Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Conheça os principais tipos de impermeabilizantes

Veja quais são os principais tipos de impermeabilizantes e saiba qual é o melhor para a sua casa
                                     Conheça os principais tipos de impermeabilizantes            
   

Construir a casa própria é o sonho de milhares de pessoas, afinal, quem não quer ter um cantinho que transmita toda a sua personalidade para chamar de seu?

Mas, para evitar futuras dores de cabeça e para que o resultado saia como esperado, é preciso pensar em muito mais do que apenas o estilo decorativo; é extremamente importante investir em sistemas que protejam o seu imóvel de possíveis adversidades, como, por exemplo, o uso de impermeabilizantes.

Os impermeabilizantes são substâncias hidrorepelentes que impedem a penetração da água em diversas superfícies - como pisos, tetos, paredes, toldos, telhados

Existe uma grande variedade de produtos impermeabilizantes disponíveis atualmente, e isso pode acabar gerando algumas dúvidas na hora de escolher o produto mais adequado para a sua situação.

Para ajudá-lo nessa tarefa, no post de hoje, vamos apresentar os principais tipos de impermeabilizantes, bem como as suas características e especificações. Confira!

Por que a impermeabilização é importante?

A falta de impermeabilização pode causar diversos problemas e desconfortos, como pisos soltos, manchas e rachaduras nos tetos e paredes, problemas de saúde causados pela presença de mofo e fungos, oxidação de batentes e das estruturas de proteção e, em casos mais graves, pode comprometer a estabilidade e a segurança do imóvel.

Por isso, a impermeabilização deve ser tratada como uma etapa fundamental em toda a obra, recebendo um projeto específico para garantir o máximo de segurança e conforto para os moradores.

Quais são os principais tipos de impermeabilizantes?

Existem dois sistemas diferentes de impermeabilização: os rígidos e os flexíveis. E, para saber qual é melhor para o seu projeto, é preciso entender como funcionam.

  • Sistemas rígidos: Trata-se de produtos com aditivos químicos que podem ser adicionados a argamassas comuns ou ao concreto. Os impermeabilizantes rígidos não funcionam em conjunto com os elementos estruturais, portanto, não devem ser aplicados em superfícies sujeitas a grandes variações de temperatura. São mais indicados para locais que não sejam propensos à rachaduras e fissuras, como subsolos, piscinas enterradas e galerias;
  • Sistemas flexíveis: A impermeabilização flexível, geralmente, é feita com materiais compostos de elastômeros e polímeros. Podem ser pré-fabricadas (mantas) ou montadas diretamente no local (membranas). É ideal para locais sujeitos à variação de temperatura, como varandas, coberturas, terraços, pisos frios e lajes.

Sistemas de impermeabilização mais utilizados

Emulsão acrílica

A emulsão acrílica é composta por uma base de acrílica com elastômero que, quando combinados, formam uma espécie de membrana líquida.

É ideal para superfícies expostas e sujeitas ao contato direto com intempéries, como coberturas, lajes e paredes.

Argamassa polimérica

Composta por cimento, aditivos e polímeros, essa impermeabilização é indicada para áreas molhadas, como piscinas, decks, caixas d'água, rodapés ou subsolos.

Manta asfáltica

A manta asfáltica é produzida com material asfáltico modificado, podendo conter elastômeros, plastômeros ou polímeros em sua composição para garantir maior flexibilidade, resistência e durabilidade.

Ela pode ser estruturada a partir de diversos materiais, sendo os mais comuns: poliéster, fibra de vidro, polietileno e borracha. Cada um desses materiais possuem características próprias, podendo conferir à manta maior resistência, redução de ruídos, conforto térmico ou proteção UV.

Ideal para lajes planas ou inclinadas, piscinas, reservatórios e áreas frias.

Hidrofugante

Os hidrofugantes são compostos por aditivos incorporados à argamassa, resultando em um material que repele a água e pode ser aplicado diretamente em superfícies minerais.

São ideais para paredes expostas à chuva e superfícies porosas, como telhas, concreto e tijolos aparentes.

Agora que você conhece os principais tipos de impermeabilizantes, não perca mais tempo! Acesse o nosso site ou vá até a loja mais próxima e confira as soluções que nós temos para você!

   

Compre na C&C

Fita Autoadesiva para Vedação Multiuso 10cm com 10 Metros Fita Autoadesiva para Vedação Multiuso 10cm com 10 Metros
Manta Líquida Acrílica Vedapren Fast Branca 24kg Manta Líquida Acrílica Vedapren Fast Branca 24kg
Manta Asfáltica Impermeabilizante Vedamax Alumínio 3mm Rolo 10m² Manta Asfáltica Impermeabilizante Vedamax Alumínio 3mm Rolo 10m²

Produtos que você visitou