Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Como usar mosaicos na decoração?

Aprenda a utilizar mosaicos na decoração de ambientes
  Como usar mosaicos na decoração?

O mosaico é uma solução muito utilizada por pessoas que buscam inovar na decoração da casa, fugindo das opções tradicionais.

Sua mistura de cores e texturas combinam com qualquer estilo de decoração e podem ser aplicados em pisos, paredes e outras superfícies.

No post de hoje, a C&C vai mostrar tudo sobre essa técnica que promete deixar a sua casa ainda mais bonita.

O que é um mosaico?

Antes de aderir a essa tendência é preciso entender o que é e como são produzidos, confira!

O mosaico é um trabalho artesanal produzido a partir da junção de pequenas peças coloridas sobre uma superfície. O objetivo dessa arte é formar desenhos, escritas e figuras que ganham destaque visual na decoração do ambiente.

Sua produção é feita a partir de diversos materiais — que são cortados em pedaços bem pequenos — como pastilhas de vidro, espelhos, tijolos, cerâmicas, azulejos, ladrilhos, etc.

Os formatos mais comuns são quadrados, mas também é possível encontrar opções redondas e retangulares, em texturas, cores e relevos variados.

Em que ambientes eu posso aplicá-lo?

Geralmente, os mosaicos são mais utilizados em pisos e paredes de banheiros e cozinhas, mas também podem ser integrados na decoração de diversos ambientes, como a área de serviço, varanda, sala e jardim.

Além disso, também pode ser aplicado em móveis, bancadas e porta-retratos, criando um detalhe decorativo a mais.

Aprenda a usar mosaicos na decoração

Essa técnica — que foi criada pela civilização grega há milênios — é muito utilizada na decoração de ambientes devido a sua capacidade de produzir efeitos visuais únicos.

Sua fácil aplicação também é uma grande vantagem dessa arte e qualquer pessoa que tenha alguma habilidade e criatividade pode executá-la.

No entanto, se você nunca realizou trabalhos semelhantes, é recomendável contar com a ajuda de um profissional.

Um dos pontos mais atrativos dessa técnica é a capacidade de criar contrastes visuais que se destacam em qualquer decoração, dando uma cara completamente nova ao cômodo.

Mas é importante tomar muito cuidado com os excessos para que a decoração não fique carregada e com o visual pesado.

Por exemplo, para ambientes onde as cores neutras prevalecem, o ideal é apostar em mosaicos bem coloridos, a fim de quebrar a monotonia do local. Mas, se o cômodo possuir muitos detalhes chamativos, prefira cores mais neutras e desenhos discretos.

E se a sua intenção for utilizar dois tipos de mosaicos em um mesmo cômodo, então a dica é optar pela mesma paleta de cores e por desenhos que conversem entre si.

Dicas para não errar na escolha do mosaico

  • Caso você não seja o executor da arte, é preciso repassar cada detalhe da sua ideia para o profissional que irá executá-la, a fim de obter o resultado mais próximo do que você deseja;
  • É preciso escolher o material que irá compor o seu mosaico de acordo com local de aplicação. Por exemplo, para as paredes, os fragmentos de vidros e espelhos caem muito bem, mas não são indicados para aplicações no chão. Portanto, pesquise, tire as suas dúvidas e peça indicações;
  • Se você não está totalmente certo do desenho ou efeito que deseja formar, a dica é pesquisar muito e buscar referências em outros trabalhos e imagens. Inspire-se e crie um visual único e que combine com o seu estilo de decoração;
  • Se você está buscando uma solução rápida e sem sujeiras para adquirir um mosaico, uma boa opção é procurar por lojas que vendem mosaicos prontos. Dessa forma é só aguardar a peça chegar na sua casa e aplicá-la no local desejado.

Agora que você já sabe os motivos para adquirir um mosaico na sua casa, acesse o nosso site e encontre os melhores materiais para você. Tudo o que você quer, a C&C tem!

Compre na C&C

Faixa para Piscina Esmalte Azul 15x15cm Faixa para Piscina Esmalte Azul 15x15cm

Produtos que você visitou