Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Conheça as diferenças entre mármore e granito

Saiba qual material é o mais adequado para a sua obra
                                     Conheça as diferenças entre mármore e granito            

Tradicionais e elegantes, tanto o mármore quanto o granito são comumente utilizados em projetos de arquitetura, sobretudo para o revestimento de pisos e paredes ou acabamento de pias e bancadas. No entanto, por terem o uso e a aparência semelhantes, muitas pessoas acabam confundido esses dois materiais.

Mas apesar de ambos serem pedras naturais e apresentarem algumas semelhanças, cada um possui suas características particulares e proporcionam aspectos diferentes para os ambientes.

Para escolher o melhor material para a sua obra, é preciso conhecer as particularidades de cada pedra, bem como as principais vantagens e diferenças que elas oferecem.

Pensando nisso, preparamos esse post com diversas informações úteis para ajudá-lo no seu projeto. Confira!

Durabilidade

A principal diferença entre mármores e granitos — e também o que vai definir onde eles serão melhor aproveitados — está na durabilidade de cada um.

Por ser uma pedra mais dura e menos porosa, o granito apresenta maior durabilidade, podendo resistir ao sol, chuvas e outras variações climáticas por longos anos, além de suportar um tráfego intenso de pessoas sem sofrer grandes impactos na sua superfície.

Já os mármores são mais sensíveis e necessitam de um cuidado maior, sendo recomendado apenas para ambientes internos.

Aparência

O granito é uma rocha composta por diversos minerais, sendo os mais comuns: mica, quartzo e feldspato. Portanto, ele não se apresenta em cores, mas sim em tonalidades diferentes, dependendo de qual dos três está mais concentrado na pedra em questão. Ele pode ser encontrado em tons de branco, preto, marrom, azul e cinza.

É possível identificar os três minerais básicos a olho nu, pois, geralmente, apresentam uma boa cristalização, conferindo uma identidade única para a rocha.

Já o mármore possui uma forma mais sólida, com uma cor predominante e alguns veios — o que contribui para o seu visual diferenciado e elegante. Ele pode ser encontrado na cor branco-acinzentado, creme, marrom, preto e até em tons de verde e rosa em peças mais raras.

Aplicações

Como dito anteriormente, por ser uma pedra mais resistente o granito pode ser utilizado em diversos ambientes, em especial aqueles que estão expostos aos fenômenos naturais e recebem alto tráfego de pessoas. Também é ideal para pias e bancadas da cozinha, já que apresenta alta resistência a manchas e riscos, causados muitas vezes pelo derramamento de líquidos e uso de facas afiadas.

Já o mármore é mais apropriado para bancadas de banheiros e pisos para áreas com menos tráfego.

Também é possível utilizar o mármore na confecção de bancadas para cozinhas, se assim você desejar. Porém, nesse caso, é necessário aplicar um produto que sele os seus poros, aumentando, dessa forma, a sua resistência a arranhões e umidade.

Preço

Os granitos e mármores apresentam seu preço no mercado brasileiro de acordo com a sua disponibilidade; ou seja, a capacidade que o país tem de produzi-los.

Existe uma grande quantidade de granito a ser explorado em território nacional e, por isso, ele acaba apresentando um valor mais acessível. Enquanto o mármore não pode ser facilmente encontrado, o que justifica seu preço elevado.

Manutenção

Por mais que o granito seja menos poroso que o mármore, ambos apresentam essa característica e, dessa forma, acabam absorvendo líquidos que são derramados em sua superfície ao longo do tempo. Assim, é necessário recorrer a tratamentos como polimento e o uso de selantes para aumentar a resistência desses materiais.

No caso dos mármores, é recomendado realizar esse selamento duas vezes por ano, enquanto para o granito, a indicação é de uma vez a cada dois anos.

Agora que você já conhece as características de cada material, acesse o nosso site e garanta o melhor produto para sua obra!

   

Compre na C&C

Bancada de Mármore para Banheiro 60x44cm Travertino Bancada de Mármore para Banheiro 60x44cm Travertino

Produtos que você visitou