Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Conheça os tipos de texturas para parede

Saiba quais são os tipos de texturas e confira as dicas para a sua aplicação
  Conheça os tipos de texturas para parede

Se você está buscando mudar o visual de um ambiente de maneira prática e econômica, investir em um revestimento novo para as paredes é uma ótima opção. Isso porque eles ajudam a valorizar a estética do espaço, deixando-o ainda mais convidativo.

Dentre as diversas opções de revestimentos, podemos encontrar as texturas para parede. Essa é uma forma simples de decorar um ambiente, gastando pouco e sem demandar muito do seu tempo. Além de ser muito fácil, e você mesmo pode fazer na sua casa.

Outro ponto muito positivo desta técnica, é que existe uma infinidade de opções de texturas que podem ser aplicadas em diversos tipos de superfície, tanto em ambientes internos quanto externos.

Pensando nisso, a C&C preparou esse post para mostrar como funciona essa técnica e quais são os tipos de texturas.

Efeito grafiato

O grafiato é uma das técnicas mais populares e utilizadas; essa textura pode ser feita a partir de uma mistura de grânulos de quartzo e cristais minerais.

Você pode aplicá-la com a ajuda de uma espátula e depois que a massa estiver bem seca, é só pintar com a cor de sua preferência.

O resultado é um visual mais rústico e resistente a umidade, sendo ideal para ambientes externos e fachadas.

Efeito riscado

Essa é uma das técnicas mais fáceis de fazer e está sempre em alta quando o assunto é tendência.

Para obter esse efeito é só utilizar uma escova ou até mesmo uma vassoura; aplique fazendo movimentos verticais com a massa ainda fresca. Esses movimentos devem ser feitos com força, porém devagar.

Efeito chapiscado

O efeito chapiscado é a melhor opção para quem pretende usar massas granuladas finas e/ou em paredes lisas. Seu efeito é obtido com o uso de rolos de pintura texturizado.

Efeito quadriculado

É recomendado realizar essa técnica com o uso de massas para texturas específicas.

Antes de iniciar esse procedimento, é necessário limpar bem a parede, depois aplique a massa uniformemente e, então, passe uma espátula nas direções desejadas até obter o efeito esperado.

Dicas para aplicar texturas

  • Cada textura exige uma massa específica e materiais próprios, no entanto, alguns equipamentos são coringas para as aplicações. São eles: espátula de aço, desempenadeira lisa de metal, desempenadeira lisa de plástico, trincha média e lixa;
  • Antes de aplicar a textura é necessário preparar o espaço; forre o chão com jornais ou plástico para evitar que suje o piso;
  • Lixe bem a parede, deixando a superfície completamente lisa para receber a aplicação;
  • Após finalizar todo o procedimento, é necessário aguardar o período de 24 horas para a secagem completa do revestimento para poder encostar os móveis, pendurar quadros ou qualquer acessório decorativo na parede.

Agora que você já conhece os principais tipos de texturas, acesse o nossa categoria de tintas e acessórios e encontre a opção ideal para você!

Produtos que você visitou