Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Conheça os diferentes tipos de argamassa e suas recomendações

Conheça os principais tipos de argamassa e saiba quando utilizá-las
                                   Conheça os diferentes tipos de argamassa e suas recomendações            
       

Presente em todas as fases da construção, a argamassa é um elemento extremamente versátil e indispensável em qualquer obra. Sua principal função é assentar tijolos, azulejos, blocos de cerâmica, granitos, revestimentos cerâmicos e porcelanatos, além de ser um excelente material para corrigir ondulações e nivelar paredes, tetos e pisos.

Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de argamassa, e cada um é mais recomendado para necessidades e situações específicas. Porém, com tantas opções disponíveis no mercado, escolher o produto mais adequado para a sua obra pode não ser uma tarefa simples.

E é por isso que, no post de hoje, vamos mostrar os diferentes tipos de argamassas, bem como suas recomendações de uso. Confira!

Argamassa cimentícia

Feita a partir de uma mistura de cimento, areia, cal e água, a argamassa cimentícia é o tipo mais comum, e pode ou não conter aditivos químicos, com propriedades de aderência e endurecimento.

Costuma ser muito utilizada no assentamento de blocos e tijolos em serviços de alvenaria.

Argamassa baritada

A argamassa baritada é composta por sulfato de bário de alto teor, areia, ligas de agregação e outros componentes naturais. Ela é amplamente utilizada em ambientes onde são feitos procedimentos radiológicos, como hospitais, clínicas odontológicas e laboratórios no geral. Isso porque sua composição cria uma blindagem que impede que a radiação atravesse os ambientes e afete as pessoas ao redor.

Argamassa polimérica

A argamassa polimérica é um material de base cimentícia, produzido industrialmente com aditivos, polímeros e minerais específicos que conferem ao produto características impermeabilizantes e com maior trabalhabilidade do que a argamassa convencional.

Argamassa colante

Também produzida industrialmente, a argamassa colante é composta de cimento, agregados minerais e aditivos químicos não tóxicos. Ao ser misturada com água, ela forma uma massa viscosa, plástica e aderente, que deve ser utilizada para assentar pisos e revestimentos no geral.

Dentro desse tipo de argamassa, existem diferentes classificações e cada uma possui uma finalidade específica. São elas:

AC-1: muito utilizada em projetos de interiores com acabamentos mais comuns, a argamassa AC-1 é indicada para ambientes internos e com pouco tráfego, podendo ser usada em áreas secas e úmidas.

AC-2: já a argamassa AC-2 é mais indicada para projetos externos e locais permanentemente molhados, como piscinas. Isso porque ela apresenta características de aderência muito resistentes à chuvas, ventos e cargas.

AC-3: a argamassa AC-3 é o tipo mais resistente de todos e destaca-se por sua capacidade de suportar altas tensões em revestimentos. É recomendada para utilização em revestimentos de fachadas, saunas, piscinas e locais com alto tráfego.

A C&C tem tudo para sua obra

Agora que você já conhece os principais tipos de argamassa e para que servem, acesse o nosso site e confira a seleção de produtos que temos para você!

   

Compre na C&C

Cimentcola Flexível Ac3 Branco 20kg Cimentcola Flexível Ac3 Branco 20kg
Impermeabilizante Tecplus Antiumidade Cinza 20kg Impermeabilizante Tecplus Antiumidade Cinza 20kg

Produtos que você visitou