Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Conheça os tipos de cooktop e saiba como instalá-los

Confira dicas imperdíveis e escolha o melhor cooktop para sua cozinha!
  Conheça os tipos de cooktop e saiba como instalá-los

O cooktop é um eletrodoméstico que apresenta praticidade e alta performance. Sua função é semelhante a de um fogão convencional, porém, diferente deste, não possui forno embutido. É a escolha perfeita para quem está buscando uma cozinha funcional, moderna e elegante.

Por isso, se você está pensando em adquirir um cooktop, mas ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do produto, é só continuar acompanhando o post! Separamos tudo o que você precisa saber sobre os modelos, assim como algumas informações sobre instalação. Confira!

Tipos de cooktop

Existem 3 tipos de cooktop: a gás, elétrico e por indução. Todos apresentam praticidade e sistemas de segurança para evitar acidentes. A diferença entre eles consiste, basicamente, nas funções que cada um possui. Entenda melhor sobre isso abaixo.

Cooktop a gás

Como o nome sugere, sua fonte de alimentação é o gás — que pode ser encanado ou vir do botijão. Ele gasta menos energia que os demais modelos e tem a vantagem de comportar qualquer tipo de panela.

Cooktop elétrico

 

Esse modelo necessita apenas de energia elétrica para funcionar e não gera chama em suas bocas. Sua grande vantagem é a capacidade de esquentar muito rápido, tornando o tempo de preparo dos alimentos muito menor.

 

Além disso, ele conta com um sistema de controle de temperatura muito preciso. Por isso, o ideal é utilizar panelas resistentes e com fundo reto para não danificar o aparelho.

Cooktop por indução

 

Assim como o modelo elétrico, o cooktop por indução também depende de energia elétrica para funcionar; porém, nesse caso, o calor é gerado através de um campo eletromagnético entre a superfície do fogão e a panela. Por conta disso, ele só funciona se utilizar panelas adequadas — com fundo de ferro ou aço multicamadas — e só esquenta se ela estiver posicionada na zona de cocção.

Sua principal vantagem, em relação aos outros modelos, é que ele esfria no momento em que é desligado, tornando-o muito mais seguro.

Agora que você já conhece as principais diferenças entre os modelos de cooktop, confira quais são os cuidados que deve tomar para a instalação.

Cuidados pré-instalação

Primeiramente é preciso ter ciência de que o cooktop é um eletrodoméstico projetado para cozinhas planejadas; por isso, se a sua for convencional será preciso adaptar uma bancada específica para a instalação do mesmo.

Antes de começar a instalar, é preciso tomar alguns cuidados a fim de evitar acidentes durante seu uso — e também para obter o melhor desempenho do aparelho.

  • A bancada onde ele será instalado deve ter de 2 a 6 centímetros de espessura e o tamanho deve ser compatível com as medidas do cooktop.
  • Verifique também se o material do tampo é forte o suficiente para sustentar o peso e se é resistente ao calor.
  • Leve em consideração a questão elétrica, isso porque alguns modelos de cooktop necessitam de uma tomada exclusiva, enquanto outros devem ser instalados diretamente na rede elétrica. Por isso, consulte o manual antes de iniciar.

Após verificar todos os detalhes, é só começar a instalação. O processo é muito simples e você mesmo pode instalar — porém é recomendado contratar mão de obra especializada.

Como instalar o cooktop

A instalação varia de acordo com o modelo escolhido, mas no geral, o primeiro passo é marcar as medidas do cooktop no local onde será instalado, depois providencie o furo na bancada de acordo com as medidas. É importante lembrar que deve haver um espaço de aproximadamente 10cm entre a parede e o cooktop.

No caso do cooktop a gás, o ponto de saída do gás deve estar a um metro de distância (no mínimo) do fogão, já para os elétricos, deverá instalar uma tomada ao lado do local onde ele ficará posicionado.

Para fixá-lo você deverá utilizar os parafusos que vêm com o produto. Depois, ligue o aparelho à conexão que utilizará e seu cooktop estará pronto para o uso.

Agora que já conhece os tipos de aparelho e sabe como a sua instalação é simples e sem segredos, acesse a nossa “categoria de fornos e cooktops” e escolha o melhor modelo para você.

Compre na C&C

Fogão Cooktop 5 Queimadores Gás Mesa Vidro Preto Bivolt  Fogão Cooktop 5 Queimadores Gás Mesa Vidro Preto Bivolt
Fogão Cooktop 4 Queimadores Gás Mesa Vidro Preto Bivolt  Fogão Cooktop 4 Queimadores Gás Mesa Vidro Preto Bivolt

Produtos que você visitou