Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Conheça os principais tipos de paredes e que tinta aplicar em cada uma

Aqui na C&C você conhece os tipos de parede e quais tipos de tintas que você deve usar em cada uma.

Toda reforma e construção exige um planejamento minucioso para não causar dor de cabeça, gastos a mais ou problemas que poderiam ter sido previstos - e consequentemente evitados - desde o começo.

Além do mais, é através de um projeto de obra bem estruturado que o resultado final de sua construção será visualizado passo a passo. Desde a definição do tipo de material de construção à decoração final. Portanto, entender cada etapa é fundamental para o sucesso do trabalho.

No post de hoje, a C&C trouxe algumas informações importantes sobre os principais tipos de paredes. Assim, definir quais são as ideais de acordo com o seu projeto ficará muito mais simples e fácil de escolher. Confira!

Alvenaria de vedação

As alvenarias de vedação são compostas por tijolos cerâmicos ou blocos de concreto comum. Essa especificidade permite a esse tipo de parede a exclusiva função de dividir os ambientes, não suportando cargas verticais — apenas o próprio peso de sua estrutura.

Esse tipo de parede permite que, na elaboração do projeto arquitetônico, você tenha diversas opções estruturais. Isso porque a alvenaria de vedação possibilita a presença de grandes vãos, pois utiliza vigas e pilares para sustentar a estrutura.

A espessura dessas paredes muda conforme a dimensão do bloco que será utilizado. Os mais comuns para essa estrutura são os de 4, 6 e 8 furos, variando de 8 a 15cm.

Alvenaria estrutural

Por sua vez, como o nome sugere, a alvenaria estrutural tem a função principal de oferecer estrutura ao cômodo, além de dividi-los. Sua composição pode ser feita por tijolos cerâmicos ou blocos de concreto estruturais — nunca utilize tijolos ou blocos comuns.

Das principais vantagens da alvenaria estrutural, podemos destacar a redução do consumo de fôrmas de madeira, aço e concreto.

Além disso, ela também garante uma agilidade na construção e um custo reduzido em relação ao sistema convencional de vigas, pilares e lajes, fora a comodidade de ter um canteiro de obras muito mais organizado.

Paredes Drywall

O termo Drywall diz respeito a um tipo de vedação que pode ser utilizado tanto em residências quanto em locais comerciais, desde que sejam ambientes internos e sem grande contato com a umidade.

Esse é um método de construção seca, pois não utiliza água e nem materiais como a argamassa, o cimento e o concreto, por exemplo. Logo, o resultado é rápido, sustentável e com bem menos produção de resíduos.

As paredes em Drywall são constituídas de um gesso natural e alguns outros componentes aditivos, revestidos com lâminas de cartão duplex. O que a torna tão resistente é a compressão ocasionada pelo gesso e a resistência à tração vinda do cartão.

Paredes wood frame

As paredes wood frame são similares à Drywall, porém sua parte estrutural é feita com madeira maciça e as chapas de revestimento com painéis em chapas OSB (Oriented Strand Board). Esse componente é formado por lascas de madeira reflorestada coladas em variados sentidos e direções.

O tipo de parede wood frame apresenta considerável vantagem sendo feito com madeira no quesito sustentável. Por ser um material renovável, seu impacto ambiental é menor em relação à construções que envolvem estruturas e revestimentos de cimento.

Além disso, a construção é leve e seca, o que permite seu transporte e armazenamento de peças com equipamentos e espaços menores. Por fim, a produção em vedação vertical é bem maior que as outras estruturas em madeira devido às chapas de OSB.

Já escolhi minha parede! E agora? Qual tinta devo usar?

Lembra quando mencionamos a importância do projeto inicial para o planejamento de todo material que seria utilizado? Aqui temos um excelente exemplo!

A decoração faz parte do processo de construção. Logo, quando finalizamos a obra, chega a hora de deixar o ambiente com a sua carinha. E a pintura das paredes também faz parte disso! Portanto, é fundamental saber qual tipo de tinta usar conforme o tipo de parede. Confira alguns exemplos de especificidades:

  • Alvenarias: para esse tipo de parede, a tinta acrílica é a mais indicada, tanto para pinturas internas quanto externas, além de gesso, reboco com cal, cimentados, tijolos e concretos.
  • Drywall: nas paredes drywall, recomenda-se o uso de tinta látex ou PVA, no entanto a acrílica também pode ser utilizada para esse acabamento.
  • Wood frame: por fim, para o tipo de parede wood frame, as opções são a tinta esmalte ou verniz, principalmente em áreas externas; essa parede também suporta tinta látex ou PVA.

Material de construção online é na C&C

Viu só?! Planejando sua obra você consegue definir o tipo de parede ideal de acordo com o ambiente, bem como o acabamento final em tintura.

E para aproveitar os melhores preços, a C&C é a loja de material de construção online ideal para sua reforma. Confira nossa ofertas!

Compre na C&C

Bloco Cerâmico 9x19x19cm Avermelhado Bloco Cerâmico 9x19x19cm Avermelhado
Massa para Drywall Extrafina Placomix E 28kg Branca Massa para Drywall Extrafina Placomix E 28kg Branca
Tinta Acrílica Fosco Coralar Branco Neve 18 Litros Tinta Acrílica Fosco Coralar Branco Neve 18 Litros
Tinta Látex 3 em 1 Branco 18 Litros Tinta Látex 3 em 1 Branco 18 Litros
Tinta Látex Pva Palha 18 Litros Tinta Látex Pva Palha 18 Litros
Verniz Polisten Transparente 3,6 Litros Verniz Polisten Transparente 3,6 Litros
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou