas, basta ter um pouquinho de tempo e muita criatividade!
Casa e decoração é na C&C!
Agora que você já sabe que é possível deixar a sua cozinha ainda mais bonita e funcional sem gastar muito, não deixe de acessar o site da C&C e conferir as opções que nós temos para você!